Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Preparando um 4cc turbo injetado.
Hoje à(s) 0:27:54 por JPIERREMAROMBA

» Qual Escolha?
Ontem à(s) 23:15:57 por Rubão6cc

» vendo opala comodoro coupe 84
Ontem à(s) 20:59:05 por adriano fossatti

» [DÚVIDA] Pedal do acelerador
Ontem à(s) 20:18:53 por Marcos Adriano

» Receita para injetar um 6cc.
Ontem à(s) 18:24:12 por Eduardo Cruz

» Diplomata SE 1989 6 cilindros
Ontem à(s) 18:12:27 por Marlon Jassanan

» opala 4cc turbo
Ontem à(s) 17:55:21 por JPIERREMAROMBA

» Diplomata Cupê 88 Château com 7 mil km
Ontem à(s) 15:50:50 por REI V8

» Vamos botar uma placa preta nesse Opala?
Ontem à(s) 14:40:07 por Paulo Corso

Quem está conectado

19 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 17 Visitantes :: 2 Motores de busca

Klimpel, Mau_Glad

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17470)

tabarbosa (16851)

BANDIT (13573)

Xann (10395)

Rubão6cc (10210)

j ricardo (9352)

Jean Bida (9311)

Eduardo SSa (8678)

raphaelcaronti (8520)

100 (7771)

Troca amortecedor traseiro Opala 6cil

Compartilhe
chevy250
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 184
Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
Cilindros : 6 cil

Troca amortecedor traseiro Opala 6cil

Mensagem por chevy250 em Seg 12 Dez - 13:06:16

Olá,

Vi em outros posts que é tranquilo trocar os amortecedores traseiros do Opala.
Fiquei com algumas duvidas. Se alguem puder comentar.

1) O local de acesso por dentro do porta-malas tem uma tampinha de borracha. É só puxá-la para acessar a fixação do amortecedor?

2) Vi que falaram em trocar com o carro no chão e ainda até por uns pesos no porta-malas. Não seria melhor levantar o carro para trocar os amortecedores? Soltar primeiro por dentro do port-malas e depois por baixo retirar o amortecedor.

Obrigado!
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4006
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6

Re: Troca amortecedor traseiro Opala 6cil

Mensagem por Marcos Adriano em Seg 12 Dez - 16:20:39

1 - sim é só tirar a borrachinha la.....vai ter uma porca q prende ele na lata e na ponta dele tem um entalhe de fenda pra vc travar a haste do amortecedor pra ela nao girar junto com a porca.

2 - nunka troquei com eles no chao.....sempre no elevador...achei moleza!
LucasPiologo
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 925
Modelo do carro : Diplomata SE 4.1/s álcool original.
6x2 de inox 446
Cilindros : Truca não que é 6

Mensagem por LucasPiologo em Ter 13 Dez - 6:11:52

Eu apoio no cavalete, e dps guio a altura com o macaco, amortecedor traseiro é molezinha trocar !
BenKenobi
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 522
Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
Cilindros : 4.1

Mensagem por BenKenobi em Ter 13 Dez - 17:20:59

1 - So tirar a tampinha.

2- Solte a parte superior depois a inferior. Para colocar de volta, peca pra alguem fazer um "peso" no carro para conseguir encaixar a parte inferior.

Nao tem segredo. Mais facil que tirar doce de crianca. Nao tem como errar.
chevy250
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 184
Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
Cilindros : 6 cil

Mensagem por chevy250 em Sab 17 Dez - 8:26:37

Agradeço as dicas dadas por todos.
O par foi trocado e agora tá beleza

(um deles estava totalmente inativo! Shocked Não era à toa que tava perdendo aderencia em ruas com ondulação.

Valeu!
almeidanewton
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 85

Mensagem por almeidanewton em Qui 21 Dez - 19:26:05

Troquei os amortecedores traseiros e segui as recomendações deste tópico. Tirei umas fotos do processo:

Coloquei um pneu embaixo para deixar o carro mais alto e ter espaço para trabalhar, acho que foi mais seguro do que usar cavaletes (mais seguro que usar uns cavaletes pequenos como os que eu tenho em casa)

Comprei um par de Cofap a óleo mesmo, o preço foi bom, mas só veio com as buchas superiores, as inferiores comprei da Axios.

E como já estava no jeito, troquei o filtro de gasolina inferior, nem tava precisando... acho que era original ainda!

Pedro Fagundes
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 798
Modelo do carro : cupê 72
Cilindros : 6cil 4.4 Apimentado

Mensagem por Pedro Fagundes em Sex 22 Dez - 5:42:17

bacana hein, resolvido o problema.

eu sou da opinião que quem tem opala tem que por a mão no carro de alguma forma,
no que estiver dentro das suas capacidades seja na mecânica, elétrica, funilaria, pintura, exterior, interior, restauração de partes...

quem me dera saber e poder fazer tudo isso sem depender de ninguem
almeidanewton
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por almeidanewton em Sex 22 Dez - 9:36:01

Pedro Fagundes escreveu:bacana hein, resolvido o problema.

eu sou da opinião que quem tem opala tem que por a mão no carro de alguma forma,
no que estiver dentro das suas capacidades seja na mecânica, elétrica, funilaria, pintura, exterior, interior, restauração de partes...

quem me dera saber e poder fazer tudo isso sem depender de ninguem

Eu sou bem ruinzinho de mecânica, mas pesquisando as informações aqui e conversando com uns mecânicos amigos meus a gente consegue as informações de que precisa. O amortecedor e molas traseiros são realmente muito fáceis de mexer, já os dianteiros... parece que a coisa é bem mais complicada segundo pesquise, se precisar trocar vou levar num mecânico.

Eu acho que formaríamos um belo de um acervo de informações se cada um que fizer um reparo no carro postar fotos e descrever o serviço, como o colega opala4cc e outros fazem.
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4006
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6

Mensagem por Marcos Adriano em Seg 25 Dez - 7:59:41

nunka mexa no amortecedor e mola dianteiro sem ferramentas e conhecimento suficiente. a mola pode espirrar e causar serios acidentes.
almeidanewton
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por almeidanewton em Sex 29 Dez - 16:10:57

Marcos Adriano escreveu:nunka mexa no amortecedor e mola dianteiro sem ferramentas e conhecimento suficiente. a mola pode espirrar e causar serios acidentes.

Vc tem razão e eu tenho muito receio em mexer na frente. Um amigo meu que é mecânico costuma colocar o compressor nas molas e aperta um lado totalmente com a pistola de ar e depois o outro, pois numa dessas a mola "embarrigou" no lado não comprimido e espirrou, bateu nos dedos dele, passou no meio das pernas do ajudante e rasgou a calça da esposa, acho que devia de ter um batalhão de anjos da guarda na oficina nessa dia....
opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3486
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros

Mensagem por opala4cc em Sex 29 Dez - 20:13:32

almeidanewton escreveu:
Marcos Adriano escreveu:nunka mexa no amortecedor e mola dianteiro sem ferramentas e conhecimento suficiente. a mola pode espirrar e causar serios acidentes.

Vc tem razão e eu tenho muito receio em mexer na frente. Um amigo meu que é mecânico costuma colocar o compressor nas molas e aperta um lado totalmente com a pistola de ar e depois o outro, pois numa dessas a mola "embarrigou" no lado não comprimido e espirrou, bateu nos dedos dele, passou no meio das pernas do ajudante e rasgou a calça da esposa, acho que devia de ter um batalhão de anjos da guarda na oficina nessa dia....

O amortecedor dianteiro não tem mistério. É só soltar duas porcas na base dele no braço de suspensão dianteiro inferior e a porca no topo dele que ele sai por baixo. Apenas precisa levantar a dianteira para haver espaço para sair o amortecedor. Apoie previamente a roda dianteira como você fez com a roda traseira para garantir que a suspensão não ficará no fim do curso (expandida). Claro que você precisa ter de antemão as buchas de borracha que vão na parte de cima do amortecedor.
Eu teria trocado os dois pedaços de mangueira lonada na entrada e saída do filtro de combustível por mangueira para injeção eletrônica, já que as que estão no seu carro já estão parecendo bastante velhas. Apenas por segurança.

Abraço!
almeidanewton
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por almeidanewton em Sab 30 Dez - 15:02:14

opala4cc escreveu:
almeidanewton escreveu:

O amortecedor dianteiro não tem mistério. É só soltar duas porcas na base dele no braço de suspensão dianteiro inferior e a porca no topo dele que ele sai por baixo. Apenas precisa levantar a dianteira para haver espaço para sair o amortecedor. Apoie previamente a roda dianteira como você fez com a roda traseira para garantir que a suspensão não ficará no fim do curso (expandida). Claro que você precisa ter de antemão as buchas de borracha que vão na parte de cima do amortecedor.
Eu teria trocado os dois pedaços de mangueira lonada na entrada e saída do filtro de combustível por mangueira para injeção eletrônica, já que as que estão no seu carro já estão parecendo bastante velhas. Apenas por segurança.

Abraço!

Valeu pelas dica, vou criar coragem e quem sabe não troco os da frente tb, assim fico mais tranquilo em relação a essa parte. Estou com o carro há +/- 4 anos e só de uns tempos para tenho tenho me dedicado mais a ele.

Qto às mangueiras do filtro, eu troquei sim, mas coloquei mangueira normal. Tenho visto em alguns tópicos que alguns opaleiros estão trocando essas mangueiras comuns por mangueiras para injeção eletrônica. Sei que são mais caras, mas me parece que a confiabilidade/durabilidade é bem maior. Vc fez isso no seu carro? Qual marca usou?

Mais uma coisa, uma pergunta de neófito, vc sabe o que é aquele tambor que fica próximo à roda dianteira do lado do motorista? Fica embaixo do paralama, entre a roda e a saia dianteira, próxima à buzina. O carro é uma caravan 1990 4cc.

A propósito, feliz natal (atrasado) e feliz ano novo a todos!
opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Sab 30 Dez - 18:03:09

Sim, troquei as mangueiras de lona trancada por mangueiras de injeção. Não me preocupei com a marca, já que qualquer mangueira de injeção é um upgrade em relação às mangueiras originais.
O tambor é o canister , faz parte do sistema de respiro/filtragem de vapores do combustivel, associado com o carvirador broxol 3e. Ele tem um sistema de válvulas e é preenchido com carvão ativado. Suas mangueiras também devem ser trocadas por mangueiras de injeção, pois se transformam em entradas falsas de ar quando as mangueiras envelhecem.
adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 5896
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4

Mensagem por adpachec em Sab 30 Dez - 20:13:37

Amortecedor dianteiro:
Levante a roda, para facilitar pode retirar o pneu.
Chave 17 mm na porca superior e um alicate para travar e não girar a própria haste do amortecedor.
Acima da parte roscada existe um ponto de travamento para o alicate.
Na parte inferior dois parafusos chave 13 mm.
O amortecedor se retira por baixo.
Por isto tem que suspender a roda.

Retirar a mola dianteira:
Uma barra roscada de 1/2".
Duas porcas.
Quatro arruelas grandes.
Uma barra "U" na largura da bandeja inferior com um furo central de 1/2" com 1/4" de espessura e uns cinco centímetros de largura ou ela pode dobrar.
A barra roscada tem que ser uns 20 cm mais longa que o amortecedor completamente esticado.
Suspenda a roda.
Tire o pneu.
Retire o amortecedor.
Coloque a barra roscada.
Em cima coloque duas arruelas e uma porca.
Deixe uns 4 ou 5 fios de rosca sobrando acima da porca.
Em baixo coloque a barra "U" com as abas para baixo e apoiadas nas laterais da bandeja.
Coloque duas arruelas e a porca.
O excesso da barra roscada fica para baixo da bandeja inferior.
Solte o parafuso que prende a bandeja inferior ao agregado ou solte os dois parafusos que prendem o pivô superior a bandeja superior.
Não solte as duas bandejas, apenas uma, a superior ou inferior.
Vá afrouxando a porca inferior da barra roscada, prestando atenção para não escapar a porca superior.
Em um dado momento a mola vai ficar solta.
Agora é soltar a barra roscada e tirar a mola.
Para recolocar é instalar a mola e recolocar a barra roscada e reapertar até conseguir prender o pivô ou parafuso novamente, então pode retirar a barra roscada e instalar o amortecedor novamente.
Pode trabalhar com um segundo macaco apoiado no pivô inferior abaixo da bandeja em conjunto com a barra roscada, fica mais fácil, afrouxa a porca e depois desce o macaco devagar, baixando o conjunto até encostar na porca novamente.
Vá afrouxando de 1 em 1 centímetro.

Última edição por adpachec em Sab 30 Dez - 21:45:26, editado 2 vez(es)
Müller
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 3156
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente) e 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.)
Cilindros : 14 no total!!!!

Mensagem por Müller em Sab 30 Dez - 20:15:35

opala4cc escreveu:Sim, troquei as mangueiras de lona trancada por mangueiras de injeção.  Não me preocupei com a marca, já que qualquer mangueira de injeção é um upgrade em relação às mangueiras originais.
O tambor é o canister , faz parte do sistema de respiro/filtragem de vapores do combustivel, associado com o carvirador broxol 3e. Ele tem um sistema de válvulas e é preenchido com carvão ativado. Suas mangueiras também devem ser trocadas por mangueiras de injeção,  pois se transformam em entradas falsas de ar quando as mangueiras envelhecem.

Estranho q o cânister só equipou os 92....não conheço nenhum carro 91 pra baixo q tenha......

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por adpachec em Sab 30 Dez - 20:20:05

Dê um positivo no tópico do Ivo.

http://www.opaleirosdoparana.com/t13139-procedimento-para-trocar-as-molas-sem-retirar-o-agregado
opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Sab 30 Dez - 21:18:06

Müller escreveu:
opala4cc escreveu:Sim, troquei as mangueiras de lona trancada por mangueiras de injeção.  Não me preocupei com a marca, já que qualquer mangueira de injeção é um upgrade em relação às mangueiras originais.
O tambor é o canister , faz parte do sistema de respiro/filtragem de vapores do combustivel, associado com o carvirador broxol 3e. Ele tem um sistema de válvulas e é preenchido com carvão ativado. Suas mangueiras também devem ser trocadas por mangueiras de injeção,  pois se transformam em entradas falsas de ar quando as mangueiras envelhecem.

Estranho q o cânister só equipou os 92....não conheço nenhum carro 91 pra baixo q tenha......

Não, Müller. Equipou toda a linha opala e caravan desde mais ou menos outubro de 1990, desde que não fosse a álcool. Se tem carburador broxol 3E e é à gasolina, tinha cânister de fábrica. O cânister fez parte do pacote de modernização derradeira da linha opala/caravan, junto com o tanque de combustível de plástico.
Provavelmente os carros entre outubro de 1990 até 1991 que você viu e não tinham o cânister, eram a álcool ou tiveram o sistema do cânister retirado. Vi muito removerem isso. Quando as manguerinhas lonadas ressecavam e geravam entrada falsa de ar, mecânicos removiam, ao estilo "se você não entende um problema, livre-se dele". Entretanto, o cânister propiciava não apenas redução de poluição do meio-ambiente (a medida em que evitava que os vapores de gasolina do tanque saíssem pelo respiro para o meio-ambiente) como também permitiam alguma economia de combustível, já que quando o motor era posto em funcionamento o vapor de combustível filtrado pelo carvão ativado era "puxado" pelo motor para ser queimado nas câmaras de combustão. Esse processo ocorria através das válvulas presentes no topo do cânister. Obviamente, o cânister tem ligação com o carburador e o tanque de combustível.
É exatamente por causa do cânister que não é recomendado encher o tanque até o gargalo, já que se entrar combustível líquido dentro do cânister, satura o carvão ativado.

"De todas eleições em que votei, os únicos votos de que não me arrependi foram aqueles que anulei."
[eu mesmo]
Müller
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 3156
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente) e 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.)
Cilindros : 14 no total!!!!

Mensagem por Müller em Dom 31 Dez - 8:14:31

opala4cc escreveu:
Müller escreveu:

Não, Müller. Equipou toda a linha opala e caravan desde mais ou menos outubro de 1990, desde que não fosse a álcool. Se tem carburador broxol 3E e é à gasolina, tinha cânister de fábrica. O cânister fez parte do pacote de modernização derradeira da linha opala/caravan, junto com o tanque de combustível de plástico.
Provavelmente os carros entre outubro de 1990 até 1991 que você viu e não tinham o cânister, eram a álcool ou tiveram o sistema do cânister retirado. Vi muito removerem isso. Quando as manguerinhas lonadas ressecavam e geravam entrada falsa de ar, mecânicos removiam, ao estilo "se você não entende um problema, livre-se dele". Entretanto, o cânister propiciava não apenas redução de poluição do meio-ambiente (a medida em que evitava que os vapores de gasolina do tanque saíssem pelo respiro para o meio-ambiente) como também permitiam alguma economia de combustível, já que quando o motor era posto em funcionamento o vapor de combustível filtrado pelo carvão ativado era "puxado" pelo motor para ser queimado nas câmaras de combustão. Esse processo ocorria através das válvulas presentes no topo do cânister. Obviamente, o cânister tem ligação com o carburador e o tanque de combustível.
É exatamente por causa do cânister que não é recomendado encher o tanque até o gargalo, já que se entrar combustível líquido dentro do cânister, satura o carvão ativado.

"De todas eleições em que votei, os únicos votos de que não me arrependi foram aqueles que anulei."
[eu mesmo]

Então é isso: os q eu conheço são a álcool. Os meus são a álcool tbem. O Opala é de setembro/90 e a Caravan, fevereiro/91.

almeidanewton
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por almeidanewton em Ter 2 Jan - 9:17:44

opala4cc escreveu:
almeidanewton escreveu:

Abraço!

E para desapertar/apertar a porca superior, que é rosqueada na haste do amortecedor? Posso "travar" a haste com um alicate na sua ponta? Vide foto abaixo:

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Ter 2 Jan - 9:34:35

almeidanewton escreveu:
opala4cc escreveu:

Abraço!

E para desapertar/apertar a porca superior, que é rosqueada na haste do amortecedor? Posso "travar" a haste com um alicate na sua ponta? Vide foto abaixo:

Claro! Mas antes passe um WD-40 ou Jimo Penetril na rosca da porca para facilitar a retirada. Se for um amortecedor que será recolocado (a mesma peça será tirada e depois recolocada), eu prefiro usar uma chave de boca pequena para travar a haste ao invés do alicate com trava (desde que o topo da haste do amortecedor não tenha sido "arrombado" anteriormente por algum alicate com trava).
O adpachec descreveu em detalhes o procedimento e colocou o link para o tópico do faça-você-mesmo. OKK
francisco6>8
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 167
Modelo do carro : Diplomata 83 Coupé
Cilindros : 4

Mensagem por francisco6>8 em Ter 2 Jan - 10:46:11

adpachec escreveu:Uma barra "U" na largura da bandeja inferior com um furo central de 1/2" com 1/4" de espessura e uns cinco centímetros de largura ou ela pode dobrar.

Em baixo coloque a barra "U" com as abas para baixo e apoiadas nas laterais da bandeja.

Não entendi muito bem como é essa barra U e nem a aplicação e função dela. Pode explicar?
adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por adpachec em Ter 2 Jan - 11:38:06

francisco6>8 escreveu:
adpachec escreveu:Uma barra "U" na largura da bandeja inferior com um furo central de 1/2" com 1/4" de espessura e uns cinco centímetros de largura ou ela pode dobrar.

Não entendi muito bem como é essa barra U e nem a aplicação e função dela. Pode explicar?

Fica na bandeja inferior por onde se passa o amortecedor, no centro fica o furo onde se atravessa a barra roscada.
Por baixo fica a arruela e a porca.

almeidanewton
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por almeidanewton em Ter 2 Jan - 17:44:01

Me distrai e esqueci de ver o link recomendado. Grato a todos pela ajuda!
francisco6>8
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por francisco6>8 em Ter 2 Jan - 17:51:39

adpachec escreveu:Fica na bandeja inferior por onde se passa o amortecedor, no centro fica o furo onde se atravessa a barra roscada.
Por baixo fica a arruela e a porca.

Ela fica com o U virado pra cima? E qual a função dela?
adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por adpachec em Ter 2 Jan - 18:58:08

Na bandeja inferior tem uma abertura grande para entrar o amortecedor.
A peça é grande o suficiente para não passar pela abertura e no furo central se passa a barra roscada.
As abas da peça são viradas para baixo.
Mais ou menos assim.

http://facavcmesmoooo.blogspot.com.br/2013/09/desmontando-suspensao-do-opala.html?m=1
francisco6>8
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por francisco6>8 em Qui 4 Jan - 7:52:12

adpachec escreveu:Na bandeja inferior tem uma abertura grande para entrar o amortecedor.
A peça é grande o suficiente para não passar pela abertura e no furo central se passa a barra roscada.
Mais ou menos assim.
http://facavcmesmoooo.blogspot.com.br/2013/09/desmontando-suspensao-do-opala.html?m=1

Entendi. Umas duas arruelas juntas também servem, não é? E a barra de 1/2" aguenta a pressão da mola? Parece tão fina.
adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por adpachec em Qui 4 Jan - 12:40:17

francisco6>8 escreveu:
adpachec escreveu:Na bandeja inferior tem uma abertura grande para entrar o amortecedor.
Mais ou menos assim.

Entendi. Umas duas arruelas juntas também servem, não é? E a barra de 1/2" aguenta a pressão da mola? Parece tão fina.

Uma barra de 1/2" aguenta totalmente, e é o diâmetro máximo que consegue passar na torre do amortecedor.
Duas arruelas para não dobrarem devido a pressão.
E use um segundo macaco.
Eu possuo dois macacos hidráulicos.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qua 25 Abr - 6:10:15