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http://www.pro-1.com.br
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Embreagem trocada e dura no início. Alguma dica?

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Smarley
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Embreagem trocada e dura no início. Alguma dica?

Mensagem por Smarley em Qui 23 Nov - 19:02:31

Olá amigos, fiz a subtituição da embreagem no mecânico e ela ficou bem mais macia.
Porém no começo do pedal ela ainda está dura, depois que passa essa parte fica bem macia.

Eu havia testado no opala de um colega que estava com a mesma embreagem e a dele era macia do começo ao fim.
Comentei com o mecânico e ele disse que tem uma mola, responsável por trazer de volta alguma coisa, o rolamento eu acho e o peso no início deve ser desta mola.
Existe uma maneira de substituí-la por outra?
Alguma recomendação?

Obs: o cabo estava bom, testamos ele bem torcido e estava ok.

Obrigado!
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Marlon Jassanan
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Re: Embreagem trocada e dura no início. Alguma dica?

Mensagem por Marlon Jassanan em Qui 23 Nov - 19:12:08

Eu tive uma experiencia muito horrível com embreagem, conto ela em uma outra oportunidade, sobre as molas eu acredito que pode ter alguma diferença sobre os carros serem 4 e 6 cil. por um acaso o Opala do seu amigo é 6 caneco? Se sim talvez esteja na diferença entre molas!Se eu estiver falando merda alguém me corrija!
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Smarley
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Re: Embreagem trocada e dura no início. Alguma dica?

Mensagem por Smarley em Qui 23 Nov - 19:14:28

Este opala que testei estava em outro mecânico, justamento foi trocar a embreagem lá.
Semana que vem vou lá conversar com este mecânico e mostrar como ficou o meu pra ele me dar uma ideia.
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Douglas Vaciliev
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Re: Embreagem trocada e dura no início. Alguma dica?

Mensagem por Douglas Vaciliev em Sex 24 Nov - 4:50:05

O cabo de embreagem é novo?
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Smarley
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Re: Embreagem trocada e dura no início. Alguma dica?

Mensagem por Smarley em Sex 24 Nov - 4:52:09

Douglas Vaciliev escreveu:O cabo de embreagem é novo?

Não, o cabo não é novo, mas estava bem macio quando testado com a mão fora do carro.
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Douglas Vaciliev
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Re: Embreagem trocada e dura no início. Alguma dica?

Mensagem por Douglas Vaciliev em Sex 24 Nov - 5:18:13

Eu testaria com um novo cabo ou outro cabo.

As vezes está macio fora, porém quando pressionado com força no lugar ele trava por desgastes dentro do cabo.
Olhe também se o cabo não está meio que dobrado, o curso dele está livre.

Essa mola que seu mecânico se refere, serve para voltar o garfo para que o rolamento não fique pegando/rodando encostado no platô e geralmente, ela não é pesada.

Para testar, tire ela.
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Marcos Adriano
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Re: Embreagem trocada e dura no início. Alguma dica?

Mensagem por Marcos Adriano em Sab 25 Nov - 14:41:19

unica diferença de mola em kit de embreagem é q os discos de fricção dos motores 6 cilindros tem 6 molas....e dos 4 cilindros tem 4 molas....

se for um motor 6 cilindros e o disco tiver 4 molas o pedal fica mais pesado.....

se o motor for 6 cilindros e o disco tiver 6 molas ai é outra coisa....se for 4 cilindros entao é de boa com o 4 ou 6 molas.

só pra ter uma ideia:

disco do 6 cilindros é assim



disco do 4 cilindros é assim



vc tbem poderia verificar se o garfo esta corretamente encaixado na cabeça do pino guia....se ele escapar pode ser q o garfo fique desalinhado e pegue no recorte da caixa seca (janelinha)....isso aconteceu comigo um dia q eu mexi no meu cambio....coloquei o cambio no carro e nao me atentei q o garfo estava fora do lugar....nao estava completamente encaixado.....fui na cidade vizinha buscar umas coisas e quando cheguei no trevo la pisei e o pedal nao voltou.....ele pegou na janelinha e emperrou...tive q parar o carro debaixo de uma arvore erguer e deitar de baixo pra tentar voltar o garfo com uma alavanca feita por duas chaves de fenda grandes.....calorzao..motor e cambio fervendo apos 40km rodando na pista.....foi complicado...porem encaixei o garfo certinho e ele esta ate hj la sem problemas...

a mola de retorno do pedal com ctz nao deve ser...pois quando mais vc pisar no pedal mais ela iria ficar dura....no inicio nao.
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Re: Embreagem trocada e dura no início. Alguma dica?

Mensagem por Smarley em Sab 25 Nov - 16:24:26

Isto, a mola de retorno não é mesmo.
Hoje coloquei a regulagem mais pra baixo do pedal, melhorou um pouco.
Vamos ver se tem mais alguma coisa pra regular na caixa.

O que ia melhorar mesmo é se a alavanca do cabo no garfo fosse maior, talvez fazer uma chapinha emparafusada ali desse certo.

Mas primeiro vou lá naquele mecânico que vi a embreagem bem mais macia e mostrar pra ele.
O mesmo kit remanufaturado.
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Marcos Adriano
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Re: Embreagem trocada e dura no início. Alguma dica?

Mensagem por Marcos Adriano em Sab 25 Nov - 16:31:20

Smarley escreveu:
O que ia melhorar mesmo é se a alavanca do cabo no garfo fosse maior, talvez fazer uma chapinha emparafusada ali desse certo.


nao concordo.

acho q ia ser um trabalho muito grande por algo q poderia soltar ou escapar ou amassar.....o garfo original é muito resistente e tem ate reforço nas laterais pra nao dobrar de tanta força q é exercida ali!!


vc teria q usar algo muuuuito bom pra aumentar o tamanho dele ali sinceramente seria algo desnecessario.


meu pedal é muito macio...eu consigo pressionar facilmente com a mao!

motor 6 cilindros 6x2 kit de embreagem do opala 92 de 250mm (plato maior)



seu problema pode ser o garfo soltou ou algo errado com ele....ou em algum outro componente mecanico....porem o garfo em si nao!
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Re: Embreagem trocada e dura no início. Alguma dica?

Mensagem por Smarley em Sab 25 Nov - 16:33:31

Marcos Adriano escreveu:
Smarley escreveu:
O que ia melhorar mesmo é se a alavanca do cabo no garfo fosse maior, talvez fazer uma chapinha emparafusada ali desse certo.


nao concordo.

acho q ia ser um trabalho muito grande por algo q poderia soltar ou escapar ou amassar.....o garfo original é muito resistente e tem ate reforço nas laterais pra nao dobrar de tanta força q é exercida ali!!


vc teria q usar algo muuuuito bom pra aumentar o tamanho dele ali sinceramente seria algo desnecessario.


meu pedal é muito macio...eu consigo pressionar facilmente com a mao!

motor 6 cilindros 6x2 kit de embreagem do opala 92 de 250mm (plato maior)



seu problema pode ser o garfo soltou ou algo errado com ele....ou em algum outro componente mecanico....porem o garfo em si nao!

Sim, você tem razão.
Vou investigar melhor e volto aqui com o problema/solução encontrada.
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Marcos Adriano
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Re: Embreagem trocada e dura no início. Alguma dica?

Mensagem por Marcos Adriano em Sab 25 Nov - 16:41:02

isso amigo melhor vc procurar o real problema do q mascarar ele....

o garfo seria problema se acontecesse com todos ou a maioria....

porem os problemas com embreagem quem tem com mais frequencia sao os q usam 6x2...eu passei maus bocados devido a ele....hj ta tudo resolvido....

inclusive o pedal é tao resistente q meu cabo derretia dentro e travava o cabo de aço....era preciso eu meter a bicuda, coice, chute e etc pra soltar...ou esperar o motor esquentar pra ir soltando o cabo pelo aquecimento......
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Re: Embreagem trocada e dura no início. Alguma dica?

Mensagem por Smarley em Dom 26 Nov - 10:10:32

Hoje fiz 50km de ida e mais 50 de volta com ele.
No final dos 50km quando precisei debriar começou um rangido, as vezes forte, fraco, as vezes não dava.
Até onde eu lembro o cabo estava passando longe do escapamento, mas vou verificar novamente e trocar este cabo.
Provavelmente meu problema deve estar ali então, mesmo que fora do carro parecesse que estava ok.
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Re: Embreagem trocada e dura no início. Alguma dica?

Mensagem por Smarley em Dom 26 Nov - 10:36:12

Outra coisa, deitei agora lá e medi o parafuso que regula o garfo, está com 30mm para fora, contando rosca e o comprimento da cabeça sextavada mais o comprimento da porca contra o câmbio.

Tentei com uma chave apertar ele mas não tive sucesso deitado lá, mesmo com duas chaves fazendo alavanca.
Acho que o certo é tirar o cabo de embreagem ali pra tirar a pressão, soltar a porca grande, chave 19 pelo q vi e depois mexer no parafuso, não sei se da pra fazer com o cabo no lugar e não quero soltar ele agora lá de baixo vai q não consigo colocar de volta ai fico empenhado.

Amanhã a tardinha passo no mecânico e já regulo nos 25mm recomendados pelo q li aqui no forum.
Talvez isto ajude um pouco.

Mais um detalhe, quando quente notei que ao tirar o pé da embreagem começa um barulho de rolamento, coisa que não acontece quando frio.
Se eu recolher o parafuso dos 30mm que ele está não vai pegar mais fácil ainda o rolamento na embreagem quando o pé estiver fora?
Será que não foi por isto que o mecânico regulou nos 30mm que esta?
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Re: Embreagem trocada e dura no início. Alguma dica?

Mensagem por Smarley em Seg 27 Nov - 16:02:57

Hoje olhei lá no mecânico, o cabo está bem próximo da descarga e derreteu mesmo sendo o coletor original do 4 cilindros.
Vou comprar aquela termotape para colocar no escapamento e trocar o cabo.
Achei aqui na cidade da marca Efrari (R$45) e Iks (R$25), alguém conhece e sabe se prestam?


Vale a pena investir mais em um cabo destes?
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-851030945-cabo-de-embreagem-opala-reforcado-para-turbo-c-1-metro-_JM
Ou o motor por ser original e com a termotape já da pra usar um cabo "normal"?

Obrigado.
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Re: Embreagem trocada e dura no início. Alguma dica?

Mensagem por Douglas Vaciliev em Seg 27 Nov - 18:19:07

Cabo normal.

Não era par estar encostando no escape.
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Re: Embreagem trocada e dura no início. Alguma dica?

Mensagem por Smarley em Seg 27 Nov - 18:25:02

Nao esta encostado, mas esta uns 6cm.
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Re: Embreagem trocada e dura no início. Alguma dica?

Mensagem por Marcos Adriano em Seg 27 Nov - 19:30:03

o parafuso de apoio do garfo (guia) estar com 30 ou 25m nao infuclencia tanto....ele regula a embreagem

pode ser q mexendo nele o disco fique patinando ou nao desacople totalmente do plato e voltante e fique ruim pra engatar marchas...

o barulho ao tirar o pé pode ser o rolamento da embreagem ou rolamento do piloto....quando quente as peças dilatam e pode fazer ruidos....ou o oleo do cambio afina e tbem causa ruidos...

o correto é nao fazer.....porem em 10 anos de opalidades sempre convivi com esse ruido nos meus 3 carros e nao me incomodo....

experimente trocar o cabo e passar ele no lugar correto....em um 4cil com escape original esse cabo nao pode derreter nunca!!!
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Re: Embreagem trocada e dura no início. Alguma dica?

Mensagem por Smarley em Ter 28 Nov - 3:34:46

Vou tentar encontrar o local correto em fotos da internet. Porque ali seria a curva natural dele. Ele passa embaixo do servo do freio, próximo ao divisor do liquido de freio dianteiro e traseiro, e vai direto na caixa. A curva ficou bem suave e natural. Ao meu ver não ha outra maneira. Mas deve estar errado sim.

Note pelas fotos abaixo a posição onde ele está, o fixador lá próximo a caixa acaba deixando o cabo bem perto da descarga a não ser que vá ser feito uma curva forte nele puxando pra algum lado, mas ai acaba dando mais peso ao cabo pela curva, porém talvez seja a maneira correta.



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Re: Embreagem trocada e dura no início. Alguma dica?

Mensagem por Marcos Adriano em Qua 29 Nov - 10:54:31

é cara....no 4cil com freio de mao no painel eu nao lembro certinho como é


ja q o atuador do freio de mao fica bem ali.....


mas eu acho q ele passa bem pertinho da caixa de direcao....
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Re: Embreagem trocada e dura no início. Alguma dica?

Mensagem por Smarley em Qua 29 Nov - 11:01:26

Pois eh, de qualquer forma, hoje comprei um cabo novo marca Efrari, tomara que preste.
E também um rolo de termotape.
Vou colocar temotape no escapamento ali, e também no cabo.
Acredito que deva resolver.

Vou tentar puxar ele mais pra cima também um pouco.

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Re: Embreagem trocada e dura no início. Alguma dica?

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