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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

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como trocar as pontas de eixo trazeiros

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como trocar as pontas de eixo trazeiros

Mensagem por Leo´s Car em Qua 3 Jul - 4:00:24

a minha caravan 77 esta com o eixo delocado para direita ...mas nao é a barra panhard,e nem outra peça q esta torta ..mas sim as pontas de eixo foi envertida,,p
pq a ponta de eixo direita tem uma medida diferente da esquerda...
poden ver q o diferencial nao é centralizado ,e sim um lado diferento do outro..e na hora de montaren as pontas de eixo enverteran ...poi ai a questao

alguen ai ja trocou a ponta de eixo e poderia me ajudar passo a passo


obrigado rapaziada
estou aprendendo muito com essas aula com vcs

vcs fazen desse topico uma familia e um dos melhores q ja vi abraços
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Re: como trocar as pontas de eixo trazeiros

Mensagem por opala4cc em Qua 30 Out - 1:31:48

Leo´s Car escreveu:a minha caravan 77 esta com o eixo delocado para direita ...mas nao é a barra panhard,e nem outra peça q esta torta ..mas sim as pontas de eixo foi envertida,,p
pq a ponta de eixo direita tem uma medida diferente da esquerda...
poden ver q o diferencial nao é centralizado ,e sim um lado diferento do outro..e na hora de montaren as pontas de eixo enverteran ...poi ai a questao

alguen ai ja trocou a ponta de eixo e poderia me ajudar passo a passo


obrigado rapaziada
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vcs fazen desse topico uma familia e um dos melhores q ja vi abraços
Se o diferencial for braseixos, tem uma trava em forma de meia-lua em cada lado, denro da bolota do diferencial. Tirando a trava e as capas de mancal, saem as pontas de eixo. Mas é melhor você mandar mecânico fazer isso, pois existem calços nessa traquitana e eles precisam ser colocados na medida certa.
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gilmareu
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Re: como trocar as pontas de eixo trazeiros

Mensagem por gilmareu em Seg 8 Jan - 12:38:22

opala4cc escreveu:
Leo´s Car escreveu:a minha caravan 77 esta com o eixo delocado para direita ...mas nao é a barra panhard,e nem outra peça q esta torta ..mas sim as pontas de eixo foi envertida,,p
pq a ponta de eixo direita tem uma medida diferente da esquerda...
poden ver q o diferencial nao é centralizado ,e sim um lado diferento do outro..e na hora de montaren as pontas de eixo enverteran ...poi ai a questao

alguen ai ja trocou a ponta de eixo e poderia me ajudar passo a passo


obrigado rapaziada
estou aprendendo muito com essas aula com vcs

vcs fazen desse topico uma familia e um dos melhores q ja vi abraços
Se o diferencial for braseixos, tem uma trava em forma de meia-lua em cada lado, denro da bolota do diferencial. Tirando a trava e as capas de mancal, saem as pontas de eixo. Mas é melhor você mandar mecânico fazer isso, pois existem calços nessa traquitana e eles precisam ser colocados na medida certa.

Olá, o meu está assim, coloquei um pneu 235/60 e do lado esquerdo está pegando do lado de fora do para lama com o lado externo da roda.
Do lado direito está pegando bem pouco, por dentro do para-lama, o lado interno da roda.

Como as pontas de eixo são 71cm e 73cm, esquerda e direita, se inverter acho que dá nisso.
Da direita de 73cm na esquerda, desloca a roda pra fora e pega o externo do pneu e o contrário,
da esquerda 71cm na direita, desloca a roda pra dentro e pega interno.

Porém não sei onde medir para saber se estão erradas mesmo, sem desmontar?
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Re: como trocar as pontas de eixo trazeiros

Mensagem por opala4cc em Seg 8 Jan - 17:14:44

gilmareu escreveu:
opala4cc escreveu:
Se o diferencial for braseixos, tem uma trava em forma de meia-lua em cada lado, denro da bolota do diferencial. Tirando a trava e as capas de mancal, saem as pontas de eixo. Mas é melhor você mandar mecânico fazer isso, pois existem calços nessa traquitana e eles precisam ser colocados na medida certa.

Olá, o meu está assim, coloquei um pneu 235/60 e do lado esquerdo está pegando do lado de fora do para lama com o lado externo da roda.
Do lado direito está pegando bem pouco, por dentro do para-lama, o lado interno da roda.

Como as pontas de eixo são 71cm e 73cm, esquerda e direita, se inverter acho que dá nisso.
Da direita de 73cm na esquerda, desloca a roda pra fora e pega o externo do pneu e o contrário,
da esquerda 71cm na direita, desloca a roda pra dentro e pega interno.

Porém não sei onde medir para saber se estão erradas mesmo, sem desmontar?

Eu não me lembro se existe marcação no flange na ponta de cada eixo, indicando o lado de cada ponta ou o número GMB de cada peça. Mas isso deve estar escrito em baixo relevo em algum lugar das pontas de eixo. Se for braseixos de 1974 a 1992, lado esquerdo (711mm), GMB 09297669. Lado direito (730mm), GMB 09297670. O problema é que pode estar escrito em alguma parte que quando montada no diferencial, fique escondida lá dentro. O jeito é como você disse, experimentar permutar de lado as pontas de eixo, mas eu não tentaria. Você terá que acertar os calços de novo e se não acertá-los o diferencial pode começar a roncar.
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Re: como trocar as pontas de eixo trazeiros

Mensagem por gilmareu em Ter 9 Jan - 11:48:10

opala4cc escreveu:
gilmareu escreveu:

Olá, o meu está assim, coloquei um pneu 235/60 e do lado esquerdo está pegando do lado de fora do para lama com o lado externo da roda.
Do lado direito está pegando bem pouco, por dentro do para-lama, o lado interno da roda.

Como as pontas de eixo são 71cm e 73cm, esquerda e direita, se inverter acho que dá nisso.
Da direita de 73cm na esquerda, desloca a roda pra fora e pega o externo do pneu e o contrário,
da esquerda 71cm na direita, desloca a roda pra dentro e pega interno.

Porém não sei onde medir para saber se estão erradas mesmo, sem desmontar?

Eu não me lembro se existe marcação no flange na ponta de cada eixo, indicando o lado de cada ponta ou o número GMB de cada peça. Mas isso deve estar escrito em baixo relevo em algum lugar das pontas de eixo. Se for braseixos de 1974 a 1992, lado esquerdo (711mm), GMB 09297669. Lado direito (730mm), GMB 09297670. O problema é que pode estar escrito em alguma parte que quando montada no diferencial, fique escondida lá dentro. O jeito é como você disse, experimentar permutar de lado as pontas de eixo, mas eu não tentaria. Você terá que acertar os calços de novo e se não acertá-los o diferencial pode começar a roncar.

Eu vou ver se acho a inscrição em algum lugar, mas mesmo eu não sendo mecânico, teria que ser muito pica-pau para montar trocado, todas as peças da esquerda são mais curtas, medi os canos (não sei o nome correto) da foto e elas são uns 2 cm mais curtas. Se encaixar um eixo maior lá dentro, deve dar boa diferença.

Outra coisa que vi da barra Panhard, é que quanto mais baixo o carro, mais ele empurra o eixo para a esquerda, quanto mais alto, mais para a direita.
Acho que não tenho como subir mais a minha suspensão traseira, creio que ela esteja num tamanho normal....





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Re: como trocar as pontas de eixo trazeiros

Mensagem por Pedrão B. em Ter 9 Jan - 17:44:24

Moçada, do rolamento até a flange da roda as medidas são iguais.
Não faz diferença na bitola total do eixo montar as pontas invertidas.
E se fosse feito isso, nem a trava ia dar pra colocar.
Investiguem isso melhor que o problema é outro!
A panhard pode estar torta, fazendo desalinhar o eixo.

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Re: como trocar as pontas de eixo trazeiros

Mensagem por opala4cc em Ter 9 Jan - 18:12:52

Pedrão B. escreveu:Moçada, do rolamento até a flange da roda as medidas são iguais.
Não faz diferença na bitola total do eixo montar as pontas invertidas.
E se fosse feito isso, nem a trava ia dar pra colocar.
Investiguem isso melhor que o problema é outro!
A panhard pode estar torta, fazendo desalinhar o eixo.

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Pois é, mas pela foto a panhard dele não parece torta... e a altura do carro parece normal pra mim.
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Re: como trocar as pontas de eixo trazeiros

Mensagem por gilmareu em Qua 10 Jan - 5:55:19

opala4cc escreveu:
Pedrão B. escreveu:Moçada, do rolamento até a flange da roda as medidas são iguais.
Não faz diferença na bitola total do eixo montar as pontas invertidas.
E se fosse feito isso, nem a trava ia dar pra colocar.
Investiguem isso melhor que o problema é outro!
A panhard pode estar torta, fazendo desalinhar o eixo.

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Pois é, mas pela foto a panhard dele não parece torta... e a altura do carro parece normal pra mim.

Pois é, pelo que eu vi à noite lá na garagem com a lanterna e tirei a foto acima, estes canos que saem do diferencial que vai o semieixo dentro são diferentes, do lado esquerdo tem 51cm e do direito 53cm e eles tem suportes que vão no tensor que vão na carroceria. Tô pensando que se fosse colocar as pontas invertidas ia sobrar demais de um lado e faltar no outro e as peças do freio não iam dar certo, imagino eu.
No final de semana de dia, vou tirar a roda e a panela do freio para ver.
Na internet eu vi que tem uns números na ponta do eixo quando é original braseixos lá na onde fixa a panela, vou ver se eles batem com os do meu carro.

Agora fiquei encafifado, o que eu sei é que o carro tomou uma batida com o antigo dono ali naquela lateral, mas será que foi só funilaria mal-feita ou será que o antigo dono substituiu a ponta de eixo pela errada tb? Mas se fosse só isso, pq então pega um pouco no lado interno do pneu do lado direito.

Sei que fiquei chateado, deu uma bela desgastada na lateral do meu hankook 235/60 de letras brancas Sad



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Re: como trocar as pontas de eixo trazeiros

Mensagem por Pedrão B. em Qua 10 Jan - 8:59:33

gilmareu escreveu:
opala4cc escreveu:

Pois é, mas pela foto a panhard dele não parece torta... e a altura do carro parece normal pra mim.

Pois é, pelo que eu vi à noite lá na garagem com a lanterna e tirei a foto acima, estes canos que saem do diferencial que vai o semieixo dentro são diferentes, do lado esquerdo tem 51cm e do direito 53cm e eles tem suportes que vão no tensor que vão na carroceria. Tô pensando que se fosse colocar as pontas invertidas ia sobrar demais de um lado e faltar no outro e as peças do freio não iam dar certo, imagino eu.
No final de semana de dia, vou tirar a roda e a panela do freio para ver.
Na internet eu vi que tem uns números na ponta do eixo quando é original braseixos lá na onde fixa a panela, vou ver se eles batem com os do meu carro.

Agora fiquei encafifado, o que eu sei é que o carro tomou uma batida com o antigo dono ali naquela lateral, mas será que foi só funilaria mal-feita ou será que o antigo dono substituiu a ponta de eixo pela errada tb? Mas se fosse só isso, pq então pega um pouco no lado interno do pneu do lado direito.

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Leve em um local que faz alinhamento e peça pra conferirem a geometria pra ver se tem realmente um desalinhamento.
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Re: como trocar as pontas de eixo trazeiros

Mensagem por opala4cc em Qua 10 Jan - 9:45:17

gilmareu escreveu:
opala4cc escreveu:

Pois é, mas pela foto a panhard dele não parece torta... e a altura do carro parece normal pra mim.

Pois é, pelo que eu vi à noite lá na garagem com a lanterna e tirei a foto acima, estes canos que saem do diferencial que vai o semieixo dentro são diferentes, do lado esquerdo tem 51cm e do direito 53cm e eles tem suportes que vão no tensor que vão na carroceria. Tô pensando que se fosse colocar as pontas invertidas ia sobrar demais de um lado e faltar no outro e as peças do freio não iam dar certo, imagino eu.
No final de semana de dia, vou tirar a roda e a panela do freio para ver.
Na internet eu vi que tem uns números na ponta do eixo quando é original braseixos lá na onde fixa a panela, vou ver se eles batem com os do meu carro.

Agora fiquei encafifado, o que eu sei é que o carro tomou uma batida com o antigo dono ali naquela lateral, mas será que foi só funilaria mal-feita ou será que o antigo dono substituiu a ponta de eixo pela errada tb? Mas se fosse só isso, pq então pega um pouco no lado interno do pneu do lado direito.

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Você já olhou as buchas dos braços inferiores da suspensão traseira? Já olhou se estão perfeita e corretamente colocadas e se estão em bom estado?
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Re: como trocar as pontas de eixo trazeiros

Mensagem por gilmareu em Sex 12 Jan - 6:32:53

opala4cc escreveu:
gilmareu escreveu:

Pois é, pelo que eu vi à noite lá na garagem com a lanterna e tirei a foto acima, estes canos que saem do diferencial que vai o semieixo dentro são diferentes, do lado esquerdo tem 51cm e do direito 53cm e eles tem suportes que vão no tensor que vão na carroceria. Tô pensando que se fosse colocar as pontas invertidas ia sobrar demais de um lado e faltar no outro e as peças do freio não iam dar certo, imagino eu.
No final de semana de dia, vou tirar a roda e a panela do freio para ver.
Na internet eu vi que tem uns números na ponta do eixo quando é original braseixos lá na onde fixa a panela, vou ver se eles batem com os do meu carro.

Agora fiquei encafifado, o que eu sei é que o carro tomou uma batida com o antigo dono ali naquela lateral, mas será que foi só funilaria mal-feita ou será que o antigo dono substituiu a ponta de eixo pela errada tb? Mas se fosse só isso, pq então pega um pouco no lado interno do pneu do lado direito.

Sei que fiquei chateado, deu uma bela desgastada na lateral do meu hankook 235/60 de letras brancas Sad




Você já olhou as buchas dos braços inferiores da suspensão traseira? Já olhou se estão perfeita e corretamente colocadas e se estão em bom estado?

Pois é, olhei e vi pelo menos duas buchas bem estouradas, uma do braço tensor do lado esquerdo e outra da bandeja inferior, a bucha grande também.

Mas acho que na hora de começar a desmontar deva aparecer mais surpresas...

Já comprei na internet as buchas da axios para as duas bandejas inferiores e comprei os braços tensores da cofap pq era mais barato que comprar as buchas. Gastei 350,00 em buchas. Aí para economizar uma grana vou eu mesmo desmontar tudo, mas talvez leve para algum centro automotivo para alguém embuchar as bandejas para mim.

Lista de compras, buchas tudo axios, comprado no site Canal da Peça, peguei tudo do mesmo vendedor para pagar um frete só:


Produto Código Quantidade Valor unitário Valor total
Bucha da Barra Estabilizadora do Eixo Traseiro - Monroe Axios - 041.0205 - Unitário 041.0205 1 R$ 11,38 R$ 11,38
Bucha Traseira da Bandeja Traseira - Monroe Axios - 011.0203 - Unitário 011.0203 2 R$ 66,22 R$ 132,44
Bucha da Bandeja da Suspensão Traseira - Monroe Axios - 011.1609 - Unitário 011.1609 2 R$ 28,42 R$ 56,84
Bucha da Barra Estabilizadora do Eixo Traseiro - Monroe Axios - 012.0208 - Unitário 012.0208 1 R$ 14,77 R$ 14,77
Subtotal R$ 215,43
Frete R$ 19,90
Total R$ 235,33

Mais os dois tensores da cofap de 107,00 que comprei no ML:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-942257381-braco-tensor-traseiro-opala-caravan-com-bucha-_JM

tudo deu 342,33 mais a mão de obra para embuchar se eu não conseguir fazer em casa.

olha como está uma das buchas do tensor:


Aí resolvido isso vamos ver como vão ficar as rodas, se ainda pegarem aí vou conferir a geometria
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Re: como trocar as pontas de eixo trazeiros

Mensagem por opala4cc em Sex 12 Jan - 9:22:48

gilmareu escreveu:
opala4cc escreveu:

Você já olhou as buchas dos braços inferiores da suspensão traseira? Já olhou se estão perfeita e corretamente colocadas e se estão em bom estado?

Pois é, olhei e vi pelo menos duas buchas bem estouradas, uma do braço tensor do lado esquerdo e outra da bandeja inferior, a bucha grande também.

Mas acho que na hora de começar a desmontar deva aparecer mais surpresas...

Já comprei na internet as buchas da axios para as duas bandejas inferiores e comprei os braços tensores da cofap pq era mais barato que comprar as buchas. Gastei 350,00 em buchas. Aí para economizar uma grana vou eu mesmo desmontar tudo, mas talvez leve para algum centro automotivo para alguém embuchar as bandejas para mim.

Lista de compras, buchas tudo axios, comprado no site Canal da Peça, peguei tudo do mesmo vendedor para pagar um frete só:


Produto Código Quantidade Valor unitário Valor total
Bucha da Barra Estabilizadora do Eixo Traseiro - Monroe Axios - 041.0205 - Unitário 041.0205 1 R$ 11,38 R$ 11,38
Bucha Traseira da Bandeja Traseira - Monroe Axios - 011.0203 - Unitário 011.0203 2 R$ 66,22 R$ 132,44
Bucha da Bandeja da Suspensão Traseira - Monroe Axios - 011.1609 - Unitário 011.1609 2 R$ 28,42 R$ 56,84
Bucha da Barra Estabilizadora do Eixo Traseiro - Monroe Axios - 012.0208 - Unitário 012.0208 1 R$ 14,77 R$ 14,77
Subtotal R$ 215,43
Frete R$ 19,90
Total R$ 235,33

Mais os dois tensores da cofap de 107,00 que comprei no ML:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-942257381-braco-tensor-traseiro-opala-caravan-com-bucha-_JM

tudo deu 342,33 mais a mão de obra para embuchar se eu não conseguir fazer em casa.

olha como está uma das buchas do tensor:


Aí resolvido isso vamos ver como vão ficar as rodas, se ainda pegarem aí vou conferir a geometria

Mas com as buchas nesse estado... aí fica difícil. Até as buchas da barra panhard podem estar comprometidas!
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Re: como trocar as pontas de eixo trazeiros

Mensagem por gilmareu em Seg 29 Jan - 6:16:19

Realmente as buchas da panhard estavam lastimáveis, as buchas da barra estabilizadora estavam desfarelando, as buchas da bandeja da frente, as pequenas, tinha um lado que estava quebrada.
As únicas boas eram as buchas grandes da bandeja que eu deixei no carro, pois aí eu precisaria de um sacador.

Enfim, feito tudo isso, o eixo até veio alguma coisa sim, na roda direita que pegava por dentro, tem espaço agora e não pega mais. Na roda esquerda, ainda pega quando está carregado, tipo 4 pessoas e porta malas cheio.
E o carro fico muito gostoso, pois as borrachas dos batentes do amortecedor estavam destruídas, aproveitem e troquei também.

Mas voltando aos meus pneus 235...
Aí acho que tem mais um problema, existe uma funilaria feita no lado esquerdo, acho eu que mal feita.

Vou ver duas coisas, tentar alargar este paralama, vi uns vídeos no youtube gringo, título "rolling a fender" e consultar a geometria do carro. Vou devagar e sempre, uma hora chego lá, rs...

Vi também no Mercado Livre, barra panhard regulável, não sei se alguém já instalou?
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-874923628-barra-panhard-opala-com-buchas-em-pu-amarelo-com-regulagem-_JM
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Re: como trocar as pontas de eixo trazeiros

Mensagem por opala4cc em Seg 29 Jan - 8:20:18

gilmareu escreveu:Realmente as buchas da panhard estavam lastimáveis, as buchas da barra estabilizadora estavam desfarelando, as buchas da bandeja da frente, as pequenas, tinha um lado que estava quebrada.
As únicas boas eram as buchas grandes da bandeja que eu deixei no carro, pois aí eu precisaria de um sacador.

Enfim, feito tudo isso, o eixo até veio alguma coisa sim, na roda direita que pegava por dentro, tem espaço agora e não pega mais. Na roda esquerda, ainda pega quando está carregado, tipo 4 pessoas e porta malas cheio.
E o carro fico muito gostoso, pois as borrachas dos batentes do amortecedor estavam destruídas, aproveitem e troquei também.

Mas voltando aos meus pneus 235...
Aí acho que tem mais um problema, existe uma funilaria feita no lado esquerdo, acho eu que mal feita.

Vou ver duas coisas, tentar alargar este paralama, vi uns vídeos no youtube gringo, título "rolling a fender" e consultar a geometria do carro. Vou devagar e sempre, uma hora chego lá, rs...

Vi também no Mercado Livre, barra panhard regulável, não sei se alguém já instalou?
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-874923628-barra-panhard-opala-com-buchas-em-pu-amarelo-com-regulagem-_JM

Não gaste dinheiro com essa barra panhard regulável apenas para se livrar de um problema que tem origem em outro lugar. Melhor deixar essa panhard regulável para último dos últimos casos, na hipótese de você decidir jogar a toalha para se livrar do problema do pneu raspando, após ter descartado todos os problemas de manutenção, inclusive a provável funilaria mal feita. É a minha opinião.
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Re: como trocar as pontas de eixo trazeiros

Mensagem por gilmareu em Qua 14 Fev - 6:51:51

opala4cc escreveu:
gilmareu escreveu:Realmente as buchas da panhard estavam lastimáveis, as buchas da barra estabilizadora estavam desfarelando, as buchas da bandeja da frente, as pequenas, tinha um lado que estava quebrada.
As únicas boas eram as buchas grandes da bandeja que eu deixei no carro, pois aí eu precisaria de um sacador.

Enfim, feito tudo isso, o eixo até veio alguma coisa sim, na roda direita que pegava por dentro, tem espaço agora e não pega mais. Na roda esquerda, ainda pega quando está carregado, tipo 4 pessoas e porta malas cheio.
E o carro fico muito gostoso, pois as borrachas dos batentes do amortecedor estavam destruídas, aproveitem e troquei também.

Mas voltando aos meus pneus 235...
Aí acho que tem mais um problema, existe uma funilaria feita no lado esquerdo, acho eu que mal feita.

Vou ver duas coisas, tentar alargar este paralama, vi uns vídeos no youtube gringo, título "rolling a fender" e consultar a geometria do carro. Vou devagar e sempre, uma hora chego lá, rs...

Vi também no Mercado Livre, barra panhard regulável, não sei se alguém já instalou?
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-874923628-barra-panhard-opala-com-buchas-em-pu-amarelo-com-regulagem-_JM

Não gaste dinheiro com essa barra panhard regulável apenas para se livrar de um problema que tem origem em outro lugar. Melhor deixar essa panhard regulável para último dos últimos casos, na hipótese de você decidir jogar a toalha para se livrar do problema do pneu raspando, após ter descartado todos os problemas de manutenção, inclusive a provável funilaria mal feita. É a minha opinião.

Depois de tanto trabalhar e nada adiantar em relação ao desalinhamento das rodas, olhando com mais atenção na suspensão traseira, descobri em definitivo o problema, só não sei como resolver.
É o suporte da Panhard que está desalinhado, inclusive tem umas marcas de marretadas nele, mas duvido que ele tenha se mexido na paulada que deram.




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Re: como trocar as pontas de eixo trazeiros

Mensagem por opala4cc em Qua 14 Fev - 8:22:16

gilmareu escreveu:
opala4cc escreveu:

Não gaste dinheiro com essa barra panhard regulável apenas para se livrar de um problema que tem origem em outro lugar. Melhor deixar essa panhard regulável para último dos últimos casos, na hipótese de você decidir jogar a toalha para se livrar do problema do pneu raspando, após ter descartado todos os problemas de manutenção, inclusive a provável funilaria mal feita. É a minha opinião.

Depois de tanto trabalhar e nada adiantar em relação ao desalinhamento das rodas, olhando com mais atenção na suspensão traseira, descobri em definitivo o problema, só não sei como resolver.
É o suporte da Panhard que está desalinhado, inclusive tem umas marcas de marretadas nele, mas duvido que ele tenha se mexido na paulada que deram.





Então é da colisão lateral que ele sofreu.
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Re: como trocar as pontas de eixo trazeiros

Mensagem por gilmareu em Seg 5 Mar - 8:38:58

opala4cc escreveu:
gilmareu escreveu:

Depois de tanto trabalhar e nada adiantar em relação ao desalinhamento das rodas, olhando com mais atenção na suspensão traseira, descobri em definitivo o problema, só não sei como resolver.
É o suporte da Panhard que está desalinhado, inclusive tem umas marcas de marretadas nele, mas duvido que ele tenha se mexido na paulada que deram.





Então é da colisão lateral que ele sofreu.

Estou meio sem tempo de mexer na suspensão estes tempos, tirei férias e viajei (não de opalão) e só consigo mexer nele de sábado, porque ele está na minha mãe que é longe e com problema na linha de combustível que eu tb estou mexendo.

Mas voltando a este problema, eu medi de pneu até a caixa de roda, de um lado dá 28,5cm e do outro 24cm, ou seja são +-5cm de diferença. Quanto ao suporte que está desalinhado, conforme a foto acima, não é tudo isso.
Se eu comparar o suporte com o pneu e a roda, no máximo ele está uns 2 cm torto para a esquerda.

Aí estou pensando o seguinte, mesmo que eu mexa na funilaria do carro e meta ele num ciborgue, não vai chegar no quanto eu preciso, por isso esgotando todas as possibilidades, acho que vou partir para uma panhard regulável.

Vi uns vídeos de jipeiros no youtube que é comum eles fazerem isso. No caso deles eles procuram aumentar a barra, pq colocam aqueles rodões e levantam a supensão, no meu caso seria para diminuir.



Minha dúvida, estou pensando em tirar uns 10cm ou 12 cm de barra e nao sei se solda de serralheiro seguraria bem?

Será que alguém já fez isso com Opala... Não estou a fim de pagar 400,00 numa panhard regulável no ML.

https://www.youtube.com/watch?v=3fhzA2hreSU
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Re: como trocar as pontas de eixo trazeiros

Mensagem por opala4cc em Seg 5 Mar - 13:13:08

gilmareu escreveu:
opala4cc escreveu:

Então é da colisão lateral que ele sofreu.

Estou meio sem tempo de mexer na suspensão estes tempos, tirei férias e viajei (não de opalão) e só consigo mexer nele de sábado, porque ele está na minha mãe que é longe e com problema na linha de combustível que eu tb estou mexendo.

Mas voltando a este problema, eu medi de pneu até a caixa de roda, de um lado dá 28,5cm e do outro 24cm, ou seja são +-5cm de diferença. Quanto ao suporte que está desalinhado, conforme a foto acima, não é tudo isso.
Se eu comparar o suporte com o pneu e a roda, no máximo ele está uns 2 cm torto para a esquerda.

Aí estou pensando o seguinte, mesmo que eu mexa na funilaria do carro e meta ele num ciborgue, não vai chegar no quanto eu preciso, por isso esgotando todas as possibilidades, acho que vou partir para uma panhard regulável.

Vi uns vídeos de jipeiros no youtube que é comum eles fazerem isso. No caso deles eles procuram aumentar a barra, pq colocam aqueles rodões e levantam a supensão, no meu caso seria para diminuir.



Minha dúvida, estou pensando em tirar uns 10cm ou 12 cm de barra e nao sei se solda de serralheiro seguraria bem?

Será que alguém já fez isso com Opala... Não estou a fim de pagar 400,00 numa panhard regulável no ML.

https://www.youtube.com/watch?v=3fhzA2hreSU

"Solda de serralheiro", você se refere à solda elétrica com eletrodo rutílico 6013, né? Dá pra fazer, desde que o soldador seja qualificado, ou seja, não seja um serralheiro. Eu não recomendo e acho que a panhard regulável dá mais segurança, viu? E R$400,00 vale a pena. Quando você consertar o problema do carro, volta a panhard original e vende essa regulável.
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Re: como trocar as pontas de eixo trazeiros

Mensagem por gilmareu em Sex 9 Mar - 7:26:27

opala4cc escreveu:
gilmareu escreveu:

Estou meio sem tempo de mexer na suspensão estes tempos, tirei férias e viajei (não de opalão) e só consigo mexer nele de sábado, porque ele está na minha mãe que é longe e com problema na linha de combustível que eu tb estou mexendo.

Mas voltando a este problema, eu medi de pneu até a caixa de roda, de um lado dá 28,5cm e do outro 24cm, ou seja são +-5cm de diferença. Quanto ao suporte que está desalinhado, conforme a foto acima, não é tudo isso.
Se eu comparar o suporte com o pneu e a roda, no máximo ele está uns 2 cm torto para a esquerda.

Aí estou pensando o seguinte, mesmo que eu mexa na funilaria do carro e meta ele num ciborgue, não vai chegar no quanto eu preciso, por isso esgotando todas as possibilidades, acho que vou partir para uma panhard regulável.

Vi uns vídeos de jipeiros no youtube que é comum eles fazerem isso. No caso deles eles procuram aumentar a barra, pq colocam aqueles rodões e levantam a supensão, no meu caso seria para diminuir.



Minha dúvida, estou pensando em tirar uns 10cm ou 12 cm de barra e nao sei se solda de serralheiro seguraria bem?

Será que alguém já fez isso com Opala... Não estou a fim de pagar 400,00 numa panhard regulável no ML.

https://www.youtube.com/watch?v=3fhzA2hreSU

"Solda de serralheiro", você se refere à solda elétrica com eletrodo rutílico 6013, né? Dá pra fazer, desde que o soldador seja qualificado, ou seja, não seja um serralheiro. Eu não recomendo e acho que a panhard regulável dá mais segurança, viu? E R$400,00 vale a pena. Quando você consertar o problema do carro, volta a panhard original e vende essa regulável.

Neste sábadão vou ver se resolvo a questão da linha de combustível, se ficar bom, vou levar no cara que soldou as longarinas do meu carro lá em Guarulhos há alguns anos atrás. Chama-se Manocar e ver quanto ele cobra para alinhar este suporte. Se for mais de 400,00 aí eu compro a barra por enquanto. Na vdd consegui até um descontinho, o cara me faz por 350,00 na barra. Legal que fiz a suspensão estes dias e pintei tudo com spray preto, inclusive o tanque porque mexi na linha de combustível também, daí com esta barra regulável vai ficar bem estiloso e tudo com aparência de novo!
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Re: como trocar as pontas de eixo trazeiros

Mensagem por omalvadeza em Sex 9 Mar - 8:08:36

Sem querer jogar mosca na sua sopa, mas antes de gastar ou fazer algo difícil (e custoso) pra reverter, converse com alguém que entende de suspensão/alinhamento e exponha seu projeto.

Questione se vai afetar a posição dos tensores, das bandejas, se as buchas trabalharão desalinhadas e se vai afetar o alinhamento no geral. Como dizem seguro morreu de "véio".

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Re: como trocar as pontas de eixo trazeiros

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