Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

Quem está conectado

63 usuários online :: 5 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 58 Visitantes :: 1 Motor de busca

antiqueira79, eleandro kalckmann, Marlon Jassanan, OpaleiroJlle, TUNISI

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17508)

tabarbosa (16851)

BANDIT (13573)

Rubão6cc (10400)

Xann (10395)

j ricardo (9361)

Jean Bida (9311)

Eduardo SSa (8678)

raphaelcaronti (8551)

100 (7771)

Problema no sistema de freio Opala 1972

Compartilhe
LuizBaldissera
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 23
Modelo do carro : Opala Especial 1972
Cilindros : 4

Problema no sistema de freio Opala 1972

Mensagem por LuizBaldissera em Sex 17 Nov - 16:48:55

Boa noite pessoal,

Comprei um Opala Especial 1972 4 cilindros a menos de um ano e estou fazendo uma revisão no sistema de freios do palozzo pra pegar a estrada. Já aviso que numca tive um Opala hehe

Tem freio a disco varga na dianteira e tambor na traseira. Cilindro mestre simples Bendix e sem servo freio.

Retirei as pinças, troquei o parafuso de sangria, passei silicone de alta temperatura nas pastilhas para amenizar os ruídos e troquei os flexiveis. Conferi vazamentos.

Na traseira limpei todo o sistema de freio ( lona um pouco suja de fluído ), conferi as lonas, abri cerca de 1cm a catraca para regular o freio de mão e troquei os sangradores.

Problema 1: Tirei os cilindros para comprar os novos e ao chegar na loja percebi que ambos não são do Opala. Nem mesmo o vendedor soube dizer de qual veiculo era. Pesquisei bastante e também não achei referência. Desmontei ambos e notei que os pistões internos são diferentes entre si. Alguém sabe de onde saíram esses cilindros? Os da S10 são parecidos porém fica o receio em adaptar. Kkk Segue as fotos

Diferencial Braseixos, possivelmente 3,54 com algum serviço mal feito ( roda direita está mais pra "fora" que a esquerda ) cambio clek clek 4 marchas.

Problema 2: Não consigo acertar o freio. Pedal muito baixo, macio e freio pouco eficiente. Já gastei 500ml de fluído tentando sangrar e limpando o sistema (esq tras, dir tras, dir diant e esq diant). Aparentemente não possui bolhas de ar no sistema.

Não sei se é problema nos cilindros de roda ou no cilindro mestre e como ambos são difíceis de encontrar estou perdido.

Antes de desmontar o freio pegava legal, estava alto, puxava quando freiava e ao pisar com força travava somente a roda dianteira direita. O fluido estava uma b@sta e bem viscoso.

Vou desmontar o cilindro mestre e os traseiros e vou postar as fotos aqui.

Abraço!

Marlon Jassanan
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1171
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
Cilindros : 6 (250/s)

Re: Problema no sistema de freio Opala 1972

Mensagem por Marlon Jassanan em Sex 17 Nov - 17:29:18

Esse cilindro não seria dos Opalas 79? Veja na net caso se pareçam!
adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 6026
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4

Mensagem por adpachec em Sex 17 Nov - 18:40:12

Olá.

O deslocamento da roda pode ser a barra transversal no diferencial, aquela que fica na traseira, este defeito acontece geralmente em carros rebaixados.
O freio baixo pode ser a regulagem da haste do pedal embaixo do painel, se seu me lembro tem uma porca ali, se me lembro...
Verifique as mangueiras de freio se não estão velhas.
LuizBaldissera
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por LuizBaldissera em Sex 17 Nov - 19:41:45

Marlon Jassanan escreveu:Esse cilindro não seria dos Opalas 79? Veja na net caso se pareçam!

Não são iguais, comparei na loja todos os modelos de opala e nenhum é igual. A posição dos parafusos são diferentes e a parte de tras é fina.

adpachec escreveu:Olá.

O deslocamento da roda pode ser a barra transversal no diferencial, aquela que fica na traseira, este defeito acontece geralmente em carros rebaixados.
O freio baixo pode ser a regulagem da haste do pedal embaixo do painel, se seu me lembro tem uma porca ali, se me lembro...
Verifique as mangueiras de freio se não estão velhas.

Vou checar a barra transversal. Unica mangueira que não troquei foi o flexivel traseiro, está em bom estado.

Será que é muito arriscado adaptar o cilindro de roda da s10? Pelo que ví é bem parecido.

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por adpachec em Sex 17 Nov - 20:04:22

Acho que a furação é diferente...
LuizBaldissera
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por LuizBaldissera em Dom 19 Nov - 3:08:41

adpachec escreveu:Acho que a furação é diferente...

Pois é.

Segunda vou na auto peças pegar o cilindro da S10 e tentar encaixar pra ver o que dá. Se ficar muito ruim creio que vou ter que trocar os espelhos ou colocar um Braseixo 3,54 usado mesmo.

Se o problema for no cilindro mestre, posso adaptar o duplo do Opala mais novo sem servo freio, comprar um paralelo por r$ 300 ou adaptar um wilwood simples por aprox 250.

Não gosto da ideia de colocar reparo num cilindro simples hehe

Obrigado pela ajuda
Abraço
adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por adpachec em Dom 19 Nov - 7:36:59

Acho ser possível, vai ser uma adaptação, provavelmente terá que encurtar a haste se utilizar sem servo freio.
Não sei...
Mas acho possível sim, mas será um conjunto de peças do novo com o velho.
LuizBaldissera
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por LuizBaldissera em Seg 27 Nov - 17:03:13

Pessoal,

Cilindro de roda não achei em nenhum lugar, adaptaram o sistema de freio ou diferencial de outro carro e ninguem sabe de onde é. Vou tentar deixar assim mesmo

Barra transversal não está torta mas as buchas estão bem gastas.

O cilindro mestre tá muito ruim. Vou ter que adaptar um Wilwood simples.

Vi que já fizeram aqui no fórum mas não diz o diametro que foi usado. Achei no Ebay em 3/4 , 1,00 e 7/8. Qual deles seria o melhor? O original Bendix é 7/8.

Saída onde vai o cano é  1/8-27

Já sei que vou ter que fazer a flange pois a furação na parede de fogo não bate. Mas é bem simples eu imagino.

Obrigado
Pedro Fagundes
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 866
Modelo do carro : cupê 72
Cilindros : 6cil 4.4 Apimentado

Mensagem por Pedro Fagundes em Seg 27 Nov - 19:10:55

Também tenho um 72 e quando comprei estava sem hidrovácuo e com cilindro mestre de fusca. Imagine isso...

Nós amamos nossos carros, mas tem partes que a meu ver não tem mais condições:

porta luva de papelão
rádios originais sem mp3, cd, dvd
acionamento e cabos do capô
câmbio 4 marchas clek e seu trambulador
mostradores do painel
iluminação das lanternas/piscas traseiras
alternador original
bobina original
sistema de freios

Então eu já te recomendaria dar algum upgrade no seu sistema já que está mexendo. Esse sistema não é suficiente, mesmo que esteja funcionando 100%.

Colocando cilindro mestre de opala mesmo e hidrovácuo o freio melhora demais, não sai caro e vale cada centavo.

Sobre o wilwood e não colocaria peças importadas, daria preferência a nacionais comuns nesse aspecto.

Tá bonitão seu carro, depois faça um tópico e mande umas fotos.
LuizBaldissera
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por LuizBaldissera em Seg 27 Nov - 21:33:55

Pedro Fagundes escreveu:Também tenho um 72 e quando comprei estava sem hidrovácuo e com cilindro mestre de fusca. Imagine isso...

Nós amamos nossos carros, mas tem partes que a meu ver não tem mais condições:

porta luva de papelão
rádios originais sem mp3, cd, dvd
acionamento e cabos do capô
câmbio 4 marchas clek e seu trambulador
mostradores do painel
iluminação das lanternas/piscas traseiras
alternador original
bobina original
sistema de freios

Então eu já te recomendaria dar algum upgrade no seu sistema já que está mexendo. Esse sistema não é suficiente, mesmo que esteja funcionando 100%.

Colocando cilindro mestre de opala mesmo e hidrovácuo o freio melhora demais, não sai caro e vale cada centavo.

Sobre o wilwood e não colocaria peças importadas, daria preferência a nacionais comuns nesse aspecto.

Tá bonitão seu carro, depois faça um tópico e mande umas fotos.

Obrigado pela ajuda Pedro.

O porta luvas de papelão foi a primeira coisa que joguei fora kkk

Vou criar um tópico para apresentacão sim mas antes quero arrumar esses problemas.

Não queria gastar muito agora nos freios pois no futuro quero trocar o diferencial e o motor. Para uso normal os discos na dianteira e tambor atrás acho que fica legal.

Queria manter o cilindro mestre simples pois acho o cofre dos primeiros opalas muito bonito com o visual "limpo" e eu não vou com a cara daquele "trambolhão" do servo freio  Laughing  kkkk

Por isso minha escolha pelo Wilwood, vou gastar aprox. 250 com ele novo + frete vindo do USA. Quase 1/3 do sistema hidrovácuo novo.

A dúvida estaria no diametro dele: 3/4 , 7/8 ou 1'. Achei a seguinte informaçao num site gringo:

The result after adding the larger master cylinder is a harder pedal which needs much more pedal pressure to create the same amount of braking force. For instance, moving from a 3/4" master cylinder to a 1" requires 77.7% more force on the push rod.

Pelo que andei pesquisando 3/4 discos + tambor e 1' discos nas 4 rodas. Sendo o 7/8 o intermediario entre os dois.

Vamos ver se alguem mais tem uma opinião.

Abraço
LuizBaldissera
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por LuizBaldissera em Qua 29 Nov - 2:35:11

Galera , cilindro mestre simples Wilwood comprado. Diametro 3/4 e PN 260-6764. Paguei R$ 168,00 + 70 de frete. Deve chegar em 15 dias.

Cilindro de roda troquei os reparos e montei novamente pois não encontrei os novos.

Enquanto não chega vou aproveitar pra trocar o alternador e revisar o 446.

Vou postar aqui a instalação do cilindro mestre caso alguém também queira fazer.

Abraço
Smarley
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 182
Modelo do carro : Opala Especial 1973
Cilindros : 4 cilindros

Mensagem por Smarley em Qua 29 Nov - 4:20:31

Aguardamos comentários sobre o funcionamento e fotos da instalação.
Você vai trocar só o cilindro e manter o servo freio original?

Abraço!
LuizBaldissera
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por LuizBaldissera em Qua 29 Nov - 7:31:15

Smarley escreveu:Aguardamos comentários sobre o funcionamento e fotos da instalação.
Você vai trocar só o cilindro e manter o servo freio original?

Abraço!

Meu Opala 72 não possui servo freio, somente o cilindro simples com uma saída. Resolvi deixar assim em vez de adaptar o conjunto de hidrovácuo.

Abç
Pedro Fagundes
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 866
Modelo do carro : cupê 72
Cilindros : 6cil 4.4 Apimentado

Mensagem por Pedro Fagundes em Qui 30 Nov - 13:58:23

LuizBaldissera escreveu:
Meu Opala 72 não possui servo freio, somente o cilindro simples com uma saída. Resolvi deixar assim em vez de adaptar o conjunto de hidrovácuo.

Abç

A diferença com hidrovácuo não é grande, é enorme.
Mas veja aí se fica satisfeito sem, caso contrário tenta adaptar algo.

LuizBaldissera
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por LuizBaldissera em Sex 8 Dez - 15:55:48

Galera, comprei um diferencial inteiro com sistema de freios revisados e da Varga para ficar igual a dianteira.

Para substituir o antigo iria gastar 50% do valor do diferencial inteiro. Compensa comprar um usado e guardar as peças para reposição

O cilindro mestre chega em 10 dias

Agora vou pesquisar pra como vou trocar o bixo kkkk

Abraços

LuizBaldissera
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por LuizBaldissera em Ter 22 Maio - 22:39:46

Pessoal passado alguns meses desde o UP do cilindro Mestre original para o Wilwood vim deixar uma foto da instalação para caso alguém também queira substituir o sistema original.

Bem tranquilo pra adaptar, basta apenas uma flange para mudar a posição dos parafusos de fixação e pequenas mudanças nos canos de freio no cofre.

O freio melhorou bastante, ficou muito mais preciso.

Abç

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por adpachec em Sex 25 Maio - 11:17:36

OKK
Ivo Filho
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 4426
Modelo do carro : Um monte....
Cilindros : 6 cil; 4 cil; 2 cil.

Mensagem por Ivo Filho em Sex 25 Maio - 11:58:46

OLA, CARA....VOU TE FALAR QUE JA MEXI ME MAIS OPALAS QUE QUASE TODO MUNDO JUNTO AQUI E NUNCA VI AQUELE SISTEMA DE FREIOS......

NOS MAIS "NORMAIS" TEM DE TOMAR MUITO CUIDADO POIS HÁ MUITOS CILINDROS DE RODAS QUE DAO CERTINHO NO OPALA, MAS DIAMETRO DOS CANOS, ROSCA E O ACENTAMENTO FLANGEADO SÃO DIFERENTES.....JA PEGUEI UNS TRES QUE ESTAVAM COM ACENTAMENTO CONVEXO NO CILINTRO QUANDO O CERTO É CONICO.....OS CARAS FICARAM ANOS TENTANDO TIRAR OS VAZAMENTOS E NUNCA CONSEGUIRAM....MAS EM FIM...TERIA FOTOS DO DIFERENTECIAL QUE VC TIROU AO TODO PARA EU DAR UMA OLHADA...BATEU AQUELA CURIOSIDADE....

LuizBaldissera
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por LuizBaldissera em Ter 29 Maio - 2:09:37

Ivo Filho escreveu:OLA, CARA....VOU TE FALAR QUE JA MEXI ME MAIS OPALAS QUE QUASE TODO MUNDO JUNTO AQUI E NUNCA VI AQUELE SISTEMA DE FREIOS......

NOS MAIS "NORMAIS" TEM DE TOMAR MUITO CUIDADO POIS HÁ MUITOS CILINDROS DE RODAS QUE DAO CERTINHO NO OPALA, MAS DIAMETRO DOS CANOS, ROSCA E O ACENTAMENTO FLANGEADO SÃO DIFERENTES.....JA PEGUEI UNS TRES QUE ESTAVAM COM ACENTAMENTO CONVEXO NO CILINTRO QUANDO O CERTO É CONICO.....OS CARAS FICARAM ANOS TENTANDO TIRAR OS VAZAMENTOS E NUNCA CONSEGUIRAM....MAS EM FIM...TERIA FOTOS DO DIFERENTECIAL QUE VC TIROU AO TODO PARA EU DAR UMA OLHADA...BATEU AQUELA CURIOSIDADE....

Opa, concordo com você. Rodei a cidade toda e ainda com as pesquisas que fiz ninguém sabia de que diabos veio esse freio. Kkk

O diferencial novo que comprei estava com com a caixa satélite ruim então utilizei somente os freios e deixei o antigo ( que estava 100% ). Ficou muito bom.

Ambos os diferenciais eram iguais.

Abç
mestre yo
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 46
Modelo do carro : Comodoro 1981 santana mi 1998
Cilindros : 4 4

Mensagem por mestre yo em Ter 29 Maio - 8:06:46

LuizBaldissera escreveu:Galera , cilindro mestre simples Wilwood comprado. Diametro 3/4 e PN 260-6764. Paguei R$ 168,00 + 70 de frete. Deve chegar em 15 dias.  

Cilindro de roda troquei os reparos e montei novamente pois não encontrei os novos.

Vou postar aqui a instalação do cilindro mestre caso alguém também queira fazer.

Abraço
Passa pra gente o link do site americano que você comprou as peças. É complicado de comprar?
FabioM
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1589
Modelo do carro : Comodoro 76
Cilindros : 6

Mensagem por FabioM em Ter 29 Maio - 8:39:54

Dai velho, pagou barato em,e wilwood ainda, outro nível. Parabéns pela empreitada no opala ai, e bora botar pra rodar.
LuizBaldissera
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por LuizBaldissera em Ter 29 Maio - 13:04:13

mestre yo escreveu:
LuizBaldissera escreveu:Galera , cilindro mestre simples Wilwood comprado. Diametro 3/4 e PN 260-6764. Paguei R$ 168,00 + 70 de frete. Deve chegar em 15 dias.  

Abraço
Passa pra gente o link do site americano que você comprou as peças. É complicado de comprar?

https://rover.ebay.com/rover/0/0/0?mpre=https%3A%2F%2Fwww.ebay.com%2Fulk%2Fitm%2F380824325549

Ou basta colocar no Ebay " wilwood master cylinder 3/4 " . Fácil de comprar, só ter um cartão de crédito internacional e criar uma conta no paypal e eBay.

Como eu moro aqui perto do Paraguai utilizei uma empresa de entrega de lá e retirei a mercadoria em Ciudad Del Est. Muito mais rápido, barato e fácil do que os Cúrreios. Sendit o nome.

FabioM escreveu:Dai velho, pagou barato em,e wilwood ainda, outro nível. Parabéns pela empreitada no opala ai, e bora botar pra rodar.

Valeu .
FabioM
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1589
Modelo do carro : Comodoro 76
Cilindros : 6

Mensagem por FabioM em Ter 29 Maio - 19:12:45

Ahh mas ai tu não tem imposto de importação ai no PY, ou agora tem?
Se for aqui no BR vai ser taxado, ai aumenta um pouco o valor.
LuizBaldissera
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por LuizBaldissera em Ter 29 Maio - 20:19:16

FabioM escreveu:Ahh mas ai tu não tem imposto de importação ai no PY, ou agora tem?
Se for aqui no BR vai ser taxado, ai aumenta um pouco o valor.

Não paguei nada de imposto. Somente 18 dólares o kg. Tem uma chance de pegar imposto mandando vim direto pra cá, o problema principal é o tempo de espera.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg 16 Jul - 18:15:41