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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

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comodoro 91/91

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comodoro 91/91

Mensagem por Leoms em Qua 14 Jun - 10:03:32

pessoal, como já dito na apresentação sou recém proprietário de um comodoro sle completo, 91/91, seis cilindros, o carro, no geral , está em bom nível, mas como todo antigo sempre há algo a restaurar/ melhorar. notei os seguintes problemas:

1)o carro estava rebaixado. Ja comprei o jogo de molas fabrini para volta-lo a altura original e revisar a suspensão.
2) o cambio dele que era original 4 marchas foi trocado pelo 5 do 92. As marchas engatam perfeitamente, entretanto, esta com muita folga na alavanca. vcs acham que pode ser troca do reparos da alavanca, trabulador ou o proprio cambio com defeito? porque em outros opalas que testei as trocas eram justas, gostaria que ficassem assim .
3) o carro esta usando um carburador 3e. aparentemente esta gastando muito e com cheiro de excesso de gasolina, quando da a primeira partida e quando acelera tudo. o antigo proprietário disse que o mecânico deixou com excesso pra não dar falta, não sei se isto procede, mesmo porque o desempenho do carro é fraco. o que vcs sugerem a fazer. não tenho muito preocupação com consumo, entendo uma media de 4 a 5 na cidade e 6.5 a oito na estrada boa. vcs acham melhor consertar este 3e ou é melhor colocar um carburador melhor, como uma weber 40. com disse só ando final de semana e não quero levar pau de golzinho 1.6 na estrada , o que esta acontecendo. rss
4) tem um barulho me incomodando não sei provem do cambio ou do diferencial. vou tentar explicar: quando se esta em aceleração pode ser um baixa carga ou alta ouve um barulho semelhante áqueles quando esta em ré tipo:uuuuuuu. quando tirar o pe do acelerador ou em ponto morto diminue bem o barulho. é semelhante a rolamento, mas acredito que não seja pois se não faria também em ponto morto. isto incomoda na estrada. como dito, a embreagem é nova e o cambio engata perfeitamente. o antigo dono disse que o diferencial é um dana, não sei qual a relação, mas a 90 em 5 ele esta a 2000 rpm.
5) os bancos estão bem sujos. vou levar num tapeceiro que vai retirar as capas de banco e preencher as espumas dos bancos dianteiros. vcs sabem a melhor forma de lavar estas capas em casa? vcs acham interessante aproveitar e retirar também o carpete para lavar e avaliar a situação do assoalho?

por enquanto é isso, desculpem o texto grande, é que são varias coisas para perguntar, pois não tenho experiencia com este tipo de carro.
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Re: comodoro 91/91

Mensagem por opala4cc em Qua 14 Jun - 11:38:01

Leoms escreveu:pessoal, como já dito na apresentação sou recém proprietário de um comodoro sle completo, 91/91, seis cilindros, o carro, no geral , está em bom nível, mas como todo antigo sempre há algo a restaurar/ melhorar.  notei os seguintes problemas:

1)o carro estava rebaixado. Ja comprei o jogo de molas fabrini para volta-lo a altura original e revisar a suspensão.
2) o cambio dele que era original  4 marchas foi trocado pelo 5 do 92. As marchas engatam perfeitamente, entretanto, esta com muita folga na alavanca. vcs acham que pode ser troca do reparos da alavanca, trabulador ou o proprio cambio com defeito? porque em outros opalas que testei as trocas eram justas, gostaria que ficassem assim .
3) o carro esta usando um carburador 3e. aparentemente esta gastando muito e com cheiro de excesso de gasolina, quando da a primeira partida e quando acelera tudo. o antigo proprietário disse que o mecânico deixou com excesso pra não dar falta, não sei se isto procede, mesmo porque o desempenho do carro é fraco. o que vcs  sugerem a fazer. não tenho muito preocupação com consumo, entendo uma media de 4 a 5 na cidade e 6.5 a oito na estrada boa. vcs acham melhor   consertar este 3e ou é melhor  colocar um carburador melhor, como uma weber 40. com disse só ando final de semana e não quero levar pau de golzinho 1.6  na estrada , o que esta acontecendo. rss
4) tem um barulho me incomodando não sei provem do cambio ou do diferencial. vou tentar explicar: quando se esta em aceleração pode ser um baixa carga ou alta ouve um barulho semelhante áqueles quando esta em ré tipo:uuuuuuu. quando tirar o pe do acelerador ou em ponto morto diminue bem  o barulho.  é semelhante a rolamento, mas acredito que não seja pois se não faria também em ponto morto.  isto incomoda na estrada. como dito, a embreagem é nova e o cambio engata perfeitamente. o antigo dono disse que o diferencial é um dana, não sei qual a relação, mas a 90 em 5 ele esta a 2000 rpm.
5) os bancos estão bem sujos. vou levar num tapeceiro que vai retirar as capas de banco e preencher as espumas dos bancos dianteiros. vcs sabem a melhor forma de lavar estas capas em casa? vcs acham interessante aproveitar e retirar também o carpete para lavar e avaliar a situação do assoalho?

por enquanto é isso, desculpem o texto grande, é que são varias coisas para perguntar, pois não tenho experiencia com este tipo de carro.

2) Veja primeiro se é um câmbio "fusionado" ou o original dos 92 6cc 5 marchas.
3) Se você optar por trocar o carburador, vai ter de desativar o cânister, mexer no cabo do acelerador, trocar o coletor de admissão, etc... Manda esse carburador em um especialista de verdade e o carro vai ficar muito liso de andar e dar partida. É da minha opinião que deveria manter a originalidade.
5) No canal do tonella tem um vídeo onde o Eduardo Saura leva uma máquina para limpeza a vapor dos bancos de um carro. Tem mais vídeos no canal do Eduardo Saura, um monzeiro. Acho que você deveria tentar primeiro esse tipo de limpeza. Eu DUVIDO que você consiga uma mão-de-obra cuidados e talentosa para remover e recolocar as forrações. Já fiz esse tipo de serviço e o maior problema em lavar as forrações através da submersão em água é que as forrações dos assentos dianteiros têm uma lâmina de cartolina costurada no tecido nas bordas inferiores. Essa lâmina de cartolina não resiste à água. Então, resta a limpeza à vapor, que é feita com a forração no lugar.
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Re: comodoro 91/91

Mensagem por Leoms em Qua 14 Jun - 17:23:55

opala4cc escreveu:
Leoms escreveu:pessoal, como já dito na apresentação sou recém proprietário de um comodoro sle completo, 91/91, seis cilindros, o carro, no geral , está em bom nível, mas como todo antigo sempre há algo a restaurar/ melhorar.  notei os seguintes problemas:

1)o carro estava rebaixado. Ja comprei o jogo de molas fabrini para volta-lo a altura original e revisar a suspensão.
2) o cambio dele que era original  4 marchas foi trocado pelo 5 do 92. As marchas engatam perfeitamente, entretanto, esta com muita folga na alavanca. vcs acham que pode ser troca do reparos da alavanca, trabulador ou o proprio cambio com defeito? porque em outros opalas que testei as trocas eram justas, gostaria que ficassem assim .
3) o carro esta usando um carburador 3e. aparentemente esta gastando muito e com cheiro de excesso de gasolina, quando da a primeira partida e quando acelera tudo. o antigo proprietário disse que o mecânico deixou com excesso pra não dar falta, não sei se isto procede, mesmo porque o desempenho do carro é fraco. o que vcs  sugerem a fazer. não tenho muito preocupação com consumo, entendo uma media de 4 a 5 na cidade e 6.5 a oito na estrada boa. vcs acham melhor   consertar este 3e ou é melhor  colocar um carburador melhor, como uma weber 40. com disse só ando final de semana e não quero levar pau de golzinho 1.6  na estrada , o que esta acontecendo. rss
4) tem um barulho me incomodando não sei provem do cambio ou do diferencial. vou tentar explicar: quando se esta em aceleração pode ser um baixa carga ou alta ouve um barulho semelhante áqueles quando esta em ré tipo:uuuuuuu. quando tirar o pe do acelerador ou em ponto morto diminue bem  o barulho.  é semelhante a rolamento, mas acredito que não seja pois se não faria também em ponto morto.  isto incomoda na estrada. como dito, a embreagem é nova e o cambio engata perfeitamente. o antigo dono disse que o diferencial é um dana, não sei qual a relação, mas a 90 em 5 ele esta a 2000 rpm.
5) os bancos estão bem sujos. vou levar num tapeceiro que vai retirar as capas de banco e preencher as espumas dos bancos dianteiros. vcs sabem a melhor forma de lavar estas capas em casa? vcs acham interessante aproveitar e retirar também o carpete para lavar e avaliar a situação do assoalho?

por enquanto é isso, desculpem o texto grande, é que são varias coisas para perguntar, pois não tenho experiencia com este tipo de carro.

2) Veja primeiro se é um câmbio "fusionado" ou o original dos 92 6cc 5 marchas.
3) Se você optar por trocar o carburador, vai ter de desativar o cânister, mexer no cabo do acelerador, trocar o coletor de admissão, etc... Manda esse carburador em um especialista de verdade e o carro vai ficar muito liso de andar e dar partida. É da minha opinião que deveria manter a originalidade.
5) No canal do tonella tem um vídeo onde o Eduardo Saura leva uma máquina para limpeza a vapor dos bancos de um carro. Tem mais vídeos no canal do Eduardo Saura, um monzeiro. Acho que você deveria tentar primeiro esse tipo de limpeza. Eu DUVIDO que você consiga uma mão-de-obra cuidados e talentosa para remover e recolocar as forrações. Já fiz esse tipo de serviço e o maior problema em lavar as forrações através da submersão em água é que as forrações dos assentos dianteiros têm uma lâmina de cartolina costurada no tecido nas bordas inferiores. Essa lâmina de cartolina não resiste à água. Então, resta a limpeza à vapor, que é feita com a forração no lugar.

2) vi um video no youtube mostrando como identificar se o cambio é o original 5 marchas e parece que realmente é o de 5 marchas original. mas quando puder encaminho uma foto exterior dele pra vcs darem uma olhada.
3) sim, até prefiro que mantenha a originalidade, mas o problema é o tal do "especialista" moro em campo grande/MS alguém poderia indicar algum mecânico nesta cidade.?
4) o tapeceiro me garantiu que coloca as capas no lugar novamente com originalidade. agora não sei. iria fazer este serviço pra aproveitar e preencher as espumas dos bancos.
quanto a o barulho citado acima, teria alguma opinião? obrigado
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Re: comodoro 91/91

Mensagem por opala4cc em Qua 14 Jun - 19:41:41

Leoms escreveu:
opala4cc escreveu:

2) Veja primeiro se é um câmbio "fusionado" ou o original dos 92 6cc 5 marchas.
3) Se você optar por trocar o carburador, vai ter de desativar o cânister, mexer no cabo do acelerador, trocar o coletor de admissão, etc... Manda esse carburador em um especialista de verdade e o carro vai ficar muito liso de andar e dar partida. É da minha opinião que deveria manter a originalidade.
5) No canal do tonella tem um vídeo onde o Eduardo Saura leva uma máquina para limpeza a vapor dos bancos de um carro. Tem mais vídeos no canal do Eduardo Saura, um monzeiro. Acho que você deveria tentar primeiro esse tipo de limpeza. Eu DUVIDO que você consiga uma mão-de-obra cuidados e talentosa para remover e recolocar as forrações. Já fiz esse tipo de serviço e o maior problema em lavar as forrações através da submersão em água é que as forrações dos assentos dianteiros têm uma lâmina de cartolina costurada no tecido nas bordas inferiores. Essa lâmina de cartolina não resiste à água. Então, resta a limpeza à vapor, que é feita com a forração no lugar.

2) vi um video no youtube mostrando como identificar se o cambio é o original 5 marchas  e parece que  realmente é o de 5 marchas original. mas quando puder encaminho uma foto exterior dele pra vcs darem uma olhada.
3) sim, até prefiro que mantenha a originalidade, mas o problema é o tal do "especialista" moro em campo grande/MS alguém poderia indicar algum mecânico nesta cidade.?
4) o tapeceiro me garantiu que coloca as capas no lugar novamente  com originalidade. agora não sei. iria fazer este serviço pra aproveitar e preencher as espumas dos bancos.
quanto a o barulho citado acima, teria alguma opinião? obrigado

Ou é rolamentos do câmbio ou é rolamento/folga no diferencial. Depende do ruído. Acho mais fácil identificar se tem folga excessiva no diferencial. De qualquer forma, não faz muita diferença, pois qualquer uma das possibilidades você terá de enviar o componente (câmbio ou diferencial) para uma oficina que lide com isso. A não ser que você queira se aventurar no câmbio. No diferencial, eu não aconselho, porque é muito difícil acertar a folga. O câmbio é mais difícil de tirar e o diferencial é mais fácil. Isso faz de ambos tarefa difícil para um faça você mesmo. Principalmente para eventuais aventureiros ou inexperientes em mecânica.
Sobre o tapeceiro... então mencione para ele o que eu lhe disse. Ele vai ter de descosturar a tira de papelão que fica na borda do forro dos assentos dos bancos dianteiros, antes de mergulhá-los na água. Depois, quando seco, tem de re-costurar antes de colocar. Caso contrário, vai danificar.
Sobre o carburador... talvez seja hora de cogitar tirar o carburador do carro você mesmo e mandar a um especialista de outra cidade, via correios. Quando o carburador chegar, você só terá de regular o parafuso de mistura e o de marcha-lenta. Dois caras conceituados em carburadores são o Sílvio Carburadores e o Alan da A. J. carburadores. O primeiro, tem um canal no youtoba. O segundo eu não sei, mas você acha referência no canal do Tonella no youtoba e no google. Pagar para um cara bom mexer é o caro que sai barato, pois o especialista desfaz as sabotagens, troca as peças danificadas e repõe as peças faltantes.
Quando o carburador chegar, não deve ser difícil você encontrar um mecânico apenas para regular a mistura e a marcha-lenta.
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Re: comodoro 91/91

Mensagem por Rubão6cc em Qua 14 Jun - 21:02:45

Colega ...também estou morando em campo grande ...sobre o cambio 5m existe um cara famoso na cidade que chama kiridão...ele faz cambio 4 marchas virar 5 e muita gente conhece ele...a julgar por isso creio ser grande a possibilidade do seu câmbio ter sido feito por ele ....sobre um mecânico em campo grande ...sei de uma oficina que o cara é especialista em mexer com opala ...la tem vários , alguns são dele a venda inclusive ....agora já não sei dizer se realmente é bom...só indo pra conferir mas a principio ele manja de opala ...se quiser saber o endereço me envia MP.


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Re: comodoro 91/91

Mensagem por Leoms em Qua 14 Jun - 21:46:48

Blz parceiro. Não estou conseguindo enviar mp. Se puder me passar o endereço da oficina
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Re: comodoro 91/91

Mensagem por Leoms em Sab 24 Jun - 19:05:31

Pessoal amanhã pego o carro na oficina. Foram trocadas as molas " 1 terminal"" 2 pivo" flexivel freio, regulagem e revisão carburador e troca reparo alavanca cambio
Agora vou trocar os peneus e alinhar
To querendo tirar a película do vidro. Qual a melhor maneira pra nao danificar o desembaraçardor?
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Re: comodoro 91/91

Mensagem por opala4cc em Sab 24 Jun - 19:22:39

Leoms escreveu:Pessoal amanhã pego o carro na oficina.  Foram trocadas as molas " 1 terminal"" 2 pivo" flexivel freio, regulagem e revisão carburador e troca reparo alavanca cambio
Agora vou trocar os peneus e alinhar
To querendo tirar a película do vidro. Qual a melhor maneira pra nao danificar o desembaraçardor?

DIZEM, mas eu nunca experimentei tirar uma película de vidro, que a melhor maneira é com um secador de cabelo aquecendo o vidro. Você direciona o secador para o local aonde vai começar a puxar a película e mantém o fluxo de ar quente do secador sempre na parte que está descolando do vidro enquanto vai puxando beeeemmmm devagar. Deve ser demorado e trabalhoso!
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Re: comodoro 91/91

Mensagem por Rubão6cc em Sab 24 Jun - 20:00:53

Leoms escreveu:Pessoal amanhã pego o carro na oficina.  Foram trocadas as molas " 1 terminal"" 2 pivo" flexivel freio, regulagem e revisão carburador e troca reparo alavanca cambio
Agora vou trocar os peneus e alinhar
To querendo tirar a película do vidro. Qual a melhor maneira pra nao danificar o desembaraçardor?

Olha...primeira pessoa que vi se preocupar com isso porque os jumentos não tem esse cuidado e são maioria


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Re: comodoro 91/91

Mensagem por Mirão em Dom 25 Jun - 19:28:19

Correto o opala4cc, mas não é o secador não . Fui fazer isso em uma caminhonete e quase perco o desembaçador. O motivo é que alguns inventores passaram a utilizar o secador por se parecer muito com aquele aparelho utilizado pelos aplicadores de película e plotagens (envelopamento) em lataria. O melhor é levar em especialistas nesse tipo de serviço para não perder o desembaçador. O calor do secador de cabelo não é compatível para esse serviço, a não ser que sejam secadores profissionais, o qual também não é garantido, pois existem várias configurações de películas, algumas bem sem vergonhas e outras de excelente qualidade. O custo do serviço é baixíssimo, você só tem a ganhar.
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Mensagem por Leoms em Ter 4 Jul - 17:24:57

pessoal peguei o carro na oficina, mas não resolveu os problemas, se puderam dar uma luz:
1) folga grande na alavanca de marchas. trocou os reparos do trambulador. deu uma melhorada no começo, mas continuou com folga. apos andar um pouco a folga voltou toda. a alavanca fica mole tanto em ponto morto, como engatado. o que sera que pode ser: sera que se trocar o trambulador inteiro resolve ou pode ser interno do cambio.
2) insufilm. retirei. ficou bom.
3) suspensão. troca de mola e pneu. ok.
4) luz da painel queimou. tem que retirar o painel de instrumentos para trocar?. vi alguem falando que seria possível a troca sem retirar.
5) depois de encher o tanque passou a passar cheiro forte de gasolina para dentro do carro, ficando até com a roupa cheirando gasolina. fui dar uma investigado e vi que aquela borracha da boia tem sinal de gasolina e tb tem alguns buracos sem vedação na parede corta fogo passando o vento do cofre para a cabine, nos pés. percebi também bastante sujeira por baixo do tapete, deve estar passando pelos buracos da parede corta fogo. vcs sabem como é feita esta vedação dos buracos da parede corta fogo por onde passsa cabo de embreagem, afogador, chicote etc? é com borracha ou tem algum outro material melhor.
6) carro após 120 km/h fica trepidando, principalmente com rotação alta, por exemplo: em 4 a 125 a 3700 rpm trepida bastante, inclusive o cambio. em 5 a 130, 140 não trepida.
e isso, valeu
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Re: comodoro 91/91

Mensagem por opala4cc em Ter 4 Jul - 17:54:19

Leoms escreveu:pessoal peguei o carro na oficina, mas não resolveu os problemas, se puderam dar uma luz:
1) folga grande na alavanca de marchas. trocou os reparos do trambulador. deu uma melhorada no começo, mas continuou com folga. apos andar um pouco a folga voltou toda. a alavanca fica mole tanto em ponto morto, como engatado. o que sera que pode ser: sera que se trocar o trambulador inteiro resolve ou pode ser interno do cambio.
2) insufilm. retirei. ficou bom.
3) suspensão. troca de mola e pneu. ok.
4) luz da painel queimou. tem que retirar o painel de instrumentos para trocar?. vi alguem falando que seria possível a troca sem retirar.
5) depois de encher o tanque passou a passar cheiro forte de gasolina para dentro do carro, ficando até com a roupa cheirando gasolina. fui dar uma investigado e vi que aquela borracha da boia tem sinal de gasolina e tb tem alguns buracos sem vedação na parede corta fogo passando o vento do cofre para a cabine, nos pés. percebi também bastante sujeira por baixo do tapete, deve estar passando pelos buracos da parede corta fogo. vcs sabem como é feita esta vedação dos buracos da parede corta fogo por onde passsa cabo de embreagem, afogador, chicote etc? é com borracha ou tem algum outro material melhor.
6) carro após 120 km/h fica trepidando, principalmente com rotação alta, por exemplo: em 4 a 125 a 3700 rpm trepida bastante, inclusive o cambio. em 5 a 130, 140 não trepida.
e isso, valeu

1) O que dá a firmeza na alavanca desse câmbio é a boa condição e presença das peças circuladas em vermelho na figura 1, principalmente das molas 9 e 20:


Figura 1: as peças do trambulador moderno.


4) Melhor retirar o painel. Aproveite para sacar TODAS as lâmpadas uma por vez e inspecionar o bulbo de vidro de cada uma. Se estiver escurecido, troque preventivamente. Ao remontar tudo e constatar que todas as lâmpadas agora estão funcionando, coloque o reostato no máximo e em seguida diminua a intensidade em cerca de 30%.

5)Os buracos da parede corta-fogo (firewall) são TODOS vedados com tampões de borracha. Os furos por onde passam cabos ou fios também contém chupetas de borracha para vedação. O flange que tapa o buraco por onde passa a coluna da direção tanto no firewall quanto no tubo da coluna de direção, tem vedação de borracha também.
Os opalas 91 têm um cânister, que funciona em conjunto com o carburador e o tanque de combustível. As mangueirinhas do cânister, retorno de combustível, alimentação e de outros dispositivos agregados ao carburador precisam estar corretamente conectadas e todos os componentes dessas linhas precisam estar lá (como válvula unidirecional, etc...) e estarem bem vedados com mangueirinhas novas. O carburador (que provavelmente é o broxol 3e) não pode estar babando combustível para fora do corpo pelas juntas nem qualquer outro ligar e a junta de cortiça do buraco onde encaixa o medidor de combustível no porta-malas tem de estar vedando rigorosamente bem. Se algo citado não estiver bem, vai feder a combustível mesmo.
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Re: comodoro 91/91

Mensagem por opala4cc em Ter 4 Jul - 18:00:07

Se a trepidação só começa lá pelos 120Km/h, significa que mais provavelmente:

1) Os pneus ou um dos pneus pode estar encalombado (principalmente os dianteiros);
2) O conjunto roda+pneu não foi corretamente balanceado;
3) Uma das rodas está muito empenada, não dando balanceamento adequado.
4) Foi feita uma recuperação de remendo vulcanizado muito grande por dentro do pneu para fechar algum rasgo, não permitindo o balanceamento suficiente.
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Re: comodoro 91/91

Mensagem por Rubão6cc em Ter 4 Jul - 23:05:55

Leoms escreveu:pessoal peguei o carro na oficina, mas não resolveu os problemas, se puderam dar uma luz:
1) folga grande na alavanca de marchas. trocou os reparos do trambulador. deu uma melhorada no começo, mas continuou com folga. apos andar um pouco a folga voltou toda. a alavanca fica mole tanto em ponto morto, como engatado. o que sera que pode ser: sera que se trocar o trambulador inteiro resolve ou pode ser interno do cambio.
2) insufilm. retirei. ficou bom.
3) suspensão. troca de mola e pneu. ok.
4) luz da painel queimou. tem que retirar o painel de instrumentos para trocar?. vi alguem falando que seria possível a troca sem retirar.
5) depois de encher o tanque passou a passar cheiro forte de gasolina para dentro do carro, ficando até com a roupa cheirando gasolina. fui dar uma investigado e vi que aquela borracha da boia tem sinal de gasolina e tb tem alguns buracos sem vedação na parede corta fogo passando o vento do cofre para a cabine, nos pés. percebi também bastante sujeira por baixo do tapete, deve estar passando pelos buracos da parede corta fogo. vcs sabem como é feita esta vedação dos buracos da parede corta fogo por onde passsa cabo de embreagem, afogador, chicote etc? é com borracha ou tem algum outro material melhor.
6) carro após 120 km/h fica trepidando, principalmente com rotação alta, por exemplo: em 4 a 125 a 3700 rpm trepida bastante, inclusive o cambio. em 5 a 130, 140 não trepida.
e isso, valeu


Com relação ao painel...sugiro que você mesmo troque a lâmpada pois se deixar pra terceiros é muitíssimo provável que irão estragar seu painel...não é difícil tirar ele fora, só leva um tempinho..tipo uma tarde de domingo..se quiser encarar a empreitada avisa que explico como se faz. Se alguém trincar seu acrílico depois você vai ver o desgosto que terá e a dificuldade pra achar um para reposição. A parte que inspira mais cuidados é o ACRÍLICO.


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Re: comodoro 91/91

Mensagem por Leoms em Qua 5 Jul - 14:50:17

Rubão6cc escreveu:
Leoms escreveu:pessoal peguei o carro na oficina, mas não resolveu os problemas, se puderam dar uma luz:
1) folga grande na alavanca de marchas. trocou os reparos do trambulador. deu uma melhorada no começo, mas continuou com folga. apos andar um pouco a folga voltou toda. a alavanca fica mole tanto em ponto morto, como engatado. o que sera que pode ser: sera que se trocar o trambulador inteiro resolve ou pode ser interno do cambio.
2) insufilm. retirei. ficou bom.
3) suspensão. troca de mola e pneu. ok.
4) luz da painel queimou. tem que retirar o painel de instrumentos para trocar?. vi alguem falando que seria possível a troca sem retirar.
5) depois de encher o tanque passou a passar cheiro forte de gasolina para dentro do carro, ficando até com a roupa cheirando gasolina. fui dar uma investigado e vi que aquela borracha da boia tem sinal de gasolina e tb tem alguns buracos sem vedação na parede corta fogo passando o vento do cofre para a cabine, nos pés. percebi também bastante sujeira por baixo do tapete, deve estar passando pelos buracos da parede corta fogo. vcs sabem como é feita esta vedação dos buracos da parede corta fogo por onde passsa cabo de embreagem, afogador, chicote etc? é com borracha ou tem algum outro material melhor.
6) carro após 120 km/h fica trepidando, principalmente com rotação alta, por exemplo: em 4 a 125 a 3700 rpm trepida bastante, inclusive o cambio. em 5 a 130, 140 não trepida.
e isso, valeu


Com relação ao painel...sugiro que você mesmo troque a lâmpada pois se deixar pra terceiros é muitíssimo provável que irão estragar seu painel...não é difícil tirar ele fora, só leva um tempinho..tipo uma tarde de domingo..se quiser encarar a empreitada avisa que explico como se faz. Se alguém trincar seu acrílico depois você vai ver o desgosto que terá e a dificuldade pra achar um para reposição. A parte que inspira mais cuidados é o ACRÍLICO.

então rubão, o problema é que sou burro pra este tipo de coisa rss. vou deixar assim por enquanto até encontrar alguém de confiança, o que é raridade hoje em dia.

2. quanto á trepidação, os pneus são novos e foi balanceado. to achando que pode ser algo relacionado ao diferencial ou cambio, pois, como disse, a trepidação é maior em alta rotação.
3. quanto ao buracos da parede corta fogo, semana que vem vou levar ao tapeceiro para retirar bancos e carpetes e vou tampar os buracos do assoalho, vcs sabem onde sera que vende estas borrachas citadas pelo colega?
4. outra coisa que havia esquecido, o cabo do acelerador ta bambo, fica escapando do pedal. o pedal ta ruim também, ja encomendei na net. quanto ao cabo vi que ele é encaixado numa peça plastica, acho que esta deve estar com defeito e não esta prendendo ele no lugar.
5. são muitas coisinhas, mas vamos arrumando por parte. quando comprei o carro não havia percebido varias coisas, só depois com a convivência que vamos sabendo das gambiarras. pelo menos ergui ele ontem e o assoalho esta em bom estado sem nenhum sinal de ferrugem, aparentemente original.
6. o carro apresenta varios barulhinhos internos, sendo que nos outros opalas que andei eles eram bem silenciosos. como vou desmontar bancos e tapete, quero dar uma geral também nos encaixes do forro de porta, caixas de som etc. alguem ja deu uma geral dessa, sabe de onde vem a maioria dos ruidos? o que indicam?.
7. os bancos tem sinal de ferrugem nas estruturas, acho que é bom dar uma manutenção para envitar problemas futuros, o que deve ser feito?
valeu pessoal, vcs entendem mais que os mecanicos orenha, mas a gente fala pros caras e eles não escutam. hoje falei com o silvio carburadores. ele foi muito atencioso e pediu pra eu enviar meu bura pra ele avaliar e fazer o orçamento sem compromisso, outro nivel.
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Re: comodoro 91/91

Mensagem por opala4cc em Qua 5 Jul - 16:39:40

Leoms escreveu:
Rubão6cc escreveu:


Com relação ao painel...sugiro que você mesmo troque a lâmpada pois se deixar pra terceiros é muitíssimo provável que irão estragar seu painel...não é difícil tirar ele fora, só leva um tempinho..tipo uma tarde de domingo..se quiser encarar a empreitada avisa que explico como se faz. Se alguém trincar seu acrílico depois você vai ver o desgosto que terá e a dificuldade pra achar um para reposição. A parte que inspira mais cuidados é o ACRÍLICO.

então rubão, o problema é que sou burro pra este tipo de coisa rss. vou deixar assim por enquanto até encontrar alguém de confiança, o que é raridade hoje em dia.

2. quanto á trepidação, os pneus são novos e foi balanceado. to achando que pode ser algo relacionado ao diferencial ou cambio, pois, como disse, a trepidação é maior em alta rotação.
.

Não, você disse que a trepidacao aparecia aos 120km/h. Agora está dizendo que é em alta rotação. É diferente e leva a diagnósticodiferentes.
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Re: comodoro 91/91

Mensagem por Leoms em Qua 5 Jul - 17:30:00

opala4cc escreveu:
Leoms escreveu:

então rubão, o problema é que sou burro pra este tipo de coisa rss. vou deixar assim por enquanto até encontrar alguém de confiança, o que é raridade hoje em dia.

2. quanto á trepidação, os pneus são novos e foi balanceado. to achando que pode ser algo relacionado ao diferencial ou cambio, pois, como disse, a trepidação é maior em alta rotação.
.

Não,  você disse que a trepidacao aparecia aos 120km/h. Agora está dizendo que é em alta rotação.  É diferente e leva a diagnósticodiferentes.
, como expliquei acima. a trepidação aparece em rotação mais alta. exemplo: em 4 marcha por volta de 3500 rpm começa trepidar. em 5 a 130, 140 3000 rpm não trepida(cambio 5 marchas do 92). por isso estou achando que deve estar relacionado a diferencial ou cambio. não sei se deu pra compreender
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Re: comodoro 91/91

Mensagem por Leoms em Qua 5 Jul - 17:31:51

Leoms escreveu:
opala4cc escreveu:

Não,  você disse que a trepidacao aparecia aos 120km/h. Agora está dizendo que é em alta rotação.  É diferente e leva a diagnósticodiferentes.
, como expliquei acima. a trepidação aparece em rotação mais alta. exemplo: em 4 marcha por volta de 3500 rpm começa trepidar. em 5 a 130, 140 3000 rpm não trepida(cambio 5 marchas do 92). por isso estou achando que deve estar relacionado a diferencial ou cambio. não sei se deu pra compreender

até quando começa a trepidação a alacanca do cambio fica tremendo.
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Re: comodoro 91/91

Mensagem por opala4cc em Qua 5 Jul - 21:26:09

Leoms escreveu:
Leoms escreveu:
, como expliquei acima. a trepidação aparece em rotação mais alta. exemplo: em 4 marcha por volta de 3500 rpm começa trepidar. em 5 a 130, 140 3000 rpm não trepida(cambio 5 marchas do 92). por isso estou achando que deve estar relacionado a diferencial ou cambio. não sei se deu pra compreender

até quando começa a trepidação a alacanca do cambio fica tremendo.

Veja se o coxim do câmbio 1)está ruim, 2)se é o coxim correto e 3)se está corretamente montado e aparafusado.
Veja a árvore do cardã. Foi pintada recentemente? Há sinais de plaquinha de balanceamento arrancada? Há sinais de raspadas na superfície? Os parafusos do cardã estão apertados? Há folga entre os segmentos do cardã bi-partido? O rolamento do cardã bi-partido está bom?
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Re: comodoro 91/91

Mensagem por Leoms em Qui 6 Jul - 8:37:14

opala4cc escreveu:
Leoms escreveu:

até quando começa a trepidação a alacanca do cambio fica tremendo.

Veja se o coxim do câmbio 1)está ruim, 2)se é o coxim correto e 3)se está corretamente montado e aparafusado.
Veja a árvore do cardã. Foi pintada recentemente? Há sinais de plaquinha de balanceamento arrancada? Há sinais de raspadas na superfície? Os parafusos do cardã estão apertados? Há folga entre os segmentos do cardã bi-partido? O rolamento do cardã bi-partido está bom?

o carro esta com cardão inteiriço(aparentemente novo) e tem diferencial dana. uma pergunta de leigo: a velocidade que o cardão gira, por exemplo em segunda a 3000 rpm é a mesma em 5 marcha a 3000 rpm?

ontém estava fuçando no acelerador e percebi que a haste esta bamba e com curso pequeno. acho que não esta conseguindo dar aceleração total. foi trocado o cabo do acelerador, suspeito que, para variar, fizeram cagada.
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Re: comodoro 91/91

Mensagem por opala4cc em Qui 6 Jul - 11:28:31

Leoms escreveu:
opala4cc escreveu:

Veja se o coxim do câmbio 1)está ruim, 2)se é o coxim correto e 3)se está corretamente montado e aparafusado.
Veja a árvore do cardã. Foi pintada recentemente? Há sinais de plaquinha de balanceamento arrancada? Há sinais de raspadas na superfície? Os parafusos do cardã estão apertados? Há folga entre os segmentos do cardã bi-partido? O rolamento do cardã bi-partido está bom?

o carro esta com cardão inteiriço(aparentemente novo)  e tem diferencial dana. uma pergunta de leigo: a velocidade que o cardão gira, por exemplo em segunda a 3000 rpm é a mesma em 5 marcha a 3000 rpm?

ontém estava fuçando no acelerador e percebi que a haste esta bamba e com curso pequeno. acho que não esta conseguindo dar aceleração total. foi trocado o cabo do acelerador, suspeito que, para variar, fizeram cagada.

Cardan inteiriço? Ihhh... Esse trem de força está bastante mexido...
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Re: comodoro 91/91

Mensagem por Rubão6cc em Qui 6 Jul - 11:34:05

opala4cc escreveu:
Leoms escreveu:

o carro esta com cardão inteiriço(aparentemente novo)  e tem diferencial dana. uma pergunta de leigo: a velocidade que o cardão gira, por exemplo em segunda a 3000 rpm é a mesma em 5 marcha a 3000 rpm?

ontém estava fuçando no acelerador e percebi que a haste esta bamba e com curso pequeno. acho que não esta conseguindo dar aceleração total. foi trocado o cabo do acelerador, suspeito que, para variar, fizeram cagada.

Cardan inteiriço? Ihhh... Esse trem de força está bastante mexido...

Melhor pra ele..o bi-partido é motivo de reclamação pra quem tem..


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Re: comodoro 91/91

Mensagem por opala4cc em Qui 6 Jul - 13:53:24

Rubão6cc escreveu:
opala4cc escreveu:

Cardan inteiriço? Ihhh... Esse trem de força está bastante mexido...

Melhor pra ele..o bi-partido é motivo de reclamação pra quem tem..

Negativo. Dá mais manutenção. Mas nos outros quesitos é melhor.

Esqueci de responder: a rotação do cardã ems egunda a 3000rpm NÃO é a mesma em quinta a 3000rpm. Se fosse, não haveria motivo para ter caixa de câmbio.
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Re: comodoro 91/91

Mensagem por Rubão6cc em Qui 6 Jul - 14:51:37

opala4cc escreveu:
Rubão6cc escreveu:

Melhor pra ele..o bi-partido é motivo de reclamação pra quem tem..

Negativo. Dá mais manutenção. Mas nos outros quesitos é melhor.

Esqueci de responder: a rotação do cardã ems egunda a 3000rpm NÃO é a mesma em quinta a 3000rpm. Se fosse, não haveria motivo para ter caixa de câmbio.

sim, eu sei, mas no quesito manutenção é problema , já vi muita gente reclamar ....no meu foi trocado creio justamente por isso ..e sei de muita gente que fez o mesmo..


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Re: comodoro 91/91

Mensagem por Leoms em Qui 6 Jul - 16:20:35

opala4cc escreveu:
Leoms escreveu:

o carro esta com cardão inteiriço(aparentemente novo)  e tem diferencial dana. uma pergunta de leigo: a velocidade que o cardão gira, por exemplo em segunda a 3000 rpm é a mesma em 5 marcha a 3000 rpm?

ontém estava fuçando no acelerador e percebi que a haste esta bamba e com curso pequeno. acho que não esta conseguindo dar aceleração total. foi trocado o cabo do acelerador, suspeito que, para variar, fizeram cagada.

Cardan inteiriço? Ihhh... Esse trem de força está bastante mexido...

então, depois que comprei o carro fiquei sabendo que o carro ja foi de pau, era turbinado. até desanimei com isso. depois o ex dono comprou, deu uma levantada boa, fez bastante coisa, tenho varias notas, gastou mais de 10 mil no carro. agora esta comigo e estou gastando um pouco também. mas, pelo que tem no mercado é um carro até bom: farois todos cibie, vidros originais, tapecaria original, sem sinal de ferrugem , lataria alinhada, foi dado um banho de tinta mas não ficou bom. ontem tirei o tapete pra ver o assoalho e esta em muito bom estado, entretanto, como disse, o carro foi fuçado, do que notei até agora que não é original: cambio 5 marchas do 92. diferencial dana. cardam inteiriço, tampa de valvula do omega, tucho mecânico e disse que tem comando 250 s.
sobre o cardam, quando for pra capital vou trocar as cruzetas e balancear.
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Re: comodoro 91/91

Mensagem por opala4cc em Qui 6 Jul - 17:33:12

Leoms escreveu:
opala4cc escreveu:

Cardan inteiriço? Ihhh... Esse trem de força está bastante mexido...

então, depois que comprei o carro fiquei sabendo que o carro ja foi de pau, era turbinado. até desanimei com isso. depois o ex dono comprou, deu uma levantada boa, fez bastante coisa, tenho varias notas, gastou mais de 10 mil no carro. agora esta comigo e estou gastando um pouco também. mas, pelo que tem no mercado é um carro até bom: farois todos cibie, vidros originais, tapecaria original, sem sinal de ferrugem , lataria alinhada, foi dado um banho de tinta mas não ficou bom. ontem tirei o tapete pra ver o assoalho e esta em muito bom estado, entretanto, como disse, o carro foi fuçado, do que notei até agora que não é original: cambio 5 marchas do 92. diferencial dana. cardam inteiriço, tampa de valvula do omega, tucho mecânico e disse que tem comando 250 s.
sobre o cardam, quando for pra capital vou trocar as cruzetas e balancear.

No seu caso, o cara que era dono quando tinha turbo é quem deve ter colocado o cardan inteiriço, que realmente é melhor, nesse caso. Tudo bem, no caso do câmbio 5m do 6 cil 1992 é uma upgrade (e uma tremenda upgrade). Os opalas 6 cilindros 1992 com o câmbio de 5m vinham com diferencial braseixos. O dana também é uma upgrade, desde que tenham feito um transplante decente do sistema de freios traseiros do diferencial braseixos para o dana.
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Re: comodoro 91/91

Mensagem por opala4cc em Qui 6 Jul - 17:38:02

Rubão6cc escreveu:
opala4cc escreveu:

Negativo. Dá mais manutenção. Mas nos outros quesitos é melhor.

Esqueci de responder: a rotação do cardã ems egunda a 3000rpm NÃO é a mesma em quinta a 3000rpm. Se fosse, não haveria motivo para ter caixa de câmbio.

sim, eu sei, mas no quesito manutenção é problema , já  vi muita gente reclamar ....no meu foi trocado creio justamente por isso ..e sei de muita gente que fez o mesmo..

Mas é claro que reclamam, tem mais cruzetas e tem um rolamento adicional caro ali no meio. Quanto mais peças móveis, mais componentes para se desgastarem e precisam estar todos em boas condições para que se usufrua das vantagens deste cardan...
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Re: comodoro 91/91

Mensagem por BenKenobi em Qui 6 Jul - 18:08:42

Leoms, nao desanime, o carro é um otimo carro porem com mais de 20 anos. Obvio que vai ter coisas a fazer.

A trepidacao pode ser proveniente do balanceamento do cardã x cruzeta. Como vc disse o carro era baixo e voce subiu. Isso da SIM diferenca no balanceamento no carda, e chega ate a perder ele. Tem videos no youtube que explicam bem isso.

O cheiro forte pode ser como ja dito carburador vazando combustivel, mangueiras vazando, mas tambem escape com juntas queimadas ou vazando, cano do escape furado. Isso contribui para o cheiro forte dentro do carro.

Se voce gosta do servico do tipo "faca voce mesmo" tem esse topico explicando do carburador.

http://www.opaleirosdoparana.com/t41153-limpeza-do-carburador-solex-brosol-3e

O fato de ser um 250s é bom, ja que voce nao quer tomar pau de golzinho 1.6 como disse. É o melhor comando pra potencia x conforto. Basta acertar a regulagem do carburador e ponto de ignicao do motor para ter um desempenho pra la de satisfatorio.

O pedal do acelerador escapando é a bucha do mancal do pedal. Alguns no forum fizeram com cabo de vassoura e disseram que ficou bom. Eu comprei no site da www.supimpa.com.br por 32 reais e ficou bom. Sao 2 parafusos que voce solta e coloca ela.

As luzes do painel podem ser um fusivel queimado, a localizacao do fusivel se acha no manual do opala, ou para trocar voce pode colocar a mao por tras do painel e consegue acessar as lampadas. Porem se seu carro tiver ar condicionado, as mangueiras atras vao quase que impedir totalmente de voce fazer isso nas lampadas do centro (velocimetro).

O cambio o Marcos Adriano vai poder te ajudar melhor com isso, daqui a pouco ele deve aparecer ai.
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Re: comodoro 91/91

Mensagem por Rubão6cc em Sex 7 Jul - 1:14:50

Leoms escreveu:
opala4cc escreveu:

Cardan inteiriço? Ihhh... Esse trem de força está bastante mexido...

então, depois que comprei o carro fiquei sabendo que o carro ja foi de pau, era turbinado. até desanimei com isso. depois o ex dono comprou, deu uma levantada boa, fez bastante coisa, tenho varias notas, gastou mais de 10 mil no carro. agora esta comigo e estou gastando um pouco também. mas, pelo que tem no mercado é um carro até bom: farois todos cibie, vidros originais, tapecaria original, sem sinal de ferrugem , lataria alinhada, foi dado um banho de tinta mas não ficou bom. ontem tirei o tapete pra ver o assoalho e esta em muito bom estado, entretanto, como disse, o carro foi fuçado, do que notei até agora que não é original: cambio 5 marchas do 92. diferencial dana. cardam inteiriço, tampa de valvula do omega, tucho mecânico e disse que tem comando 250 s.
sobre o cardam, quando for pra capital vou trocar as cruzetas e balancear.

Rapaz eu vi foto do seu carro...seu carro é MUITO bom..tem cada carniça por aí hoje..o seu está bem original pelas fotos exceto os ditos detalhes mecânicos que no final das contas são todos positivos pro seu carro..só o câmbio 5 marchas (se for realmente do 92) é um P......... brinde..esse câmbio é difícil achar e custa caro..o diferencial Dana é mais resistente que o original, o cardan inteiriço tem vantagens no quesito menor manutenção e custo..do que eu não gostei aí é a tampa de válvulas de Omega e os tuchos mecânicos (prefiro o silêncio dos hidráulicos) mas é um preço que se paga por ter um comando melhor, no caso o 250S que exige esses tuchos.
Mas o mais importante nessa série (91-92) são os detalhes de acabamento...se estiverem em ordem como o seu está você é um felizardo...detalhe mecânico é fácil arrumar.


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Re: comodoro 91/91

Mensagem por Leoms em Sex 7 Jul - 8:45:45

Rubão6cc escreveu:
Leoms escreveu:

então, depois que comprei o carro fiquei sabendo que o carro ja foi de pau, era turbinado. até desanimei com isso. depois o ex dono comprou, deu uma levantada boa, fez bastante coisa, tenho varias notas, gastou mais de 10 mil no carro. agora esta comigo e estou gastando um pouco também. mas, pelo que tem no mercado é um carro até bom: farois todos cibie, vidros originais, tapecaria original, sem sinal de ferrugem , lataria alinhada, foi dado um banho de tinta mas não ficou bom. ontem tirei o tapete pra ver o assoalho e esta em muito bom estado, entretanto, como disse, o carro foi fuçado, do que notei até agora que não é original: cambio 5 marchas do 92. diferencial dana. cardam inteiriço, tampa de valvula do omega, tucho mecânico e disse que tem comando 250 s.
sobre o cardam, quando for pra capital vou trocar as cruzetas e balancear.

Rapaz eu vi foto do seu carro...seu carro é MUITO bom..tem cada carniça por aí hoje..o seu está bem original pelas fotos exceto os ditos detalhes mecânicos que no final das contas são todos positivos pro seu carro..só o câmbio 5 marchas (se for realmente do 92) é um P......... brinde..esse câmbio é difícil achar e custa caro..o diferencial Dana é mais resistente que o original, o cardan inteiriço tem vantagens no quesito menor manutenção e custo..do que eu não gostei aí é a tampa de válvulas de Omega e os tuchos mecânicos (prefiro o silêncio dos hidráulicos) mas é um preço que se paga por ter um comando melhor, no caso o 250S que exige esses tuchos.
Mas o mais importante nessa série (91-92) são os detalhes de acabamento...se estiverem em ordem como o seu está você é um felizardo...detalhe mecânico é fácil arrumar.

sim. o carro, dos que vi, principalmente na minha região, esta em bom estado, acredito que parte mecânica seja a parte mais fácil de arrumar. rubão, o cambio realmente é do 92, ré pra tras, identifiquei pela carcaça. tem uma relação legal. a primeira é mais curta que o de 4 a e a 5 mais longa. o diferencial é um dana, não sei qual, acredito que dana 30. pelas contas que fiz a relação e 3,07. esta com freio a disco na traseira. restante da mecanica parece em ordem, disco e pastilha novos, suspensão fiz agora, embreagem nova, e caixa de direção parece que foi feita, muito macia. o que esta pegando é esta alavanca do cambio mole e a parte de alimentação, acho que não ta legal, ta gastando muito e as vezes a partida fica ruim. o carburador foi revisado, então não adianta voltar ao mesmo mecânico. vou fazer como o colega disse, arrancar e mandar pro silvio carburadores.
outra duvida se puderam me ajudar: vou deixar o carro no tapeceiro para preencher as espumas dos bancos dianteiros e revisá-los. vou aproveitar tirar o carpete para limpar e tampar os buracos da parede corta fogo.os os forros dianteiros não estão bem fixados na lata. pelo que vi ele são presos por uma chupeta, mas parece que o local em que é fixado no forro esta estragado, ai não consegue prender: ser que da pra recuperar estes pontos de fixação, alguem ja fez este serviço, teria alguma dica pra eu passar ao tapeçeiro?
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Re: comodoro 91/91

Mensagem por opala4cc em Sex 7 Jul - 11:40:22

Leoms escreveu:
Rubão6cc escreveu:

Rapaz eu vi foto do seu carro...seu carro é MUITO bom..tem cada carniça por aí hoje..o seu está bem original pelas fotos exceto os ditos detalhes mecânicos que no final das contas são todos positivos pro seu carro..só o câmbio 5 marchas (se for realmente do 92) é um P......... brinde..esse câmbio é difícil achar e custa caro..o diferencial Dana é mais resistente que o original, o cardan inteiriço tem vantagens no quesito menor manutenção e custo..do que eu não gostei aí é a tampa de válvulas de Omega e os tuchos mecânicos (prefiro o silêncio dos hidráulicos) mas é um preço que se paga por ter um comando melhor, no caso o 250S que exige esses tuchos.
Mas o mais importante nessa série (91-92) são os detalhes de acabamento...se estiverem em ordem como o seu está você é um felizardo...detalhe mecânico é fácil arrumar.

sim. o carro, dos que vi, principalmente na minha região, esta em bom estado, acredito que parte mecânica seja a parte mais fácil de arrumar. rubão, o cambio realmente é do 92, ré pra tras, identifiquei pela carcaça. tem uma relação legal. a primeira é mais curta que o de 4 a e a 5 mais longa. o diferencial é um dana, não sei qual, acredito que dana 30. pelas contas que fiz a relação e 3,07. esta com freio a disco na traseira. restante da mecanica parece em ordem, disco e pastilha novos, suspensão fiz agora, embreagem nova, e caixa de direção parece que foi feita, muito macia. o que esta pegando é esta alavanca do cambio mole e a parte de alimentação, acho que não ta legal, ta gastando muito e as vezes a partida fica ruim. o carburador foi revisado, então não adianta voltar ao mesmo mecânico. vou fazer como o colega disse, arrancar e mandar pro silvio carburadores.
outra duvida se puderam me ajudar: vou deixar o carro no tapeceiro para preencher as espumas dos bancos dianteiros e revisá-los. vou aproveitar tirar o carpete para limpar e tampar os buracos da parede corta fogo.os os forros dianteiros não estão bem fixados na lata. pelo que vi ele são presos por uma chupeta, mas parece que o local em que é fixado no forro esta estragado, ai não consegue prender: ser que da pra recuperar estes pontos de fixação, alguem ja fez este serviço, teria alguma dica pra eu passar ao tapeçeiro?

Recomendo que você desaparafuse do assoalho os bancos dianteiros e leve apenas eles ao tapeceiro, já que a intervenção do profissional será apenas nos bancos dianteiros.
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Re: comodoro 91/91

Mensagem por Leoms em Sab 8 Jul - 12:51:39

pessoal, aquele barulho que havia falado quando criei o tópico, tenho quase certeza que vem do cambio, porque desengrenado ele não faz barulho. pelo que vi na internet pode ser os rolamento. faz o som em todas as marchas, tipo aquele barulho de ré ou de carro com cambio d engrenagem reta. pelo que pesquisei este cambio 5 marchas do 92 tem as peças dificeis de achar alem de serem caras. sera que tem problema andar com o carro assim um tempo ou é melhor abrir para revisar?
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Re: comodoro 91/91

Mensagem por opala4cc em Sab 8 Jul - 13:41:40

Leoms escreveu:pessoal, aquele barulho que havia falado quando criei o tópico, tenho quase certeza que vem do cambio, porque desengrenado ele não faz barulho. pelo que vi na internet pode ser os rolamento. faz o som em todas as marchas, tipo aquele barulho de ré ou de carro com cambio d engrenagem reta. pelo que pesquisei este cambio 5 marchas do 92 tem as peças dificeis de achar alem de serem caras. sera que tem problema andar com o carro assim um tempo ou é melhor abrir para revisar?

Sim, esse câmbio tem peças difíceis de achar. A exceção são os rolamentos, que são padronizados na indústria. Com certeza que o zumbido é problema de rolamento. A tendência é aumentar. Se for na caixa, ainda dá para manter algum tempo. Mas é recomendável não adiar.
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Re: comodoro 91/91

Mensagem por Mirão em Sab 8 Jul - 14:49:16

Pôxa, peguei o tópico com andamento já bem longo. Agora só resta acompanhar. bounce
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Re: comodoro 91/91

Mensagem por Leoms em Ter 11 Jul - 9:07:32

pessoal, encostei o carro na oficina. erguemos ele para ver a origem do barulho e estralhos: diagnostico: diferencial. vai abrir pra ver qual o defeito. rezar para não ser muita coisa. o ex dono disse que foi trocado coroa pinha e satelite,. o barulho não e de ferro com ferro, mas estralos e tipo barulho de rolamento. depois passo pra vcs o resultado
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Re: comodoro 91/91

Mensagem por opala4cc em Ter 11 Jul - 10:52:55

Leoms escreveu:pessoal, encostei o carro na oficina. erguemos ele para ver a origem do barulho e estralhos: diagnostico: diferencial. vai abrir pra ver qual o defeito. rezar para não ser muita coisa. o ex dono disse que foi trocado coroa pinha e satelite,. o barulho não e de ferro com ferro, mas estralos e tipo barulho de rolamento. depois passo pra vcs o resultado

Estalo é sintoma de dente quebrado na coroa e/ou pinhão. Rolamento ruim é som de zumbido/ ronco
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Re: comodoro 91/91

Mensagem por Leoms em Ter 11 Jul - 14:22:45

opala4cc escreveu:
Leoms escreveu:pessoal, encostei o carro na oficina. erguemos ele para ver a origem do barulho e estralhos: diagnostico: diferencial. vai abrir pra ver qual o defeito. rezar para não ser muita coisa. o ex dono disse que foi trocado coroa pinha e satelite,. o barulho não e de ferro com ferro, mas estralos e tipo barulho de rolamento. depois passo pra vcs o resultado

Estalo é  sintoma de dente quebrado na coroa e/ou pinhão.  Rolamento ruim é som de zumbido/ ronco
o mencanico abriu. a principio o defeito é numa peça chamada de berço da satelite. aquela carcaça onde vão as peças. ta com muito desgaste de um lado. o pino também tem que trocar, mas não estou achando. a principio a coroa, pinhão e planetarias estão boas, tem um sinal de desgaste no pinhão, mas não esta quebrado. carda também esta empenado. o pondo do diferencial so serve o do dana?, vi na net bastante de braseixos, e mais barato também,
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Re: comodoro 91/91

Mensagem por Leoms em Ter 11 Jul - 14:23:19

obs. pino
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Re: comodoro 91/91

Mensagem por Leoms em Ter 11 Jul - 14:57:18

Leoms escreveu:obs. pino
pessoal, to com dificuldade pra achar este pino. vcs sabem se os diferenciais dana tem o mesmo tamanho de pino? porque, pelo que pesquisei, este diferencial so saiu nos opalas antigos 4 e 6 cilindros. como vou saber qual é meu.
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Re: comodoro 91/91

Mensagem por Rubão6cc em Ter 11 Jul - 16:38:55

Procure peças novas de dif nessa empresa:

https://www.apontador.com.br/local/sp/campinas/pecas_e_acessorios_para_veiculos/64AS66R8/engrecamp_distribuidora_de_engrenagens_jardim_eulina.html

e nesta:

http://www.cambiobras.com.br/

Ligue ou mande email que te retornam com orçamento. Eles despacham as peças.


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Re: comodoro 91/91

Mensagem por opala4cc em Ter 11 Jul - 16:46:59

Leoms escreveu:
Leoms escreveu:obs. pino
pessoal, to com dificuldade pra achar este pino. vcs sabem se os diferenciais dana tem o mesmo tamanho de pino? porque, pelo que pesquisei, este diferencial so saiu nos opalas antigos 4 e 6 cilindros. como vou saber qual é meu.

O pino do dana é diferente do braseixos.
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Re: comodoro 91/91

Mensagem por BenKenobi em Ter 11 Jul - 16:48:49

Nesse aqui tambem acha algumas coisas

http://automendes.com.br/

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Re: comodoro 91/91

Mensagem por Leoms em Qua 12 Jul - 8:15:43

Rubão6cc escreveu:Procure peças novas de dif nessa empresa:

https://www.apontador.com.br/local/sp/campinas/pecas_e_acessorios_para_veiculos/64AS66R8/engrecamp_distribuidora_de_engrenagens_jardim_eulina.html

e nesta:

http://www.cambiobras.com.br/

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valeu rubão. liguei na cambio bras, o pino so tem usado e a coroa e pinhão não tem nova nem usada. ve se da sorte de não ser necessario a troca da coroa e pinhão. visualmente a coroa tem um certo desgaste
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Re: comodoro 91/91

Mensagem por Rubão6cc em Qua 12 Jul - 9:00:45

Leoms escreveu:
Rubão6cc escreveu:Procure peças novas de dif nessa empresa:

https://www.apontador.com.br/local/sp/campinas/pecas_e_acessorios_para_veiculos/64AS66R8/engrecamp_distribuidora_de_engrenagens_jardim_eulina.html

e nesta:

http://www.cambiobras.com.br/

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valeu rubão. liguei na cambio bras, o pino so tem usado e a coroa e pinhão não tem nova nem usada. ve se da sorte de não ser necessario a troca da coroa e pinhão. visualmente a coroa tem um certo desgaste

tenta na engrecamp tb! Eu comprei coroa e pinhão la e um espaçador de rolamento...la tem de tudo


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Re: comodoro 91/91

Mensagem por Leoms em Qui 13 Jul - 16:58:31

Rubão6cc escreveu:
Leoms escreveu:

valeu rubão. liguei na cambio bras, o pino so tem usado e a coroa e pinhão não tem nova nem usada. ve se da sorte de não ser necessario a troca da coroa e pinhão. visualmente a coroa tem um certo desgaste

tenta na engrecamp tb! Eu comprei coroa e pinhão la e um espaçador de rolamento...la tem de tudo

pessoal ta sendo um parto achar este pino do dana 30. na capital não tem. achei no mercado livre por 220 reais, novo de marca paralela. o que estava no carro era mais curto, talvez por isso deu problema. a sorte que aqui onde moro, cidade de 15 mil habitantes, o mecânico tinha um berço da satelite usado igual ao meu. achei que peças de mecanicas do opala fossem mais faceis de achar. mas vamos ver se da certo, se resolver o problema ta bom.
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Re: comodoro 91/91

Mensagem por Leoms em Seg 24 Jul - 9:03:45

pessoal atualizando: achei o pino da medida certa. trocou o pino o berço da satelite e balanceou o cardã. entretanto, não resolveu o problema. esta fazendo um zumbido ainda e faz um barulho "toc" quando se solta da embreagem rapidamente. a unica coisa que resolveu, acho que pelo balanceamento do carda foi a trepidação em alta velocidade. ta complicado gastei um monte e não resolveu o problema e pra ajudar constatei vazamento na polia do virabrequim e no retentor do volante. outra coisa, fiz um teste 0 a 100 e deu 15, 16 segundos. muito amarrado, alem de estar fazendo 4 de media cidade/estrada gasolina. vou para der mexer até encontrar algum mecânico que preste. valeu
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Re: comodoro 91/91

Mensagem por opala4cc em Seg 24 Jul - 9:12:52

Leoms escreveu:pessoal atualizando: achei o pino da medida certa. trocou o pino o berço da satelite e balanceou o cardã. entretanto, não resolveu o problema. esta fazendo um zumbido ainda e faz um barulho "toc" quando se solta da embreagem rapidamente. a unica coisa que resolveu, acho que pelo balanceamento do carda foi a trepidação em alta velocidade. ta complicado gastei um monte e não resolveu o problema e pra ajudar constatei vazamento na polia do virabrequim e no retentor do volante.  outra coisa, fiz um teste 0 a 100 e deu 15, 16 segundos. muito amarrado, alem de estar fazendo 4 de media cidade/estrada gasolina.  vou para der mexer até encontrar algum mecânico que preste. valeu

No seu caso é obrigatória atroca dos rolamentos do diferencial. Se foram trocados agora e o zumbido continua vindo do diferencial, é porque não foi atingido o correto C.I.M.
as cruzetas do cardan foram trocadas agora?
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Re: comodoro 91/91

Mensagem por Leoms em Seg 24 Jul - 9:56:13

opala4cc escreveu:
Leoms escreveu:pessoal atualizando: achei o pino da medida certa. trocou o pino o berço da satelite e balanceou o cardã. entretanto, não resolveu o problema. esta fazendo um zumbido ainda e faz um barulho "toc" quando se solta da embreagem rapidamente. a unica coisa que resolveu, acho que pelo balanceamento do carda foi a trepidação em alta velocidade. ta complicado gastei um monte e não resolveu o problema e pra ajudar constatei vazamento na polia do virabrequim e no retentor do volante.  outra coisa, fiz um teste 0 a 100 e deu 15, 16 segundos. muito amarrado, alem de estar fazendo 4 de media cidade/estrada gasolina.  vou para der mexer até encontrar algum mecânico que preste. valeu

No seu caso é obrigatória atroca dos rolamentos do diferencial. Se foram trocados agora e o zumbido continua vindo do diferencial, é porque não foi atingido o correto C.I.M.
as cruzetas do cardan foram trocadas agora?
os rolamentos não foram trocados. segundo o mexanico estavam bons. tenho nota de que foram trocados em setembro do ano passado. as cruzetas também não foram trocadas. acho que o uuu vem do cambio, porque so faz quando engatado. ele diminuiu bem depois do serviço no diferencial, mas ainda tem.
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Re: comodoro 91/91

Mensagem por Rubão6cc em Seg 24 Jul - 10:49:25

Leoms escreveu:pessoal atualizando: achei o pino da medida certa. trocou o pino o berço da satelite e balanceou o cardã. entretanto, não resolveu o problema. esta fazendo um zumbido ainda e faz um barulho "toc" quando se solta da embreagem rapidamente. a unica coisa que resolveu, acho que pelo balanceamento do carda foi a trepidação em alta velocidade. ta complicado gastei um monte e não resolveu o problema e pra ajudar constatei vazamento na polia do virabrequim e no retentor do volante.  outra coisa, fiz um teste 0 a 100 e deu 15, 16 segundos. muito amarrado, alem de estar fazendo 4 de media cidade/estrada gasolina.  vou para der mexer até encontrar algum mecânico que preste. valeu

Mexer com dif é muito complicado...achar um mecânico competente pra montar perfeitamente sem que deixe algum barulho é bem difícil...


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Re: comodoro 91/91

Mensagem por opala4cc em Seg 24 Jul - 14:35:34

Leoms escreveu:
opala4cc escreveu:

No seu caso é obrigatória atroca dos rolamentos do diferencial. Se foram trocados agora e o zumbido continua vindo do diferencial, é porque não foi atingido o correto C.I.M.
as cruzetas do cardan foram trocadas agora?
os rolamentos não foram trocados. segundo o mexanico estavam bons. tenho nota de que foram trocados  em setembro do ano passado. as cruzetas também não foram trocadas. acho que o uuu vem do cambio, porque so faz quando engatado. ele diminuiu bem depois do serviço no diferencial, mas ainda tem.

É, então vai ter de trocar os rolamentos do câmbio mesmo.. veja o lado bom: rolamento não é peça rara.

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