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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

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Retifica 6CC. Dicas?

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Retifica 6CC. Dicas?

Mensagem por mInternauta em Ter 22 Ago - 16:05:31

Pessoal, estou me preparando para fazer a retifica do motor da minha Caravan, ele estava bem estranho e de acordo com o histórico nunca fez retifica e tem mais de 200000KM. É um 250 STD até aonde eu sei.

Eu vou fazer tudo, não tenho presa e não quero ter que ficar encima de mecânico para fazer o trabalho direito. O plano é tirar o motor , desmontar, levar na retifica para acertar todas as medidas. E ir montando as poucos com boas peças novas.

Queria ajuda dos mais velhos de casa em me passar dicas sobre a retifica desse motor, dicas de montagem, tutorias . Esses tipos de coisas, Não quero deixar passar nada.

E como eu disse apesar da dor que dá vê o carro parado, eu não tenho pressa para colocar ele para andar de novo quero que a retifica seja 150%, por isso eu mesmo vou fazer.
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Re: Retifica 6CC. Dicas?

Mensagem por antiqueira79 em Ter 22 Ago - 17:26:40

hummm, vc mesmo vai desmontar e depois montar o motor ?
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Re: Retifica 6CC. Dicas?

Mensagem por adpachec em Ter 22 Ago - 18:08:01

Tópicos do BANDIT e do IVO.
E o livro conheça seu opala.
Tem um assunto sobre retificação vou procurar o link.
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Re: Retifica 6CC. Dicas?

Mensagem por adpachec em Ter 22 Ago - 18:22:30

Este é o link, mas acho que são nove partes.

http://www.carburado.com.br/2009/08/retificacao-de-motores-5-parte.html?m=1
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Re: Retifica 6CC. Dicas?

Mensagem por Pedrão B. em Ter 22 Ago - 18:26:25

Tem que ter espaço e ferramentas.
Torquimetro, micrômetros, relógio comparador, súbito, cálibre de lâminas...
Desejável um suporte pro motor.
Esse instrumentos de medição são pra você conferir o serviço da retifica.
Tem que ajustar a folga axial do vira, no mancal de encosto.
Ferramenta de montar anel no pistão, de montar pistão no bloco.
O cabeçote normalmente a retifica devolve montado.
Não é fácil, mas não é impossível.
E te deixa mais íntimo do seizão!
Boa sorte!
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Re: Retifica 6CC. Dicas?

Mensagem por Marcos Adriano em Ter 22 Ago - 20:31:55

eu mesmo mexi na parte de baixo do meu motor....ja rodou 6mil km kkkkkkkkk
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Re: Retifica 6CC. Dicas?

Mensagem por Douglas Vaciliev em Ter 22 Ago - 20:39:38

Eu também fiz o meu.

A folgas do vira, altura pistão, pede para regular na retífica, o resto é mole.

Cinta para os anéis, torquímetro e guincho, se não tiver, empresta...

Caso tenha que encamisar e trocar as buchas do comando, também só na retífica.

Acho que não tem dinheiro que pague a sensação de você mesmo montar o motor, e dar a primeira partida nele.
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Marcos Adriano
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Re: Retifica 6CC. Dicas?

Mensagem por Marcos Adriano em Ter 22 Ago - 20:54:39

Douglas Vaciliev escreveu:Acho que não tem dinheiro que pague a sensação de você mesmo montar o motor, e dar a primeira partida nele.


isso é tremendamente verdade!!!


eu emprestei:

o espaço (oficina de um amigo) girafa, cavaletes (q serviram de suporte pro motor) torquimetro, mao de obra de retifica (um outro amigo fez pra mim - na vdd nem precisou retificar...somente polir os colos do vira), elevador, comando de valvulas e varias outras ferramentas e coisas......meu mesmo só as peças motor e mao de obra.


sem falar nos conhecimentos q emprestei do pessoal do forum e do zap study study study study
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Re: Retifica 6CC. Dicas?

Mensagem por bruno silverstar83 em Ter 22 Ago - 22:14:17

Eu fiz o motor do meu em casa,deu pouco menos de 1 mês

O pior de tudo é tirar e colocar o motor por conta do peso,então uma girafa ou ma talha é essencial.
O resto é as ferramentas que o Pedrão citou,e limpeza ,um toda circunstância tem que haver limpeza,então de preferencia pra um lugar limpo e fechado para mexer,bem iluminado de preferência.

Se quiser dá uma olhada no tópico da retífica do meu,foi algo resumido mas pode te ajudar

http://www.opaleirosdoparana.com/t41172-refazendo-motor-6cil-opala-silverstarja-funcionando#680117


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Re: Retifica 6CC. Dicas?

Mensagem por bruno silverstar83 em Ter 22 Ago - 22:19:19

Tem uma nova série do Tonella junto com o Fábio Franzoni(participante da old stock) sobre o motor 6cil,vai te ajudar muito



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Re: Retifica 6CC. Dicas?

Mensagem por mInternauta em Qua 23 Ago - 9:01:31

antiqueira79 escreveu:hummm, vc mesmo vai desmontar e depois montar o motor ?

Sim eu mesmo
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Re: Retifica 6CC. Dicas?

Mensagem por mInternauta em Qua 23 Ago - 9:06:30

Pedrão B. escreveu:Tem que ter espaço e ferramentas.
Torquimetro, micrômetros, relógio comparador, súbito, cálibre de lâminas...
Desejável um suporte pro motor.
Esse instrumentos de medição são pra você conferir o serviço da retifica.
Tem que ajustar a folga axial do vira, no mancal de encosto.
Ferramenta de montar anel no pistão, de montar pistão no bloco.
O cabeçote normalmente a retifica devolve montado.
Não é fácil, mas não é impossível.
E te deixa mais íntimo do seizão!
Boa sorte!
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Espaço eu tenho, meu Tio tem uma oficina de soldas, tem todas as ferramentas, tenho girafa, macaco hidráulico, pressa. Mas esses detalhes de angulo, folga, que não quero deixar escapar nada.
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Re: Retifica 6CC. Dicas?

Mensagem por Paulo Roberto B em Qua 23 Ago - 13:58:36

Se vc tem ferramentas...manda bala. Esses dias montei um motor zetec p meu irmão do inicio a partida e deu certo e n sou mecânico,apenas curioso e pensa num motor cheio de frescura,ja no opala é td mais fácil,mas se atente principalmente a medições
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Re: Retifica 6CC. Dicas?

Mensagem por mInternauta em Sex 25 Ago - 9:00:48

Paulo Roberto B escreveu:Se vc tem ferramentas...manda bala. Esses dias montei um motor zetec p meu irmão do inicio a partida e deu certo e n sou mecânico,apenas curioso e pensa num motor cheio de frescura,ja no opala é td mais fácil,mas se atente principalmente a medições

Vou mandar bala e vou ver se consigo postar umas fotos aqui.
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Re: Retifica 6CC. Dicas?

Mensagem por Fabio9437 em Ter 29 Ago - 21:29:19

Pessoal, uma pergunta. Estou com o motor da minha Caravela desmontado. Vou retificar o vira. Vale a pena fazer a nitretação tb? Não pretendo preparar o motor. Só quero uma durabilidade maior.
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Re: Retifica 6CC. Dicas?

Mensagem por mInternauta em Qua 30 Ago - 16:38:43

Pessoal segue algumas fotos da desmontagem, nesse fds:









O Plano era tirar tudo com a girafa, mas não consegui a caminhonete para trazer a girafa. Então desmontamos tudo que deu para adiantar o serviço.
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Re: Retifica 6CC. Dicas?

Mensagem por Eder Harisson em Qua 30 Ago - 17:00:35

que bacana cara, parabéns pela iniciativa, do jeito que vc fez tbm nao fica ruim, vai ser mais fácil manobrar o motor pra tirar fora assim
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Re: Retifica 6CC. Dicas?

Mensagem por Mirão em Qua 30 Ago - 20:30:26

Muito bom, parabéns, falou e fez! gosto disso. OKK
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Re: Retifica 6CC. Dicas?

Mensagem por mInternauta em Qui 31 Ago - 11:10:13

Pessoal Dúvida:

Estou avaliando as peças que preciso comprar e uma dúvida surgiu, um amigo recomendou utilizar o seguinte retentor para as válvulas:
https://www.asllan.com.br/produto/retentor-positivo-de-valvulas-gm-v8-opala-6cc-cod1276

A Minha dúvida é se ele é de boa qualidade mesmo e se vale a pena.
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bruno silverstar83
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Re: Retifica 6CC. Dicas?

Mensagem por bruno silverstar83 em Qui 31 Ago - 11:13:56

mInternauta escreveu:Pessoal Dúvida:

Estou avaliando as peças que preciso comprar e uma dúvida surgiu, um amigo recomendou utilizar o seguinte retentor para as válvulas:
https://www.asllan.com.br/produto/retentor-positivo-de-valvulas-gm-v8-opala-6cc-cod1276

A Minha dúvida é se ele é de boa qualidade mesmo e se vale a pena.


Você pode pegar os de chevettte, marca sabó também


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Re: Retifica 6CC. Dicas?

Mensagem por Felipe/S em Qui 31 Ago - 11:20:27

Os retentores de válvula do Chevette são plug n play no cabeçote no Opala?

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Re: Retifica 6CC. Dicas?

Mensagem por Hainra em Qui 31 Ago - 11:36:21

Li em algum lugar que pode-se utilizar os vedadores de válvula do motor Perkins 6357.
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Re: Retifica 6CC. Dicas?

Mensagem por Marlon Jassanan em Qui 31 Ago - 11:44:06

Legal, parabéns, ninguém terá mais cuidado e capricho no seu carro do que você mesmo... Boa sorte!
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Re: Retifica 6CC. Dicas?

Mensagem por mInternauta em Qui 31 Ago - 12:56:02

Então três opções:

Retentor do Chevette:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-743280423-jg-retentor-haste-valvula-gm-chevett-marajo-chevy-02300br-_JM

Retentor do Perkins:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-863395052-jg-16pecas-vedador-retentor-valvula-dakota-ram-52-v8-16v-_JM

Ou o V8 GM:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-689394916-retentor-positivo-de-valvulas-gm-v8-opala-6cc-cod1276-_JM#D[S:ADV,L:VQCATCORE_LST,V:1]
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Re: Retifica 6CC. Dicas?

Mensagem por Felipe/S em Qui 31 Ago - 21:05:53

Também tô precisando trocar os retentores de válvula do Omegão...aqueles anéizinhos vagabundos não aguentaram a pancadaria das esticadas rsrsrs


Mas se tivesse algum que servisse sem precisar fazer usinagem no cabeçote, seria uma maravilha...


E parabéns ao amigo por ter a iniciativa de fazer o 6 canecos sozinho. Vai deixar original ou já vai colocar um comandinho 250S e outras maldades? rsrsrs
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Re: Retifica 6CC. Dicas?

Mensagem por mInternauta em Sex 1 Set - 14:11:47

Felipe/S escreveu:Também tô precisando trocar os retentores de válvula do Omegão...aqueles anéizinhos vagabundos não aguentaram a pancadaria das esticadas rsrsrs


Mas se tivesse algum que servisse sem precisar fazer usinagem no cabeçote, seria uma maravilha...


E parabéns ao amigo por ter a iniciativa de fazer o 6 canecos sozinho. Vai deixar original ou já vai colocar um comandinho 250S e outras maldades? rsrsrs

Oi Amigo, vai receber :


  • Comando 250S
  • Novas Molas de Válvula (Talvez Molas Duplas)
  • Engrenagens de Aluminio
  • Kit Embreagem Cerâmica (Volante novo)
  • Bomba de Oleo Nova
  • Bomba de Agua Nova
  • Retentores de Valvulas
  • Novos Anéis de Pistão
  • Talvez se precisar novos pistões.


Alguns ajustes no motor, isso vai ser feito por uma amigo especialista kkk.
Ele vai fazer blueprint nas Bielas (Se necessário)
Vai fazer o Brunimento Leve dos Dutos de Ar e Escape no Cabeçote. Só para alisar e limpar os dutos.

Mais toda a retifica padrão.

Transmissão:

  • Troca do Acoplador do Cabo de Velocidade
  • Uma revisão básica



Fora do Motor:


  • Novo sistema de escape. vai ser colocado novo coletor 6x2 Alcool, Com dois Abafadores JK e A Tubulação em Inox. Com manta térmica etc..
  • Nova Mangueiras de Radiador
  • Novo Revestimento Acústico e Térmico no Cofre do Motor
  • Novo Filtro de Combustível (Provavelmente vou colocar o EMPI em Vidro (Só porque é bonito))
  • Revisão no Distribuidor
  • Novas Velas
  • Novos Cabos de Vela


Para começo do Ano que vem:
Novo Radiador
Pneus Hankook
E outras coisas.
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Re: Retifica 6CC. Dicas?

Mensagem por PedroV9 em Sex 1 Set - 14:24:40

Eu não usaria embreagem de cerâmica, não vejo muita justificativa para sua mecânica. Vai ficar extremamente pesado e desconfortável.
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Re: Retifica 6CC. Dicas?

Mensagem por mInternauta em Sex 1 Set - 14:53:33

PedroV9 escreveu:Eu não usaria embreagem de cerâmica, não vejo muita justificativa para sua mecânica. Vai ficar extremamente pesado e desconfortável.

Oi Pedro, Sabe que estou na duvida ainda. Mas isso eu vou decidir mais tarde. Mas com certeza vai receber nova embreagem.
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Re: Retifica 6CC. Dicas?

Mensagem por Felipe/S em Sab 2 Set - 11:57:24

Sobre a embreagem, eu, particularmente, colocaria a original, Sachs ou Luk, pois preserva o sistema de transmissão e cabo de embreagem, e faria um alivio no volante do motor, pois o 250S usava o volante do 4 cil. Não perde nada em torque e fica canhão. Me parece que o do 6 cil pesa 12kg e o 4cil 9kg. Deixando com 10 kg fica em um meio termo.

Sobre as molas, as que vinham originalmente no 250S já são o suficiente. Ela é dupla, mas a mola de dentro é aquela que tem os elos achatados que o pessoal chama de "mola damper", que serve para evitar que a mola flutue e vibre acima dos 5000 RPM. Elas, juntamente com uns bons tuchos mecânicos, funcionam que é uma beleza...

Boa sorte na empreitada!
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Re: Retifica 6CC. Dicas?

Mensagem por mInternauta em Seg 4 Set - 8:09:07

É Bota empreitada nisso. Ainda mais com os preços das peças aqui no Brazil, segue mais fotos do motor e do trabalho:









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Douglas Vaciliev
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Re: Retifica 6CC. Dicas?

Mensagem por Douglas Vaciliev em Seg 4 Set - 8:33:29

Sobre a embreagem de cerâmica, se você usa o carro também para passear de boa, transito, você vai se arrepender até o último fio do bigode se optar por ela.

Luvinha?? Está com medo das francezinhas rsss
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Re: Retifica 6CC. Dicas?

Mensagem por mInternauta em Seg 4 Set - 8:50:09

Douglas Vaciliev escreveu:Sobre a embreagem de cerâmica, se você usa o carro também para passear de boa, transito, você vai se arrepender até o último fio do bigode se optar por ela.

Luvinha?? Está com medo das francezinhas rsss

kkk esse é meu primo.. Depois dele da umas porradas na carroceira por conta da força para tirar os parafusos. Ele decidiu colocar luva kkkkk

E Pessoal, o grande problema desse carro era. A Bomba de Combustível estava estourada por dentro e vazou Álcool dentro do motor pelo braço que fica encostado no comando. Ela estava tão ruim que eu tirei metade dela na mão.

O Carro deve ter rodado algum tempo com esse problema. Eu peguei ele só fazem 5 meses. Isso queimou bronzina.

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Re: Retifica 6CC. Dicas?

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