Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» 6cc Turbo Duvidas
Hoje à(s) 11:31:24 por adpachec

» Cambio 4 ou 5 marchas
Hoje à(s) 10:41:51 por opala4cc

» Esquema do Limpador Traseiro Caravan
Hoje à(s) 7:55:09 por Fernandohluiz

» DIFERENCIAL DANA 44 BLAZER
Hoje à(s) 7:49:13 por FabioM

» Regularização Motor e tintura
Hoje à(s) 7:46:37 por FabioM

» Farol da D20 dá certo no Opala?
Ontem à(s) 20:50:04 por OpalaGMB1974

» Carburador
Ontem à(s) 20:49:06 por opala4cc

» Sistema de freio Bendix com cilindro Varga
Ontem à(s) 20:28:58 por Fernandohluiz

» [DÚVIDA] Troca da estrutura metálica do painel - 1977
Ontem à(s) 17:43:20 por alca182

Quem está conectado

56 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 54 Visitantes :: 2 Motores de busca

Eder Harisson, sezil

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17493)

tabarbosa (16851)

BANDIT (13573)

Xann (10395)

Rubão6cc (10340)

j ricardo (9361)

Jean Bida (9311)

Eduardo SSa (8678)

raphaelcaronti (8532)

100 (7771)

Agua mt enferrujada e com borro.

Compartilhe
zacks22
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 15
Modelo do carro : Opala 82 Comodoro
Cilindros : 4cc

Agua mt enferrujada e com borro.

Mensagem por zacks22 em Qui 6 Jul - 18:18:07

Senhores, boa noite.
Gostaria de uma ajuda com meu Opala 82, a agua do radiador esta ficando mt suja de ferrugem e com borro. Eu sei que nao pode usar liquido de arrefecimento pq trinca o bloco. Ja ouvi falar de um tipo de oleo que adiciona junto com agua e que faz o ferrugem ir acabando aos poucos. Alguem sabe me explicar sobre isso, se for verdade?
Julio D
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 282
Modelo do carro : Opala Diplomata 1988/89
Saia & Blusa
Cilindros : 6 CaneCo

Re: Agua mt enferrujada e com borro.

Mensagem por Julio D em Qui 6 Jul - 18:33:43

Da uma olhada aqui
http://www.opaleirosdoparana.com/t11344-aditivo-ou-fluido-no-radiador
adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 5976
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4

Mensagem por adpachec em Qui 6 Jul - 18:34:46

O que você escreveu?
Liquido de arrefecimento trinca o bloco?
Então você anda sem água ou tem motor de Fusca?
Aditivo na água não trinca o bloco.
E este óleo é o aditivo de antigamente, é óleo solúvel e não traz benefícios melhores que o aditivo.
E ferrugem não se acaba, se não for desleixo e trocar regularmente a cada três meses e colocar aditivo isto não teria acontecido.

Última edição por adpachec em Qui 6 Jul - 18:36:58, editado 1 vez(es)
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 10340
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Qui 6 Jul - 18:36:04

Como?? Trinca o bloco com aditivo???

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Ranger Sport 08/08
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Qui 6 Jul - 18:37:42

Sem querer ser chato mas outro erro seu...postou na seção errada..

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Marlon Jassanan
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1134
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
Cilindros : 6

Mensagem por Marlon Jassanan em Qui 6 Jul - 18:42:22

Já usei e não aconselho óleo solúvel, primeiro que com o calor ele vai dilatar tuas mangueiras, segundo que com o tempo isso vai criando uma crosta no teu motor ( eu sei que o manual do proprietário diz em usar), mas melhor coisa a se fazer é o seguinte, use um aditivo bom de radiador, não um paraflu mas sim um aditivo que alguém que use te recomende, eu não estou usando no Opala ainda, farei uma limpeza e colocarei aditivo, detalhe: carro que nunca viu aditivo pode acontecer de vazar água pelos selos do bloco, inclusive um que fica atrás da caixa, sendo assim tem que tirar a caixa para concertar, outra coisa importante é a bomba d'água, mas essa é a melhor solução com certeza, além do mais você não vai querer teu motor enferrujando por dentro por causa de uns selos que custa uma bagatela né?
adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por adpachec em Qui 6 Jul - 19:02:17

Movido para Mecânica Geral.
Murilo R
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1238
Modelo do carro : 1977 - Opala Luxo
Cilindros : 4 CC

Mensagem por Murilo R em Qui 6 Jul - 19:28:36

use 10 ml de oleo soluvel por litro de agua que vai no radiador tem aditivo por ai que e igual qsuco nao vale nada
lucasklaus
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 349
Modelo do carro : Dart Gran Sedan '74 (atual)
Opala Especial '72 (ex)
Opala Diplomata '88 (ex)
Cilindros : 8, 6 e 6

Mensagem por lucasklaus em Qui 6 Jul - 19:31:46

Nunca tive problemas com aditivo em todos os carros que já tive, e olha, já tive carros que só consegui limpar o sistema por completo depois de meses e algumas dezenas de enxágue. Meu único "empecilho" foi um selo furado, mas aparentemente ele já estava condenado antes mesmo do aditivo entrar no sistema.

Nessas experiências pude reparar que alguns aditivos limpam melhor o sistema (recomendo a marca Wurth). Evite os aditivos com preço abaixo de 20R$ (em média), os efeitos que constatei nesses foi que eles apenas "coloriam" a água e o sistema ainda ficava cheio de resíduos o qual só conseguia soltar por definitivo com aditivo melhor.

Edit: Se seu sistema estiver ruim ao ponto de apenas o aditivo estragar o conjunto (cara, precisa estar com uma corrosão imensa pra chegar nesse ponto), aconselho a comprar um bloco e um cabeçote novo e nem perder tempo.
eleandro kalckmann
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 775
Modelo do carro : Comodoro cupe 86/87
Cilindros : 6 CIL

Mensagem por eleandro kalckmann em Qui 6 Jul - 20:26:46

zacks22 escreveu:Senhores, boa noite.
Gostaria de uma ajuda com meu Opala 82, a agua do radiador esta ficando mt suja de ferrugem e com borro. Eu sei que nao pode usar liquido de arrefecimento pq trinca o bloco. Ja ouvi falar de um tipo de oleo que adiciona junto com agua e que faz o ferrugem ir acabando aos poucos. Alguem sabe me explicar sobre isso, se for verdade?

Boa noite zackss22 ,eu entendi oque vc quis dizer sobre o ´´trincar o bloco``,nao sou expert mas tambem nao sou leigo no assunto, e quando vejo este tipo de afirmaçao procuro ajudar á esclarecer e nao julgar ou brincar com o fato....tambem ja fui leigo e fiz perguntas e afirmaçoes sem sentido ....kkkk

os que costumam  dizer que o liquido trinca bloco ,sao pessoas que normalmente tiveram experiencia propria do acorrido mas que nao tem informação mais tecnica sobre o  assunto.

EX: O cara tem um carro a 4 anos e nunca deu problema com a agua do radiador (mesmo nao tendo liquido de arrefecimento ´´ADITIVO``),porem ele resolve colocar porque alguem disse que era bom fazer...
dai ele vai la e coloca sem fazer uma boa limpeza no sistema....e depois de um tempo trinco o bloco e ele coloca a culpa no liquido .....
MAS oque realmente aconteceu foi que ao colocar o aditivo sem fazer a devida limpeza,o aditivo começa a soltar a ferrugem que esta impregnada nas laterais das mangueira,do bloco e do radiador tambem,  fazendo  com que uma grande quantidade de sugeira comece a circular pelo sistema até chegar em uma galeria(canal) do bloco mais estreita e tranca...e se nesse lugar nao passa agua há um superaquecimento localizado ,havendo assim uma diferenca significativa de temperatura , aonde tem-se o famoso choque-termico resultando em uma trica no bloco...

na verdade o que acontece é que quando se coloca aditivo(liquido de arrefecimento) no radiador(em carro que nunca foi colocado aditivo ou que faz muito tempo que nao é colocado)  é necessario fazer varias limpezas do sistema seguidos,para retirar o maximo de ferrugem de dentro  do sistema....e mesmo apos ter colocado o liquido deve-se trocar em um periodo curto de tempo....as vezes até mais que uma vez...

quando eu coloquei aditivo no radiador do meu 4cil eu troquei a agua umas 5 vezes em uma semana,dai coloquei aditivo e andei uma semana e troquei de novo,andei um mes e troquei de novo....depois disso andei com o carro 4 anos e a agua ainda estava limpa....porem ja estava na hora de trocar novamente kkk

tambem tem a questao do tipo ou marca de aditivo que vc vai colocar,tem uns que  sao meio corrosivos ,este eu nao recomendo,poderá parecer vazamentos indesejaveis,procure na sua cidade conversar com varios mecanicos sobre qual o melhor(marca tipo etc.) para o seu caso...

espero ter ajudado

abraço!!!!!!
zacks22
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 15
Modelo do carro : Opala 82 Comodoro

Mensagem por zacks22 em Qui 6 Jul - 20:50:05

Leandro sua resposta foi sensacional cara, muito obrigado mesmo!
Ao contrario de outros que ao invez de ajudar preferem zuar com minha cara, sou leigo de verdade e n entendo muito mesmo, de fato pensei que trincava o bloco, mas enfim. Mais uma vez obrigado Leandro!!!!
Pedrão B.
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4269
Modelo do carro : Sedan Diplomata 85
Dart 79
8

Mensagem por Pedrão B. em Qui 6 Jul - 21:06:23

Calma moçada...não vamos ser Opaleiro nutella mimizento que não aguenta brincadeira.
Relaxem...
Bom, nunca ouvi falar que aditivo pode causar uma trinca no bloco.
A explicação que o eleandro deu, é até plausível, mas não tem orifício tão pequeno assim nos blocos.
E outra, normalmente o bloco não desplaca, e sim solta material na granulometria de areia.
O que acontece que ninguém leva em conta, são os minerais presentes na água, que por conta do calor, acabam se solidificando.
Agora, existem diversos tipos de produto para água do radiador:
- Limpeza
- Anti-fervura
- Anti-congelante
- Lubrificante
Basta escolher um de acordo com sua necessidade e seguir as instruções do fabricante!
[]'s em paz!

Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4269
Modelo do carro : Sedan Diplomata 85
Dart 79
8

Mensagem por Pedrão B. em Qui 6 Jul - 21:11:46

Lembrei de um fato: meu Pai teve que fazer o motor de uma F1000 que ele tinha, pois fez um microfuro em uma das camisas, lembrando que o MWM 229 é camisa úmida.
Daí começou passar água dentro do cilindro.
Mas era muito pouca.
Precisa muito pra destruir ferro fundido por corrosão pela àgua.
[]'s

Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 526
Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
Cilindros : 4.1

Mensagem por BenKenobi em Sex 7 Jul - 8:52:55

O que o eleandro falou é bem verdade. Porem vale ressaltar um ponto que muitos esquecem:

A agua que muita gente usa nos radiadores nao é a correta, que é a famosa agua de torneira, que vem com cloro e sais mineirais que provocam a ferrugem, e causam a corrosao ate chegar o ponto de corroer/estourar os selos do motor.

Ou seja, nao adianta usar um aditivo bom com essa agua, pois se tiver qualquer resquício de ferrugem, por menor que seja, vai voltar a ferrugem e ainda maior.

O certo era com um radiador novo ou muito bem limpo, e uma boa limpeza no motor( algumas pessoas tiram o motor, tiram os selos e limpam pelos furos do selo, da pra fazer no lugar mas da um trabalhao) ai voce usa a agua desmineralizada, que como o nome ja diz, nao tem sais minerais. E ai sim voce usaria um bom aditivo anti corrosao que é igual os carros modernos, que dificilmente baixa nivel de agua.

O que ja vi que trinca o cabecote nao é o aditivo e sim o carro estar quente e colocarem agua bem gelada no radiador para fazer a troca da agua. Da um choque termico e trinca o cabecote. Isso ja vi varios casos.
mInternauta
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 157
Modelo do carro : Chevrolet Caravan Comodoro 4.1L (Alcool) 1986
Cilindros : 6CC 4100

Mensagem por mInternauta em Sex 7 Jul - 9:18:01

Zacks, minha caravan estava na mesma situação, peguei do antigo dono e o reservatório de expansão estava cheio de borra, pura ferrugem. Fiz um Flush e já faz 3 meses que eu uso 80% há a 90% do Liquido de Radiador Valeo Protect Verde, gastei por volta de 6 litros para fazer a troca do liquido e agora uso ele e um pouquinho de agua que é o que estava no sistema:

3 Meses e não me apareceu absolutamente nada de ferrugem denovo, A Valvula termostatica funcionado que é uma beleza. Tudo certinho.
morrison
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 539
Modelo do carro : ex opala diplomata coupe 1982 (saudades)
ex Opala diplomata 1990

agora Opala 88 6 cilindros

Mensagem por morrison em Sex 7 Jul - 9:33:20

Pedrão B. escreveu:Calma moçada...não vamos ser Opaleiro nutella mimizento que não aguenta brincadeira.
Relaxem...
A explicação que o eleandro deu, é até plausível, mas não tem orifício tão pequeno assim nos blocos.
E outra, normalmente o bloco não desplaca, e sim solta material na granulometria de areia.
O que acontece que ninguém leva em conta, são os minerais presentes na água, que por conta do calor, acabam se solidificando.
- Limpeza
- Anti-fervura
- Anti-congelante
- Lubrificante
Basta escolher um de acordo com sua necessidade e seguir as instruções do fabricante!
[]'s em paz!

o problema, Pedrão não é ser nutella e não aguentar brimcadeira, o problema é que já faz um tempo que o forum está virando um clubinho.
O cara é novo e teve duvidas, mesmo não sendo claro na perguntar, o ideal é tentar saber melhor qual o problema e a duvida dele como o outro amigo fez.
tem uns caras aqui com pinta de donos do forum.
todos procuram o forum por informação.
estou aqui ha muito tempo, não me preocupo com numero de mensagens que posto aqui, mas sim em tirar minhas duvidas quando tenho.
quase sempre consigo tirar a duvida sem precisar postar nada, sempre encontro algo que já foi escrito.

só desabafo, segue o barco.
e estou com o mesmo problema do amigo, agua sujo e radiador parecendo olaria.
estou esperando R$ tempo pra sacar o motor todo, pintar o cofre e o motor, trocar tudo e começar usar aditivo, pois o óleo solúvel eu usei e não aprovei.
lucasklaus
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 349
Modelo do carro : Dart Gran Sedan '74 (atual)
Opala Especial '72 (ex)
Opala Diplomata '88 (ex)
Cilindros : 8, 6 e 6

Mensagem por lucasklaus em Sex 7 Jul - 9:48:05

BenKenobi escreveu:O que o eleandro falou é bem verdade. Porem vale ressaltar um ponto que muitos esquecem:

A agua que muita gente usa nos radiadores nao é a correta, que é a famosa agua de torneira, que vem com cloro e sais mineirais que provocam a ferrugem, e causam a corrosao ate chegar o ponto de corroer/estourar os selos do motor.

Ou seja, nao adianta usar um aditivo bom com essa agua, pois se tiver qualquer resquício de ferrugem, por menor que seja, vai voltar a ferrugem e ainda maior.

O certo era com um radiador novo ou muito bem limpo, e uma boa limpeza no motor( algumas pessoas tiram o motor, tiram os selos e limpam pelos furos do selo, da pra fazer no lugar mas da um trabalhao) ai voce usa a agua desmineralizada, que como o nome ja diz, nao tem sais minerais. E ai sim voce usaria um bom aditivo anti corrosao que é igual os carros modernos, que dificilmente baixa nivel de agua.

O que ja vi que trinca o cabecote nao é o aditivo e sim o carro estar quente e colocarem agua bem gelada no radiador para fazer a troca da agua. Da um choque termico e trinca o cabecote. Isso ja vi varios casos.

Só um adendo em relação ao cloro, ele é um elemento instável demais para quando no sistema causar algum dano. Isso porque o sistema além de pressurizado ele também não é completamente hermético, questão de poucos instante com o motor em funcionamento o cloro sairá por completo. Em mistura com aditivos ele tende a se neutralizar, mesmo efeito causado por purificadores de aquários. Esse assunto já é das antigas nos fóruns, estou apenas repassando informação de outras discussões que já visitei. Cloro não é item a se preocupar.
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Ranger Sport 08/08
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Sex 7 Jul - 10:29:00

morrison escreveu:
Pedrão B. escreveu:Calma moçada...não vamos ser Opaleiro nutella mimizento que não aguenta brincadeira.
Relaxem...
- Limpeza
- Anti-fervura
- Anti-congelante
- Lubrificante
[]'s em paz!

o problema, Pedrão não é ser nutella e não aguentar brimcadeira, o problema é que já faz um tempo que o forum está virando um clubinho.
O cara é novo e teve duvidas, mesmo não sendo claro na perguntar, o ideal é tentar saber melhor qual o problema e a duvida dele como o outro amigo fez.
estou aqui ha muito tempo, não me preocupo com numero de mensagens que posto aqui, mas sim em tirar minhas duvidas quando tenho.
quase sempre consigo tirar a duvida sem precisar postar nada, sempre encontro algo que já foi escrito.

Se intrometendo...vi seu desabafo e não pude deixar de comentar...
Esse seu papo de clubinho e caras com pinta de dono do fórum..pra mim você está é viajando e só você, dos outros só vejo gente agradecer e elogiar..acredito que esteja se referindo especialmente aos moderadores...vou ser bem claro pra você o único dono do fórum é o Edu, se ele quiser ele pode excluir tudo isso aqui a hora que ele quiser...nós moderadores somos "ajudantes" na administração...necessários pra deixar em ordem a casa....você reclama mas há tempos atrás isso aqui era uma bagunça, muito nego brigando entre si, e ninguém pra intervir e resolver os problemas, uma porrada de nego reclamando do BANDIT por exemplo, posts em seções erradas, queda no movimento, ninguém pra trancar tópicos de vendas....com muito trabalho os moderadores mais atuais foram melhorando o trabalho aqui no fórum, criamos a seção técnica junto com o Edu e lá hoje estão os melhores tópicos do fórum..muitos foram feitos exclusivamente pra seção....agora tem trocentos posts em seção errada por dia e a gente não pode dar um "puxão de orelha" nos caras de vez em quando?? Será que você não percebeu que isso é uma forma de conscientizar os usuários? Não pode brincar às vezes? Eu não vi nenhum deboche em nenhuma resposta ao colega...talvez o Adpachec tenha se usado de um pouco de sarcasmo quando escreveu "Então você anda sem água ou tem motor de Fusca?"...mas qual o problema nisso? Foi uma brincadeira..pode ver que o Adpachec respondeu à dúvida do amigo depois..outro dia um user ficou chateado com uma resposta do Adpachec e depois ele foi humilde e pediu desculpas...e aí??? Somos tão ruins assim?
Outro dia eu escrevi um comentário não sei aonde sobre um post seu só tipo postei meu ponto de vista e você ficou bravo, eu percebi, volte lá e veja se te tratei mal ou coisa do tipo...traga algum trecho que prove isto.
Pqp, nunca tá bom....o jeito vai ser dissolver a moderação e deixar isso aqui a Deus dará pra não ter mais "clubinho".
Larga disso irmão, não seja genioso e curta o fórum.

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por adpachec em Sex 7 Jul - 10:55:14

O site não virou um clubinho.
Quando entrou a nova moderação o Jean Bida deu os "pêsames" e realmente é verdade, esta semana eu já concertei umas cinco postagens erradas.

Você envia MP e a pessoa nem se toca.....

Tem gente que posta(va) vídeos de zoeira ou entra no fórum para incentivar racha ou dar palpite tosco; "mete aquele comandão que fica muito louco", e por aí vai.

Sabe quando você vê seu chefe com cara de bravo e não sabe por que, já que, você é quem rala na produção?
Pois é, ficar arrumando a casa também estressa....

E tem a ferramenta de busca e as regras do fórum, ninguém lê, se deixar o fórum afunda igual ao opala.com.

Eu não comento, a uns dois anos que não uso aditivo, só detergente, sempre completo até ficar uma espuma fina no topo quando liga o motor.
A água fica sempre limpa.
Troco a água e sai limpa.

E o cheirinho você escolhe, maçã, limão e tem o neutro para os nutellas.

Detergente não tem nenhum poder dos aditivos, mas com ferrugem eu não sofro mais.
Mas no começo saiu um barreiro só do sistema.

E discutir faz parte da vida, ninguém é igual ao outro, seja no pensamento ou na paciência.....
adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por adpachec em Sex 7 Jul - 11:11:45

Rubão6cc escreveu:
morrison escreveu:

Esse seu papo de clubinho e caras com pinta de dono do fórum..pra mim você está é viajando e só você, dos outros só vejo gente agradecer e elogiar..acredito que esteja se referindo especialmente aos moderadores...vou ser bem claro pra você o único dono do fórum é o Edu, se ele quiser ele pode excluir tudo isso aqui a hora que ele quiser...nós moderadores somos "ajudantes" na administração...necessários pra deixar em ordem a casa....você reclama mas há tempos atrás isso aqui era uma bagunça, muito nego brigando entre si, e ninguém pra intervir e resolver os problemas, uma porrada de nego reclamando do BANDIT por exemplo, posts em seções erradas, queda no movimento, ninguém pra trancar tópicos de vendas....com muito trabalho os moderadores mais atuais foram melhorando o trabalho aqui no fórum, criamos a seção técnica junto com o Edu e lá hoje estão os melhores tópicos do fórum..muitos foram feitos exclusivamente pra seção....agora tem trocentos posts em seção errada por dia e a gente não pode dar um "puxão de orelha" nos caras de vez em quando?? Será que você não percebeu que isso é uma forma de conscientizar os usuários? Não pode brincar às vezes? Eu não vi nenhum deboche em nenhuma resposta ao colega...talvez o Adpachec tenha se usado de um pouco de sarcasmo quando escreveu "Então você anda sem água ou tem motor de Fusca?"...mas qual o problema nisso? Foi uma brincadeira..pode ver que o Adpachec respondeu à dúvida do amigo depois..outro dia um user ficou chateado com uma resposta do Adpachec e depois ele foi humilde e pediu desculpas...e aí??? Somos tão ruins assim?
Outro dia eu escrevi um comentário não sei aonde sobre um post seu só tipo postei meu ponto de vista e você ficou bravo, eu percebi, volte lá e veja se te tratei mal ou coisa do tipo...traga algum trecho que prove isto.
Pqp, nunca tá bom....o jeito vai ser dissolver a moderação e deixar isso aqui a Deus dará pra não ter mais "clubinho".

Pô Rubão você me usou de exemplo....
Eu já ia me enforcar mais aí o whatsapp tocou com mensagem do Paulo Corso e do Parra e desci do banquinho.

O que mata é escrita errada, "fluido" e não aditivo.
Erros não são comuns.
O tópico do motor de arranque, eu postei de cara "usa calço" e nada, depois de muito sofrer o rapaz calçou e resolveu.....
O motor falhando, quanto tempo levou para tirar as velas, aí você pira porque você pede e parece que a pessoa espera milagres divinos.

Então por favor.....

Na dúvida sobre postar no lugar correto manda MP e não precisa ser somente a moderação.
Se apresente, não vá entrando de bicão e colando do lado da churrasqueira porque não vai ganhar carne.... talvez só linguiça....
Preste atenção na escrita.
Use a ferramenta de busca.
O fórum é do EDU mas ele nos deixa usar e espera que pelo menos deixamos o lugar limpo e acolhedor para os que ocupação depois.

O fórum é referência não somente no meio opaleiro mas para outros fóruns ou gente em busca de informações, e se ele é tudo isto foi pela contribuição de cada um.
Então vamos manter assim.

OKK

Última edição por adpachec em Sex 7 Jul - 11:53:15, editado 1 vez(es)
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Ranger Sport 08/08
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Sex 7 Jul - 11:35:48

adpachec escreveu:
Rubão6cc escreveu:

Eu já ia me enforcar mais aí o whatsapp tocou com mensagem do Paulo Corso e do Parra e desci do banquinho.

Erros não são comuns.
O tópico do motor de arranque, eu postei de cara "usa calco" e nada, depois de muito sofrer o rapaz calçou e resolveu.....
O motor falhando, quanto tempo levou para tirar as velas, aí você pira porque você pede e parece que a pessoa espera milagres divinos.

Então por favor.....

Na dúvida sobre postar no lugar correto manda MP e não precisa ser somente a moderação.
Se apresente, não vá entrando de bicão e colando do lado da churrasqueira porque não vai ganhar carne.... talvez só linguiça....
O fórum é do EDU mas ele nos deixa usar e espera que pelo menos deixamos o lugar limpo e acolhedor para os que ocupação depois.

O fórum é referência não somente no meio opaleiro mas para outros fóruns ou gente em busca de informações, e se ele é tudo isto foi pela contribuição de cada um.

OKK

Pois é...difícil acreditar que alguns não percebem nosso esforço pra deixar isso aqui em ordem. O dia todo os moderadores super ativos se revesando pra acessar aqui, ajudar, corrigir...e se esse trabalho não estivesse dando frutos esse fórum já teria afundado igual o Opala.com....mas muito pelo contrário, é um dos fóruns mais ativos, se não for o mais ativo de todos..digo isso porque nesses tempos tenho participado de outros fóruns, até de outros assuntos e a coisa é grave...estão todos caminhando pra morte, dá até desgosto entrar. Depois do surgimento do smartphone a dinâmica mudou muito...e nesse aqui não vejo isso..é todo dia gente nova chegando e postando...meu compromisso junto com vocês é manter esse fórum ativo...e o intuito é AJUDAR e alguns podem julgar errado à vontade, pouco me importa. Eu sei do trabalho que está sendo feito por aqui.

eleandro kalckmann
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por eleandro kalckmann em Sex 7 Jul - 11:51:09

CALMA POVO!!!!! kkk
NAO ACHEI QUE MEU POST IA DAR ´´PANO PRA MANGA``!!!!!KKKK

eu to ligado que o forun é um lugar para se adquirir informaçao e sanar duvidas,mas nada impede que seja divertido ou descontraido o ambiente...
POREM tem alguns detalhezinhos que por mais que sejam insignificantes pode melhorar.(nao estou reclamando,apenas comentando)
* NAO SOU CONTRA AS BRINCADEIRAS,ALIAS, EU APOIO SIM,ISSO DEIXA O FORUN MAIS DIVERTIDO!!!!
*O QUE EU COSTUMO FAZER É;BRINCAR E NA MESMA MSG DAR A MINHA OPINIAO SOBRE O ASSUNTO.

na questao dos topicos em lugares errados e tals,o pessoal da moderaçao esta trabalhando muito mesmo,é só aparecer uma msg em um lugar errado e eles ja corrigem,normalmente quem posta errado sao novatos que nao presta muita atençao e merece um puxao de orelha mesmo,mas se puxar a orelha e nao explicar melhor o cara se ofende e some do forun(ja vi muito isso aqui,e sei que nem sempre da tempo de explicar com calma, e uma resposta mais simples é o possivel no momento)

na questao do forun virar clubinho,nao é pra tanto ,mas tambem ja havia percebido um pouco isso(ou posso estar enganado,e isso é coisa da minha cabeça kkkkk)

abraço...
adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por adpachec em Sex 7 Jul - 12:00:28

Mas uma coisa foi boa, em dois dias o tópico chegou ao "top one" das visitas.
Alguns só chegaram a isto em mais dias de tempo.
Então é bom de vez em quando isto, vira e mexe sempre tem um assunto polêmico e ajuda a movimentação e visita do fórum.
Não existiu baixaria, senão já teria sido bloqueado, mas somente cada um expressou seu pensamento.

Última edição por adpachec em Sex 7 Jul - 12:14:28, editado 1 vez(es)
eleandro kalckmann
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por eleandro kalckmann em Sex 7 Jul - 12:07:08

adpachec escreveu:Mas uma coisa foi boa, em dois dias o tópico chegou ao "top one" das visitas.
Então é bom de vez em quando isto, vira e mexe sempre tem um assunto polêmico e ajuda a movimentação e visita do fórum.
Não existiu baixaria, senão já teria sido bloqueado, mas somente cada um expressou seu pensamento.

OKK
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Ranger Sport 08/08
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Sex 7 Jul - 12:12:05

adpachec escreveu:Mas uma coisa foi boa, em dois dias o tópico chegou ao "top one" das visitas.

Pior que às vezes a gente bloqueia o tópico com intuito de acabar com alguma discussão e ainda vêm gente atrás da gente reclamar..outro dia bloqueei um tópico porque ia virar briga um cara veio me mandar MP reclamando comigo..porque queria descer a lenha no outro cara...
Discussões são saudáveis e produtivas até certo ponto...mas quando a coisa fica séria é melhor trancar o tópico mesmo porque assim evitamos de perder membros.
E quem quiser deixar críticas, sugestões estamos abertos a isso...no que pudermos melhorar o fórum é só vocês falarem. O fórum é de todos.

Giovani Parra
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 6958
Modelo do carro : Comodoro 86 - "A Lenda"
Cilindros : 4cil

Mensagem por Giovani Parra em Sex 7 Jul - 12:14:51

Bom, desde que existe fórum na internet (participo e já participei de vários) existe essa coisa de gente achar que os moderadores são folgados, que se acham os donos da parada e por aí vai...

Ser moderador não é fácil, me orgulho muito em ser um dos primeiros usuários e moderador deste fórum, mas eu desanimei e sumi do fórum por um bom tempo, por causa desse tipo de coisa (assim como muitos outros dos antigões). Matamos 50 leões por dia no fórum, arrumando coisas erradas, tentando manter a ordem, fazer as regras valerem, et caterva, mas isso, dificilmente é visto. Mas é só cair um pingo pra fora do pinico e pronto, tá feita a merda e caí o mundo de pau em cima dos moderas... Como diria o velho Jean Bida, tem usuário que entra aqui e acha que é Deus... é como se entrasse na tua casa, tomasse a tua bera, mijasse de porta aberta e desse um tapa na bunda da tua mulher... (não é o caso aqui neste tópico, para deixar bem claro) Aposto que ninguém iria gostar...

Se as vezes somos duros, damos puxões de orelha, é pra manter a ordem geral da coisa. Todos nós temos nossos trabalhos, nossa vida particular, nossos problemas, preocupações... Estamos aqui doando um pouquinho do tempo livre que temos, e por um único motivo, a paixão por opalas, que une todos nós.

Somos uma grande família, e assim como toda família, teremos momentos de brigas, de zueiras, de broncas, de paz e amor! Toda família tem isso e segue unida, assim eu espero que seja aqui também.

Abraços
#PAZ
morrison
Opaleiro
Opaleiro

ex Opala diplomata 1990

Mensagem por morrison em Sex 7 Jul - 12:16:22

Rubão6cc escreveu:
adpachec escreveu:

Erros não são comuns.
O tópico do motor de arranque, eu postei de cara "usa calco" e nada, depois de muito sofrer o rapaz calçou e resolveu.....

Então por favor.....

OKK

Pois é...difícil acreditar que alguns não percebem nosso esforço pra deixar isso aqui em ordem. O dia todo os moderadores super ativos se revesando pra acessar aqui, ajudar, corrigir...e se esse trabalho não estivesse dando frutos esse fórum já teria afundado igual o Opala.com....mas muito pelo contrário, é um dos fóruns mais ativos, se não for o mais ativo de todos..digo isso porque nesses tempos tenho participado de outros fóruns, até de outros assuntos e a coisa é grave...estão todos caminhando pra morte, dá até desgosto entrar. Depois do surgimento do smartphone a dinâmica mudou muito...e nesse aqui não vejo isso..é todo dia gente nova chegando e postando...meu compromisso junto com vocês é manter esse fórum ativo...e o intuito é AJUDAR e alguns podem julgar errado à vontade, pouco me importa. Eu sei do trabalho que está sendo feito por aqui.

Rubão, ficar bravo? em nenhum momento eu fiquei bravo, posso discordar e expor minha opinião pois acredito que é para isso que serve o fórum, ou alguém aqui tem o poder de ter a "verdadeira palavra"?
quanto a moderação, eu sei como funciona um fórum, sei o trabalho que moderadores fazem, eu por exemplo não aceitaria ser moderador pois não tenho condições de dar a atenção devida.
quanto ao clubinho, está sim parecendo e essa é a minha opinião, quanto a ortografia, modo de escrever, vai fazer o que? a maioria escreve errado.
agora, Rubão sobre eu ser genioso:

não entendi isso, posso ter discordado sobre alguma opinião sua e colocado minha visão, assim como você pode discordar da minha como fez acima, isso aqui é pra trocar informações e discutir mesmo.

quanto ao Bandit, eu sempre acompanhei tudo o que ele postou, a bagunça na minha opinião foi alguem que ficou com inveja ou ciume e quis causar.

agora sobre o chegar e sentar na churrasqueira, dispenso.
morrison
Opaleiro
Opaleiro

ex Opala diplomata 1990

Mensagem por morrison em Sex 7 Jul - 12:18:41

Rubão6cc escreveu:

Pior que às vezes a gente bloqueia o tópico com intuito de acabar com alguma discussão e ainda vêm gente atrás da gente reclamar..outro dia bloqueei um tópico porque ia virar briga um cara veio me mandar MP reclamando comigo..porque queria descer a lenha no outro cara...
Discussões são saudáveis e produtivas até certo ponto...mas quando a coisa fica séria é melhor trancar o tópico mesmo porque assim evitamos de perder membros.
E quem quiser deixar críticas, sugestões estamos abertos a isso...no que pudermos melhorar o fórum é só vocês falarem. O fórum é de todos.

não tive a intenção de desvirtuar o tópico do amigo, como disse no primeiro momento, quase sempre eu consigo usar o fórum sem postar nada, pois encontro informação em algum lugar já postado aqui.
adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por adpachec em Sex 7 Jul - 12:20:44

Rubão6cc escreveu:

Também já recebi cada MP....
Dá a impressão que o autor vai abrir até um boletim de ocorrência..
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Ranger Sport 08/08
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Sex 7 Jul - 12:24:53

morrison escreveu:
Rubão6cc escreveu:

Rubão, ficar bravo? em nenhum momento eu fiquei bravo, posso discordar e expor minha opinião pois acredito que é para isso que serve o fórum, ou alguém aqui tem o poder de ter a "verdadeira palavra"?
quanto a moderação, eu sei como funciona um fórum, sei o trabalho que moderadores fazem, eu por exemplo não aceitaria ser moderador pois não tenho condições de dar a atenção devida.
quanto ao clubinho, está sim parecendo e essa é a minha opinião, quanto a ortografia, modo de escrever, vai fazer o que? a maioria escreve errado.

não entendi isso, posso ter discordado sobre alguma opinião sua e colocado minha visão, assim como você pode discordar da minha como fez acima, isso aqui é pra trocar informações e discutir mesmo.

quanto ao Bandit, eu sempre acompanhei tudo o que ele postou, a bagunça na minha opinião foi alguem que ficou com inveja ou ciume e quis causar.

Tranquilo..pode ser que eu tenha entendido errado...a comunicação através de meios digitais é um pouco "fria" e às vezes a gente interpreta errado OKK

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por adpachec em Sex 7 Jul - 12:27:02

Site 4x4 Brasil.

Uma duvida muito frequente é qual aditivo usar no radiador então fiz uma pesquisa para entender as diferenças de cada um deles.

A maneira mais pratica é utilizar exatamente o que o manual orienta (não acredite em frentista, mecânico e mesmo em consultor técnico da concessionária) se está no manual é esse e pronto.

Para quem não quer comprar o original segue no resumo o que constatei:

Óleo solúvel
Pros: Diminui a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido;
Contra: Ataca as borrachas, ataca partes plásticas, não evita cavitação, não altera ponto de ebulição e congelamento;
Durabilidade: N/A;
Custo: Baixíssimo;
Cor: Branco (leitoso);
Proporção: 10%.

Sem etilenoglicol
Pros: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido e evita cavitação;
Contra: Não altera ponto de ebulição e congelamento, ataca ligas de alumínio;
Durabilidade: 1 ano ou 30.000 km;
Custo: Baixo;
Cor: Verde;
Proporção: 10% até 20%.

Com etilenoglicol
Prós: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento;
Contra: Ataca ligas de alumínio;
Durabilidade; 2 anos ou 50.000km;
Custo: Moderado;
Cor: Azul/Verde/Amarelo;
Proporção: 40% até 60%.

Orgânico (com etilenoglicol)
Prós: Evita a corrosão em radiadores de alumínio e em blocos e cabeçotes de alumínio, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento. Recomendado também para bombas de água plásticas;
Contra: Ataca ligas de cobre e latão, principalmente na solda dos radiadores.
Durabilidade: Até 10 anos ou 250.000 km;
Custo: Alto;
Cor: Vermelho/Laranja;

Observações importantes:
Pode haver variação na cor de acordo com o fabricante, portanto consulte a embalagem.
Alguns aditivos já vem pronto para uso e não devem ser diluídos.
Respeite a proporção, excesso de aditivo também prejudica.
Alguns aditivos japoneses não são orgânicos, mas também podem ser utilizados em ligas de alumínio (não contém silicatos).
Jamais mistures aditivos com composição diferente.
Misturar aditivos iguais (composição), mas de marcas diferente até é aceitável, mas o ideal é evitar.
Em uma emergência use o que tiver ou até água pura, é melhor do que correr o risco de superaquecimento. Assim que possível corrija o defeito e volte à proporção e aditivo recomendado.
De preferência para agua desmineralizada, destilada ou livre de cloro, nesta ordem.
Água da rua (encanada) tem muito cloro, não use.

Quem tiver mais informações, fique a vontade.
4X4 Brasil
Diplo87
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 929
Modelo do carro : Diplomata 87/87 coupe

http://www.opaleirosdoparana.com/t32817-diplomata-87-87-coupe-6-cil
http://www.opaleirosdoparana.com/t41576-opala-do-mes-dezembro-2015

Cilindros : 6 cilindros a álcool na weber 40!

Mensagem por Diplo87 em Sex 7 Jul - 12:30:56

Eu tenho dúvida entre usar aditivo orgânico e não orgânico, uma vez deu uma parada dentro do reservatório que parecia alga, me falaram que foi o aditivo orgânico que apodreceu...
morrison
Opaleiro
Opaleiro

ex Opala diplomata 1990

Mensagem por morrison em Sex 7 Jul - 12:32:42

Rubão6cc escreveu:
morrison escreveu:

Tranquilo..pode ser que eu tenha entendido errado...a comunicação através de meios digitais é um pouco "fria" e às vezes a gente interpreta errado OKK

o problema de comunicação por mensagens escrito é que não tem tom, normal.
e estamos sempre ocupados com outras coisas.
podemos interpretar errado e as vezes escrevemos com pressa.
OKK
Giovani Parra
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 6958
Modelo do carro : Comodoro 86 - "A Lenda"
Cilindros : 4cil

Mensagem por Giovani Parra em Sex 7 Jul - 12:37:28

adpachec escreveu:Também já recebi cada MP....
Dá a impressão que o autor vai abrir até um boletim de ocorrência..

E se te falar que já rolou ameaça de morte contra minha pessoa???? kkkkkkkkkkkkkkkk
morrison
Opaleiro
Opaleiro

ex Opala diplomata 1990

Mensagem por morrison em Sex 7 Jul - 13:08:24

Com etilenoglicol
Prós: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento;
Contra: Ataca ligas de alumínio;
Durabilidade; 2 anos ou 50.000km;
Custo: Moderado;
Cor: Azul/Verde/Amarelo;

esse parece ser a melhor opção
Paulo Corso
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3268
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe
Cilindros : 6 cil - 250S

Mensagem por Paulo Corso em Sex 7 Jul - 15:23:00

O problema é que nós brasileiros em geral achamos que somente agua resolve, ai com o tempo os problemas se acumulam e dão uma dor de cabeça lascada. em fóruns de qq modelo de auto tem gente sofrendo com problemas de aquecimento e grande parte dos carros estão usando somente agua no sistema de arrefecimento.

No meu caso depois de passar por muitos problemas no diplomata, não uso mais somente agua no radiador. Fiz uma limpeza geral no sistema e uso somente fluido de arrefecimento com agua desmineralizada. Recentemente tirei a VT para inspeção e a mesma apresentava aspecto de nova assim como a tampa do radiador.

Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

https://www.facebook.com/paulocorso
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Ranger Sport 08/08
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Sex 7 Jul - 16:53:47

Eu não ia mais postar nesse tópico mas lembrei deste outro tópico:

http://www.opaleirosdoparana.com/t44541-opalapa-2017-quem-vai

Respeito a visão de todos mas esse tópico responde se aqui tem "clubinho" mesmo..era melhor a gente pensar em "clubão"..
Se tivesse clubinho a gente ia combinar em off de fazer um churrasco e não ia chamar ninguém. Falando nisso reitero o post do Giovani....todos convidados pra aparecer no Opalapa e confraternizarmos juntos.

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por adpachec em Sab 8 Jul - 22:30:05

http://www.destaquecarros.com.br/revista/dicas/2013/09/aditivo-para-radiador-mitos-e-verdades-69.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/5184-limpol-nao-e-que-funciona.html
Gustavo Godoy
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 110

Mensagem por Gustavo Godoy em Sex 14 Jul - 20:04:03

Eu uso o Radnaq T5 de cor azul a 5 anos e nunca tive problema. Quando comprei o carro o dono anterior usava agua pura, fiz uma limpeza no sistema com a mangueira e passei a usar o aditivo Radnaq T5 azul por ser o mais barato, diluo meio a meio em agua desmineralizada e nunca precisei trocar nada nem tive problemas de aquecimento.
Gustavo Godoy
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 110

Mensagem por Gustavo Godoy em Sab 15 Jul - 7:34:35

Apenas acrescentando, ...nao troquei selos , nao troquei bomba d'agua , nao troquei nada, apenas fiz a limpeza soltando a mangueira de baixo e passei a usar o aditivo e la se vao 5 anos, pra mim esse negocio de aditivo estragar motor eh um mito, outra vantagem eh que o aditivo tem um corante tao forte que vc percebe um vazamento antes de ter problema pq mancha o local, foi assim q percebi q a bracadeira da mangueira da termostatica estava frouxa....tb uso esse mesmo aditivo no meu Corsa wind, que antes soh usava agua, e nesse nem limpeza fiz, soh botei aditivo e boa, la se vao 3 anos tb
Was
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 72
Modelo do carro : Opala Standard 1977
Cilindros : 6cc

Mensagem por Was em Seg 30 Abr - 20:24:58

Poxa, estou louco pra usar aditivo no meu. Faz 5 anos que estou com ele, fora o antigo dono, usando só água no radiador.
Quero fazer uma limpeza nele, mas estou achando caro (R$200) e fico pensando: O meu Opala não tem reservatório de água. Eu completo a água dele em cerca de 1lt / semana. Como vou conseguir manter no aditivo?
chevy250
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 221
Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
Cilindros : 6 cil

Mensagem por chevy250 em Seg 30 Abr - 20:39:51

Olha, quanto mais tempo passar na água, mais material de ferro vai perder. Ferro não forma camada de óxido. Ele vai corroendo sem parar. Opala tem bloco e cabeçote de ferro. Os dois serão comidos com o tempo.

Eu tive um 88 4cil que não tinha vaso expansor. Era só o radiador mesmo. Logo quando comprei, era a mesma coisa. Tinha que completar o tempo todo. Levei no mecanico e tinha furo no sistema.

Verifique se não tem furo, acerte a tampa do radiador que eu acho que não tem que completar 1l toda semana não, mesmo não tendo vaso expansor. Feito isso, ponha o aditivo e boas.

Vamos ver o que os colegas comentam.
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Ranger Sport 08/08
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Seg 30 Abr - 21:41:49

Was escreveu:Poxa, estou louco pra usar aditivo no meu. Faz 5 anos que estou com ele, fora o antigo dono, usando só água no radiador.
Quero fazer uma limpeza nele, mas estou achando caro (R$200) e fico pensando: O meu Opala não tem reservatório de água. Eu completo a água dele em cerca de 1lt / semana. Como vou conseguir manter no aditivo?

Descubra o motivo do vazamento, resolva e só depois pense em colocar aditivo.

Was
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Was em Ter 1 Maio - 17:59:44

Meu mecânico disse pra mim que está dentro dos parâmetros completar a água em torno de 1lt(talvez pouco menos) em 1 semana.
Isso é ANORMAL? Vocês não passam porisso?
Achava que era normal e, ficava pensando: como manter o carro no aditivo se me gasta 4litros no mês?
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Ranger Sport 08/08
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Ter 1 Maio - 20:52:17

Kkkkk

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3597
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros

Mensagem por opala4cc em Qua 2 Maio - 0:07:41

Was escreveu:Meu mecânico disse pra mim que está dentro dos parâmetros completar a água em torno de 1lt(talvez pouco menos) em 1 semana.
Isso é ANORMAL? Vocês não passam porisso?
Achava que era normal e, ficava pensando: como manter o carro no aditivo se me gasta 4litros no mês?

Mude de mecânico, porque dizer que é normal gastar um litro de líquido de arrefecimento por semana... não é sensato. Seu mecânico é um mecânico de carros modernos injetados, com vaso de expansão pressurizado e acho que ele está chutando.

Se você não está usando aditivo, então deve ficar mais fácil anda descobrir por onde está perdendo líquido de arrefecimento: siga a trilha de ferrugem escorrida. Meu primeiro palpite seria a tampa do radiador.
Paulo Corso
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3268
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe
Cilindros : 6 cil - 250S

Mensagem por Paulo Corso em Qua 2 Maio - 13:03:32

Normal não é, seu mecânico se equivocou feio. Troca a tampa do radiador pra começar, mas use uma correta. Outra coisa, só colocando água logo vai começar a comer a mola da tampa e a mesma perde pressão fazendo com que a agua se vá rapidamente.

Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

https://www.facebook.com/paulocorso
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
Was
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Was em Qua 2 Maio - 14:37:09

A tampa do radiador troquei recentemente. Vou fazer a caça:
Uma ajudinha: O que vocês me recomendam a fazer, passo-a-passo?
Meu carro está a 5 anos andando só na água, cerca de 500km/mês.

-Trocar a água do radiador pelo aditivo, rodar uns dias e fazer o "ciclo de lavagem" como disse o Eleandro na mensagem 10? Corre-se o risco de sair revelando os furos nos selos, radiador e demais lugares? E será que posso ficar na mão com isso?

- Aonde eu devo começar e terminar?
omalvadeza
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 215
Modelo do carro : Caravan Comodoro/87

Mensagem por omalvadeza em Qua 2 Maio - 17:40:28

Faça o seguinte: Troque a água do sistema e roda com o carro uns 20-30 km. Espera esfriar, repita a operação até que a água esgotada do sistema fique totalmente limpa. O número de trocas vai depender do grau de sujeira no sistema. Quando a água do sistema estiver límpida, ok, é hora de por aditivo. Se puder, tira o radiador do carro, encha-o de água e chacoalhe para retirar detritos.

Se o seu carro tiver aquecimento interno mantenha-o acionado para que a água suja circule. Aproveita e chama o mecânico pra dar uma volta com o ar quente ativado.

Abasteça o sistema com aditivo + água desmineralizada conforme o manual. Geralmente 30% de aditivo e 70% de água.

O aditivo reduz o ponto de fervura da água e talvez resolva seu problema com evaporação. Outra: por ser colorido, fica mais fácil visualizar vazamentos.

Vale dizer que aditivo não corrói, tampouco acelera o processo de corrosão dos selos. Se os selos estão bichados, vai vazar, mais cedo ou mais tarde, não por culpa do aditivo.

Mas atenção: No mercado existem produtos que limpam radiador. Esses sim são perigosos pro sistema pois contém ácido orgânico e prometem limpar todo o sistema. O vendedor me recomendou por, dar umas voltas e após uma semana esgotar a água. Esse eu não usei e nem recomendo. Fico com as minhas craquinhas.
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Ranger Sport 08/08
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Qui 3 Maio - 21:48:29

Was escreveu:A tampa do radiador troquei recentemente. Vou fazer a caça:
Uma ajudinha: O que vocês me recomendam a fazer, passo-a-passo?
Meu carro está a 5 anos andando só na água, cerca de 500km/mês.

-Trocar a água do radiador pelo aditivo, rodar uns dias e fazer o "ciclo de lavagem" como disse o Eleandro na mensagem 10? Corre-se o risco de sair revelando os furos nos selos, radiador e demais lugares? E será que posso ficar na mão com isso?

- Aonde eu devo começar e terminar?

Acho que você está muito encanado pra deixar a água transparente..isso vai levar um tempo. Eu recomendaria você ir limpando aos poucos, pelo menos eu fiz assim (na verdade ainda preciso continuar fazendo).
Quando comprei meu Opala em 2009 a água era puro barro, tinha barro dentro do vaso de expansão, ou seja, meu carro estava usando somente água de torneira havia muitos anos. Na verdade o sistema de arrefecimento estava todo comprometido. Encurtando a estória, mandei pro lixo o radiador, bomba d'água, mangueiras, tampa do radiador, botei tudo novo. Mas não mexi com aditivo inicialmente.
O que me motivou a colocar o aditivo foi meu radiador novo (o meu é 6 cc)...aquilo me custou uma verdadeira fortuna, então eu não queria que meu radiador novo fosse corroído em pouco tempo. Então decidi começar fazendo uma limpeza básica no sistema..esgotei a água e botei a mangueira dentro do radiador pra limpar o máximo que poderia. Terminado o processo coloquei aditivo superconcentrado (Radiex verde, troca a cada 6 meses)....eu sabia do risco de estouro dos selos até porque não sabia exatamente como estavam pois eram os únicos componentes do sistema que eu não tinha trocado mas do resto eu sabia que estava em ordem. Batata...2 ou 3 meses depois os selos do cabeçote começaram vazar. Eu precisava trocar a junta do coletor de exaustão então já aproveitei pra mandar trocar os selos que haviam estourado. Depois em sequência após os 6 meses de duração do aditivo fiz nova escoação e limpeza do sistema e procedi colocando aditivo concentrado (Radiex rosa, troca a cada 12 meses)...já tem uns 3 anos que está assim...eu já devia ter efetuado nova limpeza e reposição de aditivo mas acabei relaxando.
Depois de todo esse processo a água se mantém praticamente transparente. O jeito pra deixar cada vez mais limpa é sempre repetindo o processo e nunca deixar faltar aditivo.
A dica do Omalvadeza sobre deixar aberta a válvula do AQ é válida pois dentro do radiador correspondente também fica sujeira.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg 18 Jun - 11:54:01