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Cambio de c20 na caravan

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Marcos Adriano
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Cambio de c20 na caravan

Mensagem por Marcos Adriano em Sab 25 Fev - 8:57:14

saudacoes opalisticas


bom galera me apareceu a oportunidade de adquirir um (dois na vdd) cambio de C20 (CL 2215A) pra colocar na minha caravan.


alguem aqui ja fez isso? ou tem isso montado no opala/caravan?

como fica o carda? tem q aumentar?? pelo q eu vi a rabeta é mais curta. Cruzeta tem q ser trocada.

embreagem? como fica as estrias plato? eixo piloto?

caixa seca?? é facil refurar a original do opala??


o cambio da c20 teria a mesma adaptacao caixa seca/embreagem/arranque q o 260F?

estou tendo algumas ideias no topico do pedrao....mas ainda tenho umas duvidas.










vlw!!
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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por Pedrão B. em Sab 25 Fev - 12:29:22

Se for da C20, o piloto é padrão GM 10 estrias.
Vai precisar fazer um cardan novo, pois este cambio o garfo do cardan é fixo, daí precisa colocar uma luva/espiga deslizante.
Capa seca é aquilo que te falei...pode refurar a do Opala junto com a carcaça do cambio, ou usar a da própria C20.
[]'s


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Marcos Adriano
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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 26 Fev - 9:53:37

ah sim....vou ter q trocar o disco de embreagem? comprar o da C20 ou da C10 ou eles sao os mesmos?

compro somente o disco? acha somente o disco pra comprar? quanto vc pagou?

e o plato onde vc achou?? quanto pagou? quantas pol tem o meu 87?


sobre usinar a caixa seca do opala onde entra a moringa do 2215, tem algum esquema ou alguma posicao pra q o furo nao fique com a caixa seca deslocada?

pega o centro do furo original e vai abrindo ate o tamanho desejado?
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BenKenobi
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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por BenKenobi em Seg 27 Fev - 14:11:38

Eu tenho um cambio desse, ainda nao instalei no carro, mas ate onde estudei a embreagem pode usar de opala, e pedir para um torneiro fazer um estriado novo, e usar no disco do opala mesmo. Ou usar o disco da c10-c20, mas vai ficar bem pesado o pedal.

A capa seca, use de c20, vai precisar serrar a orelha do lado esquerdo, senao o escapamento nao deixa encaixar, principalmente se for 6x2. Do lado do motor de arranque é igual do opala. Nao muda nada. Em resumo, mesma adaptacao do 260f.

O trambulador vai ficar pra frente, ali perto do porta treco, proximo ao acionador do AC.

Carda precisa mandar fazer um, nao da para aproveitar o do opala, visto que o encaixe dele é diferente do opala. Bem diferente. E a cruzeta é diferente, me parece que é junto da luva. Não é tao caro, custa em torno de 200 reais para fazer um tubo novo balanceado.

Ele é cerca de 5-7cm mais curto.
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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por Marcos Adriano em Ter 28 Fev - 9:58:59

ah sim mas pretendo usar a caixa seca do opala mesmo....tenho duas aqui paradas......minha duvida era como usinar o furo da moringa do jeito certo pra nao ficar deslocado o piloto em relacao ao volante e embreagem.


o piloto nao queria refazer as estrias....queria usar mesmo o disco da C10 C20 com 10 estrias, porem 10 estrias pelo q eu vi só tem de 250mm dai eu teria q trocar o meu plato pra 250mm tbem pois com ctz o meu é 230mm.

porem um amigo meu me disse q é possivel trocar o miolo do disco e colocar um miolo compativel com o piloto nesse meu disco...o servico fica 80 reais. Dai agora estou vendo o q eu faço.....

o carda e cruzetas eu ja sabia dessas mudancas....vou pensar nisso quando o conjunto de embreagem tiver no jeito....e tudo acertado

ate pq ainda preciso arrumar o cambio.....mas ja é bom ir vendo as coisas antes kkkkkkkk



nao entendi pq vc disse q o pedal ficaria mais pesado com o disco da c20...sendo q o pesa pro pedal nao seria a mola do plato??? trocando apenas o disco acho q nao mudaria no peso do pedal nao em
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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por FR1974 em Qua 1 Mar - 6:25:02

Marcos Adriano escreveu:ah sim mas pretendo usar a caixa seca do opala mesmo....tenho duas aqui paradas......minha duvida era como usinar o furo da moringa do jeito certo pra nao ficar deslocado o piloto em relacao ao volante e embreagem.

Marquim, leve em uma tornearia, esse trampo deve ser feito em uma frezadora.


o piloto nao queria refazer as estrias....queria usar mesmo o disco da C10 C20 com 10 estrias, porem 10 estrias pelo q eu vi só tem de 250mm dai eu teria q trocar o meu plato pra 250mm tbem pois com ctz o meu é 230mm.

Já coloca o volante do 4cil aliviado, plato e disco novos Laughing
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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por Marcos Adriano em Qua 1 Mar - 16:44:08

o lance da frezadora eu sei...mas minha duvida é onde e como aumentar o furo...tenho medo do piloto ficar deslocado...ai nao da certo......queria um esquema certo ou algum ponto de partida pra nao fazer errado....tipo mais pra baixo ou mais pra cima....


bandona....nao vo mexe em volante nao....se fosse pra mexer tinha feito quando tava fora...pensa num negocio ruim de tirar...ave maria.....ate com pistola pneumatica foi ruim...kkkkkkkkkkkkk

queria trocar somente o disco mesmo...ou o miolo dele pra encaixar o piloto de 10 estrias mesmo.


ainda estou vendo...preciso ir la pegar o cambio e ver certinho.....algumas coisas....

talvez o cara ate tenha a caixa seca la
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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por FR1974 em Ter 14 Mar - 1:32:07

Marquinho, aqui tinha tudo que vc precisa para adaptar o cambio da C20... uma pena que as fotos se perderam.
http://www.opaleirosdoparana.com/t20181p350-resolvidoprojeto-opala-79-injetado-by-ivo-filho-ja-tem-foto-do-carro-pronto-na-pagina-13
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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por Marcos Adriano em Ter 14 Mar - 17:28:34

Bom agora é só comprar rolamentos, retentores e sinconizados novos e montar tudo....depois vamos tentar por na caravan











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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por BenKenobi em Qua 15 Mar - 12:16:16

Essa caixa lembra muito do 92, a 2205b. Se desse pra imendar a rabeta mais longa do 92, pro trambulador ir pra tras, ficava perfeito. Uma pena que nao da pra fazer isso.
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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por Marcos Adriano em Qua 15 Mar - 12:23:09

é mvdd muito parecido....eu juro q pensei nisso!!!!

as vezes a furacao ate bate (ainda não testei) mas teria q aumentar o eixo entalhado do 2215 ai já mexeria com solda e etc....melhor deixar assim....


quando vc vai montar o seu??


uma coisa legal q eu vi é q a luva do carda do opala serve certinho no eixo entalhado do 2215 dai vou medir e tentar usar um carda de opala 4cil q tenho aqui....acho q vai dar certo ele pouco mais comprido q o carda do 6cil!!

um gasto a menos com carda, cruzeta e etc!!!
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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por Marcos Adriano em Sab 18 Mar - 19:07:01

a caixa seca da C20 ja esta no jeito tbem....vai ser muito mais facil montar com ela mesmo. Como fez o pedrao: cortou as orelhas dela e colocou o pino guia do garfo do opala nela.





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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por Murilo R em Sab 18 Mar - 20:46:02

essa eu estou acmpanhando
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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 19 Mar - 19:10:35

olha só benkenobi

o q eu estava falando deu certinho

a rabeta encaixou certinho na caixa affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid














problema sao as peças internas
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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por BenKenobi em Seg 20 Mar - 14:11:08

Ptz que dahora.... Nao da pra imendar o eixo entalhado? Vai gastar uns trocados com solda. Acho que rola. É parecido com o servico de adaptar a 5 marcha do 4 cilindros no cambio 4 marchas do 6.

Fiquei empolgado pra fazer isso no meu. Ja pensou? Sem arrombar assoalho nem perder console? hahaha que legal, fiquei feliz.

Aparentemente pelas fotos, ele aloja exatamente no mesmo lugar as engrenagens, ou nao?

Ou tem mais coisas que impedem de fazer isso? Eu nao vi o cambio desmontado ainda haha, voce quem da a luz ai Marcos.

Entao eu quero montar esse ano... Nao sei quando ainda. Estava desanimado de fazer esse servico por causa do rombo no assoalho, mas agora voce deu uma luz hahaha.
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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por Rubão6cc em Seg 20 Mar - 14:20:49

Esse tópico está no caminho pra ser transferido pra área técnica...estou gostando de ver.


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Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por Marcos Adriano em Seg 20 Mar - 14:34:13

BenKenobi escreveu:Ptz que dahora.... Nao da pra imendar o eixo entalhado? Vai gastar uns trocados com solda. Acho que rola. É parecido com o servico de adaptar a 5 marcha do 4 cilindros no cambio 4 marchas do 6.

Fiquei empolgado pra fazer isso no meu. Ja pensou? Sem arrombar assoalho nem perder console? hahaha que legal, fiquei feliz.

Aparentemente pelas fotos, ele aloja exatamente no mesmo lugar as engrenagens, ou nao?

Ou tem mais coisas que impedem de fazer isso? Eu nao vi o cambio desmontado ainda haha, voce quem da a luz ai Marcos.

Entao eu quero montar esse ano... Nao sei quando ainda. Estava desanimado de fazer esse servico por causa do rombo no assoalho, mas agora voce deu uma luz hahaha.


entao cara....achei legal....

mas nao queria mexer com solda no eixo entalhado sabe.....tenho medo de nao aguentar....pensei em conseguir um proprio eixo entalhado do cl 2205b ja q as engrenagens sao intercambeaveis......

isso me motivou a dar uma olhada mais criteriosa num cl 2205B de um amigo q esta aqui numa oficina perto de casa (FR1974 - aparece ai jonas kkkk) pra ver ate q ponto essa modificacao é possivel....

uma coisa eu notei e jaja olho melhor: o rolamento traseiro do cambio 5m do opala é bem menor q do cambio da c20...isso ai ja nao sei como eu faria....mas tudo ainda sao possibilidades.....


aparentemente o alojamento de apoio da extencao do carretel é identico em ambas as rabetas....isso ja ajuda....

uma coisa q eu notei ser diferente é varao de acionamento....nao parece ser igual....mas sei la....quando eu comecar a montar o cambio e tiver mais ou menos com as peças em maos eu vou ir vendo isso....

talvez eu de uma olhada no cambio do jonas tbem (FR1974)
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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por BenKenobi em Seg 20 Mar - 14:39:11

Normalmente o eixo entalhado tem as engrenagens casadas. A relação das marchas são diferentes. Nao teria problema nesse caso? Pois teria diferenca de engrenagens, logo nao poderia usar a 1 marcha de 3.97, e precisaria da 3.03 que é do 2205B.

Ate onde sei o eixo entalhado sempre é casado com as engrenagens das marchas....
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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por Marcos Adriano em Seg 20 Mar - 16:22:21

o encaixe delas é igual no eixo entalhado....muda a quantidade de dentes na engrenagem e no carretel pra mudar a relacao....olha isso:

https://www.youtube.com/watch?v=gOp3CKfHMlE

https://www.youtube.com/watch?v=OBdii-wdYBQ&t=184s


aqui a gente percebe q o cara pegou a engrenagem da primeira do cambio da C20 e colocou no eixo entalhado do cambio do opala.

ou seja: as outras engrenagens tbem devem ser o mesmo padrao.


quanto ao rolamento q eu comentei ali em cima...eles sao do mesmo tamanho...acontece q no cambio da c20 a parte interna é maior devido ao eixo ser mais grosso...mas ele serve certinho la.
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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por tcheco 8687 em Seg 20 Mar - 18:57:45

acompanhando............
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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por BenKenobi em Seg 20 Mar - 19:20:48

Ops, falei besteira, confundi eixo entalhado com carretel. Esquece, desconsidera.

Entao na teoria, para fazer essa fusao precisariamos:

1- Eixo entalhado do 2205B (cambio do opala 92);
2- Rabeta do 2205B;
3- Alguma forma de usar o trambulador do 92 ou algo parecido.

Isso certo? O eixo entalhado voce consegue novo na sapinho cambios, embora nao vai ser barato.

A rabeta é o que mais me preocupa, pois nao é facil de achar. É possivel usar a do 4 cilindros 5 marchas ? Apenas como alternativa.

A questao da 5 marcha ser maior, talvez ela nao entre na rabeta, mesmo que entre talvez fique muito justa, poderia ter problema de lubrificação(??) não sei. Talvez usando oleo mais fino pode se compensar isso, caso venha a ser um problema.

Montei a lista de pecas pra facilitar no futuro a pesquisa hehe
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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por FR1974 em Ter 21 Mar - 8:54:36

Marcos Adriano escreveu:
isso me motivou a dar uma olhada mais criteriosa num cl 2205B de um amigo q esta aqui numa oficina perto de casa (FR1974 - aparece ai jonas kkkk) pra ver ate q ponto essa modificacao é possivel....

talvez eu de uma olhada no cambio do jonas tbem (FR1974)

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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por FR1974 em Ter 21 Mar - 9:16:53

BenKenobi escreveu:
O eixo entalhado voce consegue novo na sapinho cambios, embora nao vai ser barato.
0]Ótima idéia, não lembrava essa opção][/b]


A rabeta é o que mais me preocupa, pois nao é facil de achar. É possivel usar a do 4 cilindros 5 marchas ? Apenas como alternativa.
Se der pra usar a rabeta dos outros cambios, é mais fácil trabalhar com alumínio
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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por BenKenobi em Ter 21 Mar - 13:48:49

Outra coisa que estava pensando aqui, usando o eixo entalhado do 2205B, nao vai precisar trocar o estriado da embreagem. Vai ser exatamente o encaixe da embreagem do opala. Outra vantagem tambem.
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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por Marcos Adriano em Ter 21 Mar - 21:13:04

BenKenobi escreveu:Ops, falei besteira, confundi eixo entalhado com carretel. Esquece, desconsidera.

Entao na teoria, para fazer essa fusao precisariamos:

1- Eixo entalhado do 2205B (cambio do opala 92);
2- Rabeta do 2205B;
3- Alguma forma de usar o trambulador do 92 ou algo parecido.

Isso certo? O eixo entalhado voce consegue novo na sapinho cambios, embora nao vai ser barato.

A rabeta é o que mais me preocupa, pois nao é facil de achar. É possivel usar a do 4 cilindros 5 marchas ? Apenas como alternativa.

A questao da 5 marcha ser maior, talvez ela nao entre na rabeta, mesmo que entre talvez fique muito justa, poderia ter problema de lubrificação(??) não sei. Talvez usando oleo mais fino pode se compensar isso, caso venha a ser um problema.

Montei a lista de pecas pra facilitar no futuro a pesquisa hehe


1 - certo!
2 - a rabeta do 2205b é igual a do 2205A (do opala 4cil) por fora eu ja vi uma do lado da outra...e elas sao identicas....preciso abrir o 2205B pra ver
3 - o trambulador acho q vai ser complicado.....pois o varao da seletora do opala tem as 3 saliencias (cavidades) no meio dele e é mediante um furo em cima da caixa com uma esfera pressionada com uma mola q faz os cursos das marchas.....do cambio da c20 ele fica na parte de traz.....atras do trambulador.....teria q fazer um furo na caixa bem em cima do varao e mandar algum torneiro fazer as cavidades.....amanha tiro fotos.

na rabeta tem espaço de sobra pra engrenagem da 5ª marcha....isso nao é problema....
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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por Marcos Adriano em Ter 21 Mar - 21:14:54

BenKenobi escreveu:Outra coisa que estava pensando aqui, usando o eixo entalhado do 2205B, nao vai precisar trocar o estriado da embreagem. Vai ser exatamente o encaixe da embreagem do opala. Outra vantagem tambem.


kkkkkk


nao....trocando o entalhado nao se mexe no piloto.....só for necessario...mas eu acho q nao.....


ou precisa??? scratch scratch scratch scratch
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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por BenKenobi em Qua 22 Mar - 16:53:30

Se precisar trocar o eixo piloto, uma coisa a menos na embreagem hahaha
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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por Marcos Adriano em Qua 22 Mar - 21:54:43

isso....mas ai ta quase trocando o cambio inteiro ja kkkkkkkkkkkkkkkk


entao...hj chegou o carretel, dai terminei de comprar todos os rolamentos e retentores pra ele...

tbem consegui achar um disco de embreagem novo (na embalagem de estoque antigo) da borg warner de 230mm q encaixou certinho no eixo piloto do meu cambio....nao sei exatamente de qual carro é.....pois na embalagem nao dizia nada....

amanha vou lavar e limpar todas as peças e vou ver se consigo começar a montar ele.....

dai semana q vem vou ver se consigo comprar um plato de 230mm e um rolamento de embreagem novos pra montar o kit certinho.

ja tenho os aneis sincronizados novos tbem


quero montar logo esse cambio pra eu colocar na minha caravan......dai essas mudancas do eixo e tal eu vou ir vendo com mais calma quando eu for montar o outro cambio.....

agora tudo sao ideias.....depois com calma eu vou ir vendo as possibilidades reais.
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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 26 Mar - 10:05:54

bom galera complementando os paços da montagem e da adaptacao:

comprei todos os rolamentos novos tentei achar os melhores possiveis...mas um deles é chines...(apesar q nao usei devido uma diferença na ponta dianteira do carretel da EATON com o CLARK pena q nao tirei foto pra mostrar....mas tive q usar um rolamento de esferas da NSK) retentores tbem novos......gastei 344 em todos os rolamentos + os dois retentores. Nao achei caro.




esse é o carretel novo q comprei....da EATON usado em estado de novo (400 reais)






tbem comprei 6 aneis sincronizados grandes novos paguei 50 reais em TODOS ELES kkkkkkkkkkk achei um preco muito bom kkkkkkkkk e ainda sobraram 2 grades. Sao 4 aneis do grande (1ª, 2ª, 3ª e piloto) e dois pequenos iguais do opala (5ª e ré).


de peças compradas para o cambio foi gasto isso.....uns 800 reais pra montar ele!
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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 26 Mar - 10:24:45

depois fui atraz do kit de embreagem.....a primeiro momento consegui um disco de 230mm q entrasse nesse eixo piloto de 10 estrias do cambio....achei um porem nao sei de qual carro é pq na embalagem nao estava escrito nada....e como eu q achei ele em meio muitos outros la no ferro velho (q tem muitas peças novas antigas ainda).......o disco é novo zero ainda na embalagem...creio eu ser do opala ate 73 com estria grossa e com 4 molas no disco.









depois disso andei pesquisando sobre as molas do disco.....tamanho do disco e valores de um plato novo.....

vi q o disco com 6 molas é melhor e mais macio o pedal, o disco de 250mm tem mais pegada....e o plato novo de 230mm é (era**) mais caro q o de 250mm.

resolvi ir la e trocar o disco por um de 6 molas e com 250mm. Achei outro borg warner novo original no plastico....troquei e o cara nem cobrou nada a mais por isso kkkkkkkkk

entao fiquei com o disco de 250mm de 10 estrias....esse nao faço ideia de qual carro q seja!














paguei 80 reais nesse disco.


** o dia q eu comprei (sexta feira 24/03) estava 299 reais o de 250mm novo original GM no ml, e o mesmo porem de 230mm estava 340 reais. No sabado apos a minha compra o valor do disco de 250mm subiu para 350 reais....por um dia eu paguei 50 reais a menos.
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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 26 Mar - 10:43:35

quinta feira lavei as peças com diesel e depois com gasolina com pincel.....e depois dei uma organizada pra ver certinho o q eu tinha e q o nao tinha pra montar os dois cambios.

tive uma ideia do q vou precisar pra montar o outro......mas isso vou ver outro mes...ou talvez outro ano....kkkkk









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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por BenKenobi em Dom 26 Mar - 11:28:52

Caramba, que capricho ein...

Montando direitinho, vai ficar muito bom... A principio vai fazer a adaptacao mesmo entao né?

Estou conversando com um amigo meu que mexe em cambios(eu nao manjo muito na parte pratica, na teoria eu sei um pouco) para ver se é possivel essa adaptacao da rabeta e etc. Como meu cambio esta fora do carro e nao estou precisando (ainda nao quebrei meu clark original) do cambio, entao da pra eu ir mexendo com o cambio fora do carro

Ja tem ideia de como vai fazer a adatacao ali no assoalho?
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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 26 Mar - 11:38:27

alguns paços da montagem do cambio....demorei 2 dias pra montar.....nunka tinha montado ele antes.....espero q tenha dado certo!!!

o problema maior ficou por conta dos garfos e seletora do trambulador.....isso foi complicado....
















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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 26 Mar - 11:41:12

BenKenobi escreveu:Caramba, que capricho ein...

Montando direitinho, vai ficar muito bom... A principio vai fazer a adaptacao mesmo entao né?

Estou conversando com um amigo meu que mexe em cambios(eu nao manjo muito na parte pratica, na teoria eu sei um pouco) para ver se é possivel essa adaptacao da rabeta e etc. Como meu cambio esta fora do carro e nao estou precisando (ainda nao quebrei meu clark original) do cambio, entao da pra eu ir mexendo com o cambio fora do carro

Ja tem ideia de como vai fazer a adatacao ali no assoalho?


sim com esse sim.....vou montar desse jeito mesmo e ainda vou ver o q eu faço no assoalho e console.....estou tendo algumas ideias......mas quando o cambio estiver no motor as coisas vai ficar mais claras....ai eu vejo...no momento ainda sao ideias....kkkkkk

o outro cambio eu terei mais tempo pra ver essa mudanca da rabeta.
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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 26 Mar - 11:49:51

o cambio montado e com a caixa seca e alavanca












ainda nao pintei a caixa seca pq vou mandar cortar as orelhas dela e fazer o furo pra colocar o pino guia do garfo original da embreagem do opala....dai isso vai morça...solda e etc....vai estragar tudo a pintura...... ja estragou na caixa e na tampa vermelha....na hora de montar...vou ter q pintar de novo.


agora tenho q esperar o plato novo de 250mm chegar...esta vindo do RS...vai demorar uns 20 dias corridos.... Sad Sad Sad Sad Sad Sad
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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por FR1974 em Ter 28 Mar - 23:43:15

Caramba...

Muito bom Marquinho...
O Ivo podia aparecer por aqui e mostrar as fotos (de uma adaptação que ele fez) pra vc cortar as "orelhas" da capa seca, trampo simples... vc mesmo poderá fazer
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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por Marcos Adriano em Qua 29 Mar - 20:45:46

vlw!!!


vou fazer sim.....mas semana q vem....essa semana foi duro....muitos trampos e muitas novidades!!!!


Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por Murilo R em Qui 30 Mar - 22:34:39

esse cambio 5 marcha da c20 e conhecido aqui na regiao como castelinho pelo modelo da rabeta
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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 31 Mar - 18:59:01

Murilo R escreveu:esse cambio 5 marcha da c20  e conhecido  aqui na regiao como castelinho pelo modelo da rabeta


parece q tbem chamam ele de cambio mandioquinha nao sei pq
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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por Ivo Filho em Sex 31 Mar - 19:23:59

eu ia postar um projeto que mostro todo o passo a passo para montar esse cambio no opala, mas graças a um problema que tivremos com o antigo servidor de imagens a coisa se perdeu...

http://www.opaleirosdoparana.com/t20181-resolvidoprojeto-opala-79-injetado-by-ivo-filho-ja-tem-foto-do-carro-pronto-na-pagina-13

mas pra ajudar no item embreagem.....use o disco da s-10 2.2...é o mesmo disco do opala 3 marchas por mais incrivel que pareça...e dara certo nesse cambio sem mexer em nada no disco piloto. use o plato do opala mesmo.

antes de montar o cambio no carro, pre monte a capa seca para marcar onde deve fazer um recorte nela para passar o motor de partida do opala....lembre-se de nunca deixar cantos vivos no corte.


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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por Rubão6cc em Sex 31 Mar - 19:52:17

Ivo Filho escreveu:eu ia postar um projeto que mostro todo o passo a passo para montar esse cambio no opala, mas graças a um problema que tivremos com o antigo servidor de imagens a coisa se perdeu...

http://www.opaleirosdoparana.com/t20181-resolvidoprojeto-opala-79-injetado-by-ivo-filho-ja-tem-foto-do-carro-pronto-na-pagina-13

mas pra ajudar no item embreagem.....use o disco da s-10 2.2...é o mesmo disco do opala 3 marchas por mais incrivel que pareça...e dara certo nesse cambio sem mexer em nada no disco piloto. use o plato do opala mesmo.

antes de montar o cambio no carro, pre monte a capa seca para marcar onde deve fazer um recorte nela para passar o motor de partida do opala....lembre-se de nunca deixar cantos vivos no corte.

Ivo...aproveitando que está por aqui...vc que consegue fazer coisas diferenciadas...é possível colocar esses câmbios sem arrombar o túnel e o console? Deixando no lugar original?


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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 31 Mar - 20:02:55

bom galera.....quem esta interessado tenho mais algumas noticias......com muitas fotos.

sexta feira passada comprei meu plato de 250mm (veio do RS) e como o prazo ia demorar de mais (15 dias uteis previsto pelo ML mas chegou hj) resolvi mexer no cambio e tentar fazer a tal fusao do cambio CL2215A da C20 com a rabeta do cambio 5m do opala 4cil pra evitar alguns problemas e comentarios com a instalacao dele na questao de console e tunel.


o principal e mais confiavel alteracao como citado acima o necessario seria um eixo entalhado (arvore secundaria) do cambio CL2205B (5m do 6cil) porem devido a essa peça ser um tanto cara quanto rara eu decidi fazer uma coisa q nao sei se todos irao apoiar....porem quem nao arrisca nao petisca.

vamos la:

Seguindo um plano B eu decidi AUMENTAR O EIXO ENTALHADO do CL2215A. Como?

Levei no torneiro um eixo entalhado velho de um cambio 4m de opala q estava aqui e pedi pra ele cortar a ponta da luva (parte de traz) desse eixo e soldar na ponta (tbem cortada as estrias) do eixo do 2215. Acredito q ele tenha feito um trampo legal....ele fez um "chanfro" nas duas peças tipo de duas pontas de lapis e foi enchendo de solda do centro pra fora. Tbem pedi pra ele deixar o local da solda um pouco mais grosso q o original q fica um pouco rebaixado.....ficou no limite pra entrada das peças.

O eixo de cima é o eixo modificado, o do meio é um eixo original de opala 4m 6cil, o ultimo de baixo é o eixo original do cambio da C20.



aqui olhando mais de perto o primeiro eixo da direita para a esquerda vemos o alojamento da engrenagem de 5ª marcha, o alojamento da engrenagem motriz do pinhao do velocimentro e o alojamento da ultima peça do eixo q é o rolamento de esferas um pouco mais a frente (emendado com o alojamento do rolamento) ja é onde foi feita a solda. É possivel comprar bem os 3 eixos e o q foi feito.



aqui no detalhe o local extado da solda...q ficou mais alto do q o eixo original porem da espessura correta pra passar as peças. Mandei o torneiro fazer isso na tentativa de deixar mais reforçado. Se vai dar certo nao sei.



aqui uma breve comparacao dos dois cambios: o 4m orginal e o 5m da C20





outra modificacao necessaria é fazer um furo na caixa de engrenagens pra colocar a esfera com a mola q faz o travamento e "guia" das marchas, pois na C20 isso fica na rabeta atraz do trambulador. Tbem tive q usar o varao do trambulador do cambio 4m do opala...pq nele ficam as saliencias pra esfera atuar ali...eu ate poderia pedir pro torneiro fazer isso no varao do cambio da C20...mas como tinha um do opala aqui no jeito achei mais facil.





**Essa foi a parte mais complicada dessa mudanca.....o torneiro furou 1mm pra frente do q era pra ter furado entao meu trambulador nao tinha ponto morto...ele enroscava nos garfos (quem mexe com cambio sabe q ele passa muito apertado certinho dentro dos garfos) entao tive (eu mesmo) q fazer umas aleracoes no pino seletor interno do trambulador....mas isso nao vou postar aqui pra nao deixar o topico maior do q ele ja é.....ate pq quem for fazer tome cuidado e nao fure errado!!! Acho q perdi uns 3 dias inteiros tentando resolver isso....o problema é pra testar eu tinha q montar o cambio inteeeeiro...quando nao dava certo tinha q desmontar tudo....isso leva muito tempo.

uma outra modificacao é na rabeta do cambio 5m do 4cil...ele tem uma aba q passa inteiriça pelo varao do trambulador pois o pino da seletora fica do lado de traz da rabeta....e o cambio 4m esse pino fica na frente...entao essa aba é rebaixada....isso foi a parte mais facil.

Rabeta do cambio 5m do 4cil (ja montada no meu 2215)



rabeta de um cambio 4m de opala 6cil



depois de cortado ficou assim:


uma outra coisa muito facil foi cortar a haste de mudancas da 5ª e ré, pois na C20 ela é bem comprida e entra dentro da rabeta quando se engata a 5ª, e na rabeta do opala nao tem esse furo pra ela entrar.....é só cortar uns 3cm (se nao me engano) depois do furo do pino elastico q trava a haste na luva de mudanças.

outra mudanca a ser feita é um furo com rosca pra colocar o interruptor da marcha é....pois na rabeta do 4cil ela fica atraz...no 6cil ela tem q ficar ali na frente.


outra coisa q eu deveria ter feito e nao fiz (e nem vou fazer agora) era refazer o furo onde vai esse pino da seletora...pois no cambio 5m ele fica em um algulo diferente do 4m entao a 3ª e 4ª nao engata bem no meio certinho...tem q jogar um pouquinho pro lado da 5ª e ré....porem nao vou desmontar o cambio todo novamente pra fazer esse furo.....talvez eu tente furar com cambio ainda montado...mas vai ser dificil....o varao é de aco...muito dificil furar sem o apoio firme por baixo.....


por causa da tampa q esse cambio tem ele fica uns 2cm maior q do opala....da pra ver na foto acima...porem isso é irrelevante sendo comparado com os 7,5 ou 8cm a menos q o trambulador do cambio da C20 tem de diferenca pro cambio do opala.


o cambio ainda nao foi pro motor...talvez semana q vem...ainda tenho q levar o volante pra reabrir a pista pra 250mm.....e agora voltei pro trampo entao complica.


aqui o cambio ja montado e quase pronto pra ir pro carro testar ver se ficou boa minha repaçao e montagem nele em si...e tbem a fusao com a solda e as mudancas q foram feitas na rabeta e trambulador.....tbem ja esta com a alavanca, trambulador e manopla do cambio 5m do opala










quando eu montar eu posto mais alguma coisas....
comentarios, criticas, dicas, ideias e elogios sao bem vindos....ate pq se esse eixo feito quebrar eu tenho outro aqui...e monto com ele com a rabeta da C20 mesmo.....ou tento ir atraz de um eixo do 2205B....

como eu disse quem nao arrisca nao petisca!!!
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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por Ivo Filho em Sex 31 Mar - 20:05:09

Ola, não.....eu particularmente gosto de montar esse cambio em opala com tunel baixo, pois coloco o ressalto do opala moderno um pouco mais para frente. fica perfeito mas o console original nao da certo. Uma alternativa legal é relocar o furo no console e tenho quem faça o serviço de forma que vc nao distingue o original do modificado em termos de acabamento.....

O console do carro do Alexandre sabatini foi modificado pois era de cambio cleck cleck e montei um do 92.


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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por Rubão6cc em Sex 31 Mar - 20:11:46

Caramba Marcos! Que trampo tudo isso! Tomara que dê certo mesmo!!


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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por Ivo Filho em Sex 31 Mar - 20:11:57

ola, nao esqueça de modificar onde vai o motor de partida....com o cambio no lugar fica bem mais dificil


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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por BenKenobi em Sex 31 Mar - 20:28:13

Muito boa a adaptacao Marcos,

Creio eu que nao vai ter problemas... Vai ser mais fraco, mas vai funcionar.

O que quebra ali no eixo entalhado, é as trocas de marcha na veia. Se usar bem cuidado, vai dar certo sim.

Achei bem legal o trabalho no trambulador, mas só pelo que voce disse deu bastante trabalho.
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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 31 Mar - 21:15:13

Ivo Filho escreveu:ola, nao esqueça de modificar onde vai o motor de partida....com o cambio no lugar fica bem mais dificil


sim sim....vou cortar a caixa seca da C20 antes...ja estou olhando e fazendo algumas marcacoes pra cortar....


ate comecei cortar um pouco hj cedo e lembrei do pedrao...ele me disse q era um trampo chato e saia uma fumaca fidida do corte....

eu nao imaginei q fosse tao fidida Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked

estou com gosto de ferrugem na boca ate agora....credo kkkkkkkkkkkkkk
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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 31 Mar - 21:44:16

Ivo Filho escreveu:eu ia postar um projeto que mostro todo o passo a passo para montar esse cambio no opala, mas graças a um problema que tivremos com o antigo servidor de imagens a coisa se perdeu...

http://www.opaleirosdoparana.com/t20181-resolvidoprojeto-opala-79-injetado-by-ivo-filho-ja-tem-foto-do-carro-pronto-na-pagina-13

mas pra ajudar no item embreagem.....use o disco da s-10 2.2...é o mesmo disco do opala 3 marchas por mais incrivel que pareça...e dara certo nesse cambio sem mexer em nada no disco piloto. use o plato do opala mesmo.

antes de montar o cambio no carro, pre monte a capa seca para marcar onde deve fazer um recorte nela para passar o motor de partida do opala....lembre-se de nunca deixar cantos vivos no corte.


eu vi esse topico...mas as fotos se foram.......


sobre o disco da s10 o pedrao ja havia me falado....mas ele é caro...eu paguei 80 num borg warner novo de 250mm.....e como ja ia ter q trocar o plato (usar plato veio e disco novo é um trampo sujo) eu comprei o disco de 250mm mesmo....q saiu ate mais barato q o de 230mm


queria saber como é o esquema certo de reabrir a pista do vira pra 250mm...dizem q vc sabe um jeito certo.....

tbem preciso ajeitar a caixa seca ainda....tem algumas dicas e macetes??

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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 31 Mar - 21:46:18

Rubão6cc escreveu:
Ivo Filho escreveu:eu ia postar um projeto que mostro todo o passo a passo para montar esse cambio no opala, mas graças a um problema que tivremos com o antigo servidor de imagens a coisa se perdeu...

http://www.opaleirosdoparana.com/t20181-resolvidoprojeto-opala-79-injetado-by-ivo-filho-ja-tem-foto-do-carro-pronto-na-pagina-13

mas pra ajudar no item embreagem.....use o disco da s-10 2.2...é o mesmo disco do opala 3 marchas por mais incrivel que pareça...e dara certo nesse cambio sem mexer em nada no disco piloto. use o plato do opala mesmo.

antes de montar o cambio no carro, pre monte a capa seca para marcar onde deve fazer um recorte nela para passar o motor de partida do opala....lembre-se de nunca deixar cantos vivos no corte.

Ivo...aproveitando que está por aqui...vc que consegue fazer coisas diferenciadas...é possível colocar esses câmbios sem arrombar o túnel e o console? Deixando no lugar original?



lembrei disso inicio do post da fusao...fiz minhas condolencias aos seus resisitos kkkkkkkkkkkkk
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Re: Cambio de c20 na caravan

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 31 Mar - 21:49:43

BenKenobi escreveu:Muito boa a adaptacao Marcos,

Creio eu que nao vai ter problemas... Vai ser mais fraco, mas vai funcionar.

O que quebra ali no eixo entalhado, é as trocas de marcha na veia. Se usar bem cuidado, vai dar certo sim.

Achei bem legal o trabalho no trambulador, mas só pelo que voce disse deu bastante trabalho.


tomara!!!


rapaz.....o lance do trambulador ja é chato ate mesmo montando original.....imagina testando fazendo uma coisa q foi feito errada??

eu juro q quase desisti......foi dificil em!!!!


entao.....vamo ve cara....se der problema eu monto com o outro q ta aqui......

se eu nao testar eu nunka vou saber!!

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