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Relação 4ª, 5ª e 6ª com economia de combustível.

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thiagobasalles
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Relação 4ª, 5ª e 6ª com economia de combustível.

Mensagem por thiagobasalles em Ter 21 Nov - 21:34:03

Olá galera!

 Venho pesquisando maneiras reduzir o consumo de combustível de um opala. Dentre alguns o que mais me chamou a atenção são as caixas de marchas.

 O canal "Opala na Veia" fez um teste de consumo onde, na cidade, o carro faz 7.2KM/L, em um opala 4cc (1). Existem muitos outros testes e, independente do uso do carburador, estes foram feitos com um cambio de 4 marchas para a frente.

 A quinta ou sexta marcha, pelo o que eu pesquisei, faz com que o carro se torne mais econômico. Talvez não na cidade, pois o uso dessas marchas, em horários de rush, torna-se impossível o uso de marchas altas. Mas convenhamos: que carro na cidade faz mais que 8KM/L se não for híbrido, se não estiver usando vapor de gasolina ou vapor de hidrogênio? Falo isso um primo meu comprou um peugeot 2016(não lembro o modelo) que promete fazer quase 11KM/L no transito e que na  verdade estava fazendo 6.9KM/L. Também conheço outros relatos sobre essa ficção da tabela de consumo de combustível que vem de fábrica ou é fornecida pelo Inmetro. Mas enfim, deixamos isso para lá.

 O canal "Opala na Veia" também fez uma adaptação de um opala para o uso da quinta marcha (2). Neste vídeo é citado constantemente, pelo dono do carro, a vantagem do uso: Redução de consumo de combustível. Visto isso, pesquisei e encontrei várias adaptações de câmbios que são feitas.

 Tenho visto caixas de marchas da blazer(3) e da S10(4) sendo usadas em opalas. Nessas adaptações, vi que é possível fazer também a da S10 de 6 marchas(5).

 Sendo assim, qual seria a opinião técnica de vocês sobre este assunto?
 Por exemplo: Eu entendo que em engarrafamentos o câmbio de 5/6 marchas  talvez não façam tanta diferença. Mas alguma diferença deve fazer, né? Vi sobre o diferencial e acredito que a configuração para caixas de 5, 4 e 6 marchas são diferentes entre si e isso deve refletir no consumo de combustível.

 Qual câmbio vocês me recomendam e por quê?
 Se for o câmbio de 6, por quê não recomendam o câmbio de 5?

 Gostaria de entender bem isso pois os câmbios são um pouco caros e a escolha deve ser a ideal.

 Desde já muito obrigado!  Very Happy


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adpachec
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Re: Relação 4ª, 5ª e 6ª com economia de combustível.

Mensagem por adpachec em Ter 21 Nov - 21:41:54

A marcha maior reduz o giro do motor, mas reduz o torque.
Então usar uma marcha elevada em baixa velocidade vai te obrigar a usar um giro alto para elevar o torque.
Vai dar na mesma.
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mInternauta
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Re: Relação 4ª, 5ª e 6ª com economia de combustível.

Mensagem por mInternauta em Qua 22 Nov - 6:03:56

Opala não é econômico, você tem um motor carburado, com um único comando no bloco, 2 válvulas por cilindro, alta cilindrada, baixa rotação, o cabeçote não é crossflow. Em um diferencial+transmissão com um relação final que é relativamente alta. Em um carro pesado... Difícil tirar economia. Esse é motor resistente, bruto, com torque para empurrar com força de sobra o carro pesado. Feito para cruzar no máximo a uns 110 KM/h ..

Você não pode levar em consideração só o cambio, e sim o conjunto todo. A economia de combustível acontece quando você usa a maior parte da linha de torque do motor. E não só mantendo ele em baixa rotação ou em alta. Você precisa deixar o motor no ponto aonde ele faz menos esforço para mover o carro.

Eu começaria pela injeção eletrônica bem mapeada, principalmente com mapeamento correto para o motor frio já que este é um motor de ferro e leva mais tempo para esquentar. Depois um partiria para um diferencial com uma relação diferente. e ai para a caixa de 5 marchas do diplomata.

O Meu Palio 1.0 novinho faz 11KM/L na estrada..

Nem Fusca era tão econômico assim, alias na época o Opala era bem econômico.
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BenKenobi
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Re: Relação 4ª, 5ª e 6ª com economia de combustível.

Mensagem por BenKenobi em Qua 22 Nov - 9:03:18

Meu pai possui um opala 6 cil motor recem retificado 250s, com 3e, e cambio fusado 5m, com diferencial 2.73.

Algumas semanas atras fomos viajar, durante um trecho de 180km de reta, o carro fez 9.6 km/lt. Quando comecou o trecho de serra, o consumo caiu para 8.7 / 8.8. Andando normalmente sem nenhuma frescura.

É totalmente possivel sim, um opala ser economico. Basta ter um motor bem acertado, ponto ignicao correto, velas novas, carburador etc. Se usar um modulo ignicao melhor como MSD, tranquilamente esse consumo aumenta.

Meu carro tem comando 278 com cabecote quadrijet e etc, mais de 200cv segundo dinamometro, usando diferencial 2.73 e cambio 4m, fiz 7-7.5/km/lt na mesma viagem que citei acima com o opala do meu pai.

Ou seja. Quanto menor o giro na estrada, melhor o consumo sera, pois a borboleta do carburador esta o mais fechada possivel, arrastando menos combustivel.

Se for usar motor original, use um cambio fusado, 1-4 marcha de 6 cil com adicao de uma 5 marcha do 4 cil. Ninguem da tranco de 4 pra 5 marcha, logo nao quebra. Em carros Originais, em preparacao é outros 500.
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Marlon Jassanan
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Re: Relação 4ª, 5ª e 6ª com economia de combustível.

Mensagem por Marlon Jassanan em Qua 22 Nov - 9:13:37

Opala 4 cil. com carburação simples e bem regulado é muito econômico, pelo peso do carro e do conforto que ele tem, fazer 7 ou 8 na cidade é ótimo, só não quero discutir consumo do 6 caneco, esse bébe mesmo, e com razão!
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Marcos Adriano
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Re: Relação 4ª, 5ª e 6ª com economia de combustível.

Mensagem por Marcos Adriano em Qua 22 Nov - 17:29:26

no transito um cambio com mais marchas nao vao ajudar nem atralhar de maneira q vc sinta no bolso nao

ja q um cambio 5 marchas nada mais é q um cambio 4m com a quinta a mais q é uma relacao longa....


o cambio com mais marchas ajuda muito em viagens onde o giro do motor cai consideravelmente


acho q o lance de 6 marchas no opala é tolice......opala tem torque em baixa rotacao.....uma sexta marcha se for muito longa nao vai conseguir produzir torque pra nada...vc vai reduzir toda hora pra 5 ou 4 ai ja era o q vc espera....

sobre o diferencial se vc tiver um opala 4 cilindros tem q ser o 3.54 se for o 6 cilindros 307 com cambio 5m é ideal.....
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bruno silverstar83
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Re: Relação 4ª, 5ª e 6ª com economia de combustível.

Mensagem por bruno silverstar83 em Qua 22 Nov - 17:50:17

Pra rodar na cidade 6° marcha não vai resolver em nada.O que pode resolver é acerto de carburação,ponto de ignição,valvulas,combustível de boa procedência e saber acelerar de maneira que não seja rápida demais e nem giro desnecessário.

Vou dar exemplo o meu 6 cil.O motor não é original
Tem weber 40,comando 260-s,pequeno trabalho no cabeçote,taxa de 10:1 rodando na gasolina,6x2 bem dimensionado e uma bobina MSD blaster 2 .Esse carro dentro da cidade faz entre 5,5-5,6 km/l,esse mesmo motor com o comando 4100 fazia entre 5,8-6 km/l.Acelerando sempre no máximo 2000 RPM,e não acelerando alem do necessário(tipo quando tem uma lombada a 300 metros você já larga o pé,mas isso varia conforme a velocidade e distância)
São as práticas que tornam o carro econômico.Não sou o melhor motorista do mundo,mas com essas práticas sei que meu carro tem um consumo de combustível satisfatório.


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Opala muito mais que um carro,uma paixão.

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Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...

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Marcos Adriano
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Re: Relação 4ª, 5ª e 6ª com economia de combustível.

Mensagem por Marcos Adriano em Qua 22 Nov - 17:50:40

ja me zoaram e me azucrinaram devido um exemplo q eu sempre cito sobre cambio, porem eu acho q esse meu exemplo é um jeito bem bacana de se entender como funciona o cambio em relacao ao consumo:

eu comparo o cambio como uma escada, o motor com uma pessoa, os degraus com as marchas e a altura dos degraus com suas relacoes.

Se vc for subir uma escada com degraus muito grandes e altos vc vai fazer maior esforco pra subir....vai gastar mais sua energia....pode ate ser q vc chegue no topo...mas vai demorar mais e chegar exausto com ctz!!

se vc for subir uma escada com os degraus bem baixos vc nao vai fazer tanto esforco assim e vai chegar no topo com mais rapidez e menos cansado....

Experimente subir essa arquibancada pela parte preta e pela amarela....



com ctz pela amarela vc vai se cansar menos e gastar menos energia....energia no carro é combustivel.....

ai vc vem e me fala q na mensagem anterior eu disse totalmente o contario ne???

concordo!!

o q eu digo nessa mensagem é sobre as relacoes de marchas serem mais curtas....coisa q nos cambios 4 e 5 marchas de opala nao muda muita coisa......mudaria do cambio 3 marchas para o cambio 5 marchas...ai sim pode ser aplicado.....

isso é bem impactante em carros com cambio automatico q hj em tem 7, ou 9 (noooooove) marchas.....antigamente cambios automaticos tinham 3 marchas...hj alguns tem 9!!!!

isso tem um por que!!! e o porque com ctz é isso....as marchas mais curtas tornam o carro "mais leve" pro motor.....q faz menor força e consome menos combustivel.....sem falar na rodovia q o giro tbem fica bem baixo....

meu irmao tem um audi A4 2.0T (turbo de fabrica) automatico q andando a 200 por hora em oitava ta com 2 mil giros....minha caravan com 2mil giros em quinta marcha ta em 100 por hora....só ai vc ja ve a diferenca....2mil giros do motor dele rende 200km/h ....2mil do meu rende 100km/h
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RenanZorzan
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Re: Relação 4ª, 5ª e 6ª com economia de combustível.

Mensagem por RenanZorzan em Qua 22 Nov - 18:01:01

Marcos Adriano escreveu:ja me zoaram e me azucrinaram devido um exemplo q eu sempre cito sobre cambio, porem eu acho q esse meu exemplo é um jeito bem bacana de se entender como funciona o cambio em relacao ao consumo:

eu comparo o cambio como uma escada, o motor com uma pessoa, os degraus com as marchas e a altura dos degraus com suas relacoes.

Se vc for subir uma escada com degraus muito grandes e altos vc vai fazer maior esforco pra subir....vai gastar mais sua energia....pode ate ser q vc chegue no topo...mas vai demorar mais e chegar exausto com ctz!!

se vc for subir uma escada com os degraus bem baixos vc nao vai fazer tanto esforco assim e vai chegar no topo com mais rapidez e menos cansado....

Experimente subir essa arquibancada pela parte preta e pela amarela....



com ctz pela amarela vc vai se cansar menos e gastar menos energia....energia no carro é combustivel.....

ai vc vem e me fala q na mensagem anterior eu disse totalmente o contario ne???

concordo!!

o q eu digo nessa mensagem é sobre as relacoes de marchas serem mais curtas....coisa q nos cambios 4 e 5 marchas de opala nao muda muita coisa......mudaria do cambio 3 marchas para o cambio 5 marchas...ai sim pode ser aplicado.....

isso é bem impactante em carros com cambio automatico q hj em tem 7, ou 9 (noooooove) marchas.....antigamente cambios automaticos tinham 3 marchas...hj alguns tem 9!!!!

isso tem um por que!!! e o porque com ctz é isso....as marchas mais curtas tornam o carro "mais leve" pro motor.....q faz menor força e consome menos combustivel.....sem falar na rodovia q o giro tbem fica bem baixo....

meu irmao tem um audi A4 2.0T (turbo de fabrica) automatico q andando a 200 por hora em oitava ta com 2 mil giros....minha caravan com 2mil giros em quinta marcha ta em 100 por hora....só ai vc ja ve a diferenca....2mil giros do motor dele rende 200km/h ....2mil do meu rende 100km/h


Explicação melhor que essa não vai ter!

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adpachec
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Re: Relação 4ª, 5ª e 6ª com economia de combustível.

Mensagem por adpachec em Sex 24 Nov - 9:17:56

E o dono do tópico?
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Marcos Adriano
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Re: Relação 4ª, 5ª e 6ª com economia de combustível.

Mensagem por Marcos Adriano em Sab 25 Nov - 14:18:13

adpachec escreveu:E o dono do tópico?


acho q subiu muito minhas escadas com degraus grandes e ficou cansado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
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Fmm4100
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Re: Relação 4ª, 5ª e 6ª com economia de combustível.

Mensagem por Fmm4100 em Dom 26 Nov - 7:35:09

BenKenobi escreveu:Meu pai possui um opala 6 cil motor recem retificado 250s, com 3e, e cambio fusado 5m, com diferencial 2.73.

Algumas semanas atras fomos viajar, durante um trecho de 180km de reta, o carro fez 9.6 km/lt. Quando comecou o trecho de serra, o consumo caiu para 8.7 / 8.8. Andando normalmente sem nenhuma frescura.

É totalmente possivel sim, um opala ser economico. Basta ter um motor bem acertado, ponto ignicao correto, velas novas, carburador etc. Se usar um modulo ignicao melhor como MSD, tranquilamente esse consumo aumenta.

Meu carro tem comando 278 com cabecote quadrijet e etc, mais de 200cv segundo dinamometro, usando diferencial 2.73 e cambio 4m, fiz 7-7.5/km/lt na mesma viagem que citei acima com o opala do meu pai.

Ou seja. Quanto menor o giro na estrada, melhor o consumo sera, pois a borboleta do carburador esta o mais fechada possivel, arrastando menos combustivel.

Se for usar motor original, use um cambio fusado, 1-4 marcha de 6 cil com adicao de uma 5 marcha do 4 cil. Ninguem da tranco de 4 pra 5 marcha, logo nao quebra. Em carros Originais, em preparacao é outros 500.

Não duvido desse consumo, até pelo enforcador chamado 3E e o cambio com 2,73.

A dúvida foi a precisão do consumo nos trechos de reta e trechos de serra.
Como fez para avaliar cada trecho?

Normalmente eu abasteço no final de cada viagem, que me dá um consumo único.
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adpachec
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Re: Relação 4ª, 5ª e 6ª com economia de combustível.

Mensagem por adpachec em Dom 26 Nov - 8:55:43

Marcos Adriano escreveu:
adpachec escreveu:E o dono do tópico?


acho q subiu muito minhas escadas com degraus grandes e ficou cansado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

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BenKenobi
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Re: Relação 4ª, 5ª e 6ª com economia de combustível.

Mensagem por BenKenobi em Dom 26 Nov - 10:39:03

Fmm4100 escreveu:
BenKenobi escreveu:Meu pai possui um opala 6 cil motor recem retificado 250s, com 3e, e cambio fusado 5m, com diferencial 2.73.

Algumas semanas atras fomos viajar, durante um trecho de 180km de reta, o carro fez 9.6 km/lt. Quando comecou o trecho de serra, o consumo caiu para 8.7 / 8.8. Andando normalmente sem nenhuma frescura.

É totalmente possivel sim, um opala ser economico. Basta ter um motor bem acertado, ponto ignicao correto, velas novas, carburador etc. Se usar um modulo ignicao melhor como MSD, tranquilamente esse consumo aumenta.

Meu carro tem comando 278 com cabecote quadrijet e etc, mais de 200cv segundo dinamometro, usando diferencial 2.73 e cambio 4m, fiz 7-7.5/km/lt na mesma viagem que citei acima com o opala do meu pai.

Ou seja. Quanto menor o giro na estrada, melhor o consumo sera, pois a borboleta do carburador esta o mais fechada possivel, arrastando menos combustivel.

Se for usar motor original, use um cambio fusado, 1-4 marcha de 6 cil com adicao de uma 5 marcha do 4 cil. Ninguem da tranco de 4 pra 5 marcha, logo nao quebra. Em carros Originais, em preparacao é outros 500.

Não duvido desse consumo, até pelo enforcador chamado 3E e o cambio com 2,73.

A dúvida foi a precisão do consumo nos trechos de reta e trechos de serra.
Como fez para avaliar cada trecho?

Normalmente eu abasteço no final de cada viagem, que me dá um consumo único.

Antes de comecar o trecho de serra, abastecemos os 2 opalas. E tiramos a media, com base no GPS. Depois que acabou 2 serras que cruzamos na estrada, abastecemos de novo.

Assim tiramos a media.
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Re: Relação 4ª, 5ª e 6ª com economia de combustível.

Mensagem por Fabio9437 em Dom 26 Nov - 10:51:13

Boa tarde! Excelente em sua explicação Marcos Adriano... e em relação aos carros atuais, a maioria tem o consumo elevado mesmo. Dirijo uma Saveiro G6 1.6 no trabalho, abastecida somente com gasolina e ela não faz mais de 7,5 km/L no trânsito... Se deve pelo fato do motor ser flex na maioria dos casos. O motor flex foi desenvolvido pra funcionar nos 2 combustíveis, mas não um motor otimizado para andar na gasolina ou no alcool. São combustíveis totalmente diferentes...

Aqui em casa temos um Astra 2000 2.0 8v, faço de 8,5 a 9km/L dentro da cidade e na última vez que viajei fez 13,4km/L andando a 110km/h.
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Re: Relação 4ª, 5ª e 6ª com economia de combustível.

Mensagem por eleandro kalckmann em Dom 26 Nov - 20:07:18

eu pessoalmente não acho o opala tao gastador,atualmente tenho um celta2014 e tive um Comodoro 90 4cil a álcool.
o opala fazia 6.5 na estrada e uns 5 na cidade((((detalhe é que nunca foi feito um acerto 100% no carbura do opala)))))
,o celta esta fazendo 7na city e 10 na estrada,se for ver a diferrnça de 1.0 pra 2.5 até que não é tao grande...
esse negocio de tornar o opala mais econômico não é de hoje,faz muito tempo que tem gente tentando fazer isso,e por mais que tenten não vao muito longe,o opala é um carro que tem cilindrada alta tanto 4 como o 6,e cavalo que anda tem que comer kkkk

o projeto do motor do opala é rustico ,e para fazer ele ficar realmente econômico só trocando o motor e caixa por um mais moderno(exemplo um motor 2017 com cambio automático de ultima geracao)...
POREM tem coisas que podem melhorar sim...
*a taxa de compressão (principalmente no álcool) ajuda bastante.
*sistema de ignição(ponto,bobina,cabo,vela,etc)
*sistema de injeção de combustível bem regulado(carburador ou inj. eletrônica)
*caixa de marcha e diferencial(principalmente na estrada)
*tamanho da roda e largura do pneu também influencia
* e o mais principal o ´´PÉ DO MOTORA``
esse ultimo se for pessado não adianta quase nada o resto kkkkk
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Re: Relação 4ª, 5ª e 6ª com economia de combustível.

Mensagem por Paulo Corso em Seg 27 Nov - 11:07:44

Bom só tenho a falar três detalhes aqui.

1 - Opala não é pesado. Um opala pesa entre 1.100kg — 1.400kg. Um corola pesa quase a msm coisa. E não adianta falar que um palio pesa 1.000 kg, vc tem que comparar coisa grande com coisa grande.

2 - Pela litragem do motor do opala (2,5 litros e 4.1 litros) não é um motor tão gastão pela idade de seu projeto. É só comparar com veículos de cilindrada equivalente. Aqui novamente não adianta comparar com um palio (exemplo) , coisa grande se compara com coisa grande.

3 - Nesse teste dos vídeos linkados ele esquece de considerar o combustível que ficou na bomba de combustível, mangueira até o carburador e no próprio carburador, creio que só ai roda 1 km, o correto seria esgotar todo esse combustível e só após ligar a garrafa na bomba. Outro detalhe, quando normalmente se faz esse teste a gente anda mais de boa, pisa menos, evita semáforos, lombadas, etc, mesmo que não queira a gente  faz isso. Se a ideia dos vídeos foi justamente desmistificar a ideia do opala beberrão, esse detalhe do combustível que ficou, tinha que ser considerado.


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Re: Relação 4ª, 5ª e 6ª com economia de combustível.

Mensagem por FabioM em Seg 27 Nov - 12:32:10

Esse câmbio da s10, de 6 marchas, será que vira colocar no opala? Será que é muita diferença de tamanho/peso?
Seria interessante, pois pelo que vi ainda está barato o câmbio, comparado aos que são manjados para por no opala.
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Re: Relação 4ª, 5ª e 6ª com economia de combustível.

Mensagem por tiguassa em Sab 16 Dez - 8:49:50

Meu 79 original era L4 gasolina com dfv228, 4 marchas (clec-clec) e dif braseixos 3.54. Fazia media de 7,0 - 7,5 na cidade. Estrada chegava a 10 (motor ficava com giro muito alto).
Hoje continua L4 gasolina dfv446, comando 290, 5 marchas e dif DANA 30 3.07. Na cidade continua fazendo entre 7 e 7,5 e na estrada subiu pra 14,5 - 15 rodando a 110km/h. (carbura com giclê principal 26, suplementar isolado e canetas/flautas do dodge).
Em relação ao diferencial, não vi problema por ser mais longo. Não achei que o carro ficou "muito preguiçoso" pra sair da inércia... Pelo contrário, dá pra sentir que dá mais folego ao motor com a relação mais longa do dif. O carro desenvolve mais e a troca das marchas fica mais fácil e numa janela de tempo mais "confortável", ao contrário do dif 3.54 onde a troca tinha que ser mais seca.
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Re: Relação 4ª, 5ª e 6ª com economia de combustível.

Mensagem por francisco6>8 em Sab 16 Dez - 9:20:24

tiguassa escreveu:Meu 79 original era L4 gasolina com dfv228, 4 marchas (clec-clec) e dif braseixos 3.54. Fazia media de 7,0 - 7,5 na cidade. Estrada chegava a 10 (motor ficava com giro muito alto).
Hoje continua L4 gasolina dfv446, comando 290, 5 marchas e dif DANA 30 3.07. Na cidade continua fazendo entre 7 e 7,5 e na estrada subiu pra 14,5 - 15 rodando a 110km/h. (carbura com giclê principal 26, suplementar isolado e canetas/flautas do dodge).
Em relação ao diferencial, não vi problema por ser mais longo. Não achei que o carro ficou "muito preguiçoso" pra sair da inércia... Pelo contrário, dá pra sentir que dá mais folego ao motor com a relação  mais longa do dif. O carro desenvolve mais e a troca das marchas fica mais fácil e numa janela de tempo mais "confortável", ao contrário do dif 3.54 onde a troca tinha que ser mais seca.
Muito interessante. Essa economia em rodovia se deve a quê? Uma melhor aspiração pelo motor devido ao comando e carburador aliado ao dif 3,07?
Eu também notei que o 3,54 tem rotações ("bem") específicas para uma troca de marchas suave e precisa; se não ou você acelera demais ou acelera de menos e o carro começa a dar cabeçada. É exatamente por isso que estou doido por um conta giros visto que o meu original não funciona.
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Re: Relação 4ª, 5ª e 6ª com economia de combustível.

Mensagem por Claudio09 em Dom 17 Dez - 3:52:36

Tiguassa...que bacana q ficou sua configuraçao de carbura e diferencial...ate q em fim achei alguem com 4 cc com 3.07...nossa q economico q ficou.entao o carro nao ficou amarrado.?queria por no meu mais estava com medo pelo que comentam do 3.07 no 4cc!quantos cv ta o seu?a minha e 4cc 4m cleck clek. dfv228 dana 3.54...sera q se eu ponhar o 3.07 no 4 marcha mesmo nao vai ficar bom?sera que original nao vai ficar bom?ou melhor so colocar uma 5 marcha?na estrada o carro sobra muito motor anda em giro muito alto ai gasta mesmo como vc falou...
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Re: Relação 4ª, 5ª e 6ª com economia de combustível.

Mensagem por tiguassa em Dom 17 Dez - 22:11:07

francisco6>8 escreveu:
tiguassa escreveu:Meu 79 original era L4 gasolina com dfv228, 4 marchas (clec-clec) e dif braseixos 3.54. Fazia media de 7,0 - 7,5 na cidade. Estrada chegava a 10 (motor ficava com giro muito alto).
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Em relação ao diferencial, não vi problema por ser mais longo. Não achei que o carro ficou "muito preguiçoso" pra sair da inércia... Pelo contrário, dá pra sentir que dá mais folego ao motor com a relação  mais longa do dif. O carro desenvolve mais e a troca das marchas fica mais fácil e numa janela de tempo mais "confortável", ao contrário do dif 3.54 onde a troca tinha que ser mais seca.
Muito interessante. Essa economia em rodovia se deve a quê? Uma melhor aspiração pelo motor devido ao comando e carburador aliado ao dif 3,07?
Eu também notei que o 3,54 tem rotações ("bem") específicas para uma troca de marchas suave e precisa; se não ou você acelera demais ou acelera de menos e o carro começa a dar cabeçada. É exatamente por isso que estou doido por um conta giros visto que o meu original não funciona.

Acredito que a economia na rodovia se deu mesmo por conta do dif mais longo e associação da 5nta marcha. Meu carro não tem conta giros, mas acredito que quando andava em quarta marcha no 3.54 pra manter 110 km/h calculo +- uns 4.000 rpm. Hoje pra manter a mesma velocidade deve girar em torno de 2500 a 2700 rpm. Na cidade se manteve, no entanto tirei o 228 que era simples e coloquei o 446 que é de corpo duplo. Vai depender do pé! Agora estou experimentando usar o vapor do suspiro do tanque pra enriquecer um pouco mais a queima e diminuir a emissão de gases.
Outro detalhe é que eu abri o eletrodo das velas. Originalmente medi e deu 0.80. Agora abri deixando com 1.50, aumentando assim o tamanho da centelha.
Mais um detalhe (hehe) o coletor de escape agora é dimensionado (soffiato), então o motor trabalha mais aliviado proporcionando alguns pôneis a mais rsrsrs. Não sei como está a questão de torqueXpotência... precisaria medir.

Dá pra se ter uma ideia na questão do giro aqui:

http://www.sapinhocambios.com.br/calculos03.html

fiz com as relações do cambio 4 marchas + 3.54 e relações do cambio 5 marchas +3.07

Dá bastante diferença. A questão é ter "motor" pra puxar a relação longa. Na pior das hipóteses pode-se reduzir de quinta pra quarta marcha Wink
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Re: Relação 4ª, 5ª e 6ª com economia de combustível.

Mensagem por tiguassa em Dom 17 Dez - 22:23:12

Claudio09 escreveu:Tiguassa...que bacana q ficou sua configuraçao de carbura e diferencial...ate q em fim achei alguem com 4 cc com 3.07...nossa q economico q ficou.entao o carro nao ficou amarrado.?queria por no meu mais estava com medo pelo que comentam do 3.07 no 4cc!quantos cv ta o seu?a minha e 4cc 4m cleck clek. dfv228 dana 3.54...sera q se eu ponhar o 3.07 no 4 marcha mesmo nao vai ficar bom?sera que original nao vai ficar bom?ou melhor so colocar uma 5 marcha?na estrada o carro sobra muito motor anda em giro muito alto ai gasta mesmo como vc falou...

Cara, não sou muito entendido dos cálculos e tals... Eu vim planejando esse UP há um tempo. Primeiro troquei o comando, coloquei engrenagens de alumínio e troquei os tuchos hidráulicos por mecânicos. Junto disso, tirei o 228 e coloquei o 446.

Mais adiante coloquei um coletor dimensionado pra escape e só então troquei a caixa de 4 clec clec para 5 marchas (ré na sexta). Uns três meses depois é que finalmente troquei o dif braseixos 3.54 para um DANA 30 3.07.

Ou seja, na dúvida eu pensei em dar mais torque e potência para o 4cc para só então "alongar" o diferencial.

Se não tem muitas pretensões opte pela caixa de 5 marchas. Com o dif 3.54 você vai usar a quinta marcha até mesmo na cidade e não correrá o risco do carro ficar preguiçoso rsrs. E tendo um 228 em cima, a economia será notavel.

Mas procure uma oficina especializada e de confiança pra fazer o trampo.
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Re: Relação 4ª, 5ª e 6ª com economia de combustível.

Mensagem por gilmareu em Seg 18 Dez - 6:30:39

Marcos Adriano escreveu:ja me zoaram e me azucrinaram devido um exemplo q eu sempre cito sobre cambio, porem eu acho q esse meu exemplo é um jeito bem bacana de se entender como funciona o cambio em relacao ao consumo:

eu comparo o cambio como uma escada, o motor com uma pessoa, os degraus com as marchas e a altura dos degraus com suas relacoes.

Se vc for subir uma escada com degraus muito grandes e altos vc vai fazer maior esforco pra subir....vai gastar mais sua energia....pode ate ser q vc chegue no topo...mas vai demorar mais e chegar exausto com ctz!!

se vc for subir uma escada com os degraus bem baixos vc nao vai fazer tanto esforco assim e vai chegar no topo com mais rapidez e menos cansado....

Experimente subir essa arquibancada pela parte preta e pela amarela....



com ctz pela amarela vc vai se cansar menos e gastar menos energia....energia no carro é combustivel.....

ai vc vem e me fala q na mensagem anterior eu disse totalmente o contario ne???

concordo!!

o q eu digo nessa mensagem é sobre as relacoes de marchas serem mais curtas....coisa q nos cambios 4 e 5 marchas de opala nao muda muita coisa......mudaria do cambio 3 marchas para o cambio 5 marchas...ai sim pode ser aplicado.....

isso é bem impactante em carros com cambio automatico q hj em tem 7, ou 9 (noooooove) marchas.....antigamente cambios automaticos tinham 3 marchas...hj alguns tem 9!!!!

isso tem um por que!!! e o porque com ctz é isso....as marchas mais curtas tornam o carro "mais leve" pro motor.....q faz menor força e consome menos combustivel.....sem falar na rodovia q o giro tbem fica bem baixo....

meu irmao tem um audi A4 2.0T (turbo de fabrica) automatico q andando a 200 por hora em oitava ta com 2 mil giros....minha caravan com 2mil giros em quinta marcha ta em 100 por hora....só ai vc ja ve a diferenca....2mil giros do motor dele rende 200km/h ....2mil do meu rende 100km/h

Sim, com certeza, vi alguns vídeos sobre o funcionamento do CVT que explicam isso, desta forma.

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Re: Relação 4ª, 5ª e 6ª com economia de combustível.

Mensagem por Claudio09 em Seg 18 Dez - 21:24:28

Tiguassa a minha veio com 446 mais como dependo mais da economia q potencia porq uso no dia dia troquei pelo 228 q o 446 tava muito bebedo fazendo uns 5 na city...agora melhoro bm a media e o carro pro meu uso esta andando bm ..so nao gosto na br q falta marcha...hehe...ai anda em giro alto ...acho q vou partir pra uma 5 marcha diferwncial so c aumentar a potencia ne?com uma 5 acredito q vai aliviar bm o giro do motor...

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Re: Relação 4ª, 5ª e 6ª com economia de combustível.

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