Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Preparando um 4cc turbo injetado.
Hoje à(s) 0:27:54 por JPIERREMAROMBA

» Qual Escolha?
Ontem à(s) 23:15:57 por Rubão6cc

» vendo opala comodoro coupe 84
Ontem à(s) 20:59:05 por adriano fossatti

» [DÚVIDA] Pedal do acelerador
Ontem à(s) 20:18:53 por Marcos Adriano

» Receita para injetar um 6cc.
Ontem à(s) 18:24:12 por Eduardo Cruz

» Diplomata SE 1989 6 cilindros
Ontem à(s) 18:12:27 por Marlon Jassanan

» opala 4cc turbo
Ontem à(s) 17:55:21 por JPIERREMAROMBA

» Diplomata Cupê 88 Château com 7 mil km
Ontem à(s) 15:50:50 por REI V8

» Vamos botar uma placa preta nesse Opala?
Ontem à(s) 14:40:07 por Paulo Corso

Quem está conectado

36 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 36 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17470)

tabarbosa (16851)

BANDIT (13573)

Xann (10395)

Rubão6cc (10210)

j ricardo (9352)

Jean Bida (9311)

Eduardo SSa (8678)

raphaelcaronti (8520)

100 (7771)

Correia soltou com giro alyo

Compartilhe
Sr di
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 16

Correia soltou com giro alyo

Mensagem por Sr di em Sex 1 Dez - 10:46:49

Amigos boa tarde, acabei de realizar um sonho de crianca comprei um opala diplomata ano 90 6cc , e estou com ele a duas semanas, bom estou fazendo algumas manutenções nele. E uma delas foi trocar as três correias ( dh, altermador, ar condicionado e bomba d'água) diante disso fui sair com o carro a noite e ao acelarar o carro engasgou e depois acelerou sozinho até 6mil rpm. So parou quando eu desliguei o carro... e liguei novamente e o giro subiu sozinho novamente até 6mil rpm. Bom diante disso desliguei o carro e olhei o carburador pois o antigo dono havia mencionado que o segundo estagio estava agarrando... e que eu deveria levar para limpar o carburador. Bom esperei e liguei o carro no gnv e ficou normal.....porem o ar parou de ventilar e a dh ficou dura.... a uns 50 metros parei num posto e abri o capô do carro e as duas correias ( do ar condiconado, bomba d'água e a da dh ) estavam soltas ..... bom a temperatura estava normal ( na metade da marcacao ) fiquei deseperado pois nao sabia se isso poderia quebrar o motor..... e fiquei por 2h no posto esperando a temperatura abaixar e liguei para meu mecânico que trabalha no quartel comigo. E ele afirmou que nao haveria problema pois o opala trabalha com engrenagens e nao com correia dentada como os demias carros. Que era apenas para eu ficar atento a temperatura do motor para nao superaquece-lo. Como eu estava a 1.5 km do quartel que eu poderia ir bem devagar até la para deixar o carro e no dia seguinte comprar novas correias e recoloca-las.
A pergunta que faco aos senhores é . Alguma coisa pode ter acontecido nesse trajeto de 1,5 km ate meu quartel sem as correias ? O ponteiro da temperatura do motor ao chegar no quartel ficou um pouco acima da metade , ficando bem longe da zona vermelha. Fui bem devagar e desligava o carro e ia na banguela.... durante uns 5 minutos....
????
No dia seguinte verifiquei fopga na bomba d'água e acabei trocando tb por uma nova (marca urba) e troquei tb o líquido de arrefecimento.
Desculpa pelo tamanho do texto
Mais um opaleiro aqui!!!!!
Tmj
Pedrão B.
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4247
Modelo do carro : Sedan Diplomata 85
Dart 79
Cilindros : 6
8

Re: Correia soltou com giro alyo

Mensagem por Pedrão B. em Sex 1 Dez - 11:53:22

Seja bem vindo!

Olha, difícil falar com 100% de certeza, mas não deve ter afetado nada.
Opala é bem resistente ao superaquecimento.
[]’s

Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Sr di em Sex 1 Dez - 13:57:52

A minha dúvida era se aconteceria algo com o motor igual aos outros carros com correia dentada.... tipo queimar a junta do cabeçote...empenar tuchos e valvulas....essas coisas. Mas como eu falei a distancia era bem curta do acontecido. E hoje mesmo ja esta com correias novas e bomba d'água zero. Acredito qur tenha sido por conta de uma folga no rolamento da bomba que tenha saido as correias....
Pedrão B.
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4247
Modelo do carro : Sedan Diplomata 85
Dart 79
8

Mensagem por Pedrão B. em Sex 1 Dez - 17:36:49

Como você disse na primeira postagem, seu amigo mecânico já havia dito que não teria problemas por ser um motor OHV.
Mas se ainda tem dúvida, a correia não influencia neste quesito.
E se arrebentar a correia dentada de um motor OHC, não vai queimar junta por conta disto.
[]’s

Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1029
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989

Mensagem por Marlon Jassanan em Sex 1 Dez - 17:41:56

Seja muito bem vindo amigo, muito provável que não tenha acontecido nada, mas fique de olho, e cuide bem do Opalão! Um abraço!
Sr di
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Sr di em Sex 1 Dez - 18:17:50

Valeu pessoal. Cuidarei muito bem dele. E por isso fiquei muito preocupado com o ocorrido. Aqui no rio de Janeiro nao costumo ver muitos opalas por aqui nas ruas. E estou me dedicando a ele ao máximo. Obrigado a todos aqui!!! Tmj!!!
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4006
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 1 Dez - 18:27:40

vige

fica de boa..tive um 81 q ao subir um pouquinho o giro a temperatura ia no vermelho....

andei alguns dias assim...ate mandar varetar o radidador.....sei q esse nao é seu problema....

porem estou relatando um causo de super aquecimento...
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 10210
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Sex 1 Dez - 18:47:38

Nesse seu caso específico o que ocorre é que com a soltura de todas as correias a bomba d'água fica inoperante, logo a água não circula...rapidamente seu carro ferve. Mas a soltura dessas correias não causa problemas internos no motor no caso do Opala que não possui correia dentada.
Uma vez comigo estava indo numa cidade vizinha a minha quando a correia do alternador estourou e bateu na de DH que também estourou e bateu na do AC e esta última virou e quase escapou da polia do compressor; parei pra colocar no lugar a correia do AC e como estava perto da cidade cheguei até lá sem alternador e DH. No meu caso a correia do AC continuou tocando a bomba d'água e a temperatura não subiu.

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Ranger Sport 08/08
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Sex 1 Dez - 18:49:27

O que pode te causar problemas no motor é por exemplo se seu compressor do AC travar e der um "coice" no motor.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Ranger Sport 08/08
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Sex 1 Dez - 18:58:06

E o segundo estágio do seu carburador está travando mesmo....isso já aconteceu comigo...me deu um desespero
Pode tirar esse carburador fora pra fazer manutenção, limpa ele, já aproveita e confere todas as medidas se não foram alteradas (certeza que foram)...e os problemas que encontrar corrija. Se tiver folga no eixo leva pra embuchar. E mais uma coisa, não deixe chegar em 6 mil giros....nesse rotação com a polia original do Opala o que acontece é isso mesmo..a correia ou a própria polia voar fora, sem contar que essa rotação é altamente prejudicial pro motor, seu motor vai pro espaço....sei que no seu caso não foi de propósito mas vale a observação....mas se quiser se divertir soca o pé até uns 4500 que vai OKK

Sr di
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Sr di em Seg 4 Dez - 10:44:03

Entendi Marcos! Acreditei que teria algum problema com a temperatura um pouco acima do normal. A temperatura chegou um pouco acima da metade, nem no vermelho chegou. Pq eu estava a menos de 2km do meu quartel, e era de madrugada e nao havia transito algum e eu ligava o carro ganhava velocidade e desligava o motor e ia com ele desligado até ele quase parar ....fiz isso umas 4 vezes até chegar no pátio do meu quartel
Sr di
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Sr di em Seg 4 Dez - 10:48:38

Fala ai Rubao. Vou levar o opalao essa semana para dar uma geral no carburador para que nao aconteça mais isso. Que bom que a soltura nao estrague o motor ....pq fiquei muito preocupado..... mas graças a vcs agora fiquei bem mais tranquilo e motivado para cuidar do opalao
mInternauta
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 157
Modelo do carro : Chevrolet Caravan Comodoro 4.1L (Alcool) 1986
Cilindros : 6CC 4100

Mensagem por mInternauta em Seg 4 Dez - 14:10:19

Eita, vida de Opaleiro faz parte! Uma Revisão no Carburador e tudo fica bala kkk. Amigo só para você entender, como o pessoal explicou ai.

Primeira coisa rotação alta no Opala vai fazer com que as varetas entortem, já vi muito isso. Na maioria das vezes as varetas entortam e ai o carro fica super embaralhado. Mas isso só acontece se você ficar com a rotação alta por muito tempo. Se o giro subiu por alguns segundos e você desligou o carro o máximo que vai acontecer é as correias saírem do lugar.

Tudo nesse motor é comandado internamente por duas engrenagens, diferente dos carros OHC, VHC. que usam correia dentada pois o comando fica no cabeçote. Ai sim é merda, porque em uma ocasião de alta rotação as correias pulam e tiram o motor do ponto. Ai tudo começa a bater dentro do motor.

Sobre-aquecimento:
Isso é sempre ruim, mas esses motores antigos iguais do Opala são feitos em ferro fundido. Então a menos que você sobre aqueça ao ponto do pistão fundir ou de criar alguma rachadura no bloco (Bem mais propicio a estourar uma mangueira ou furar o radiador). O motor vai ficar tranquilo.

Mas, relaxa, desmonta esse carburador, limpa, monta de novo e depois liga. Sobre a temperatura, só confere se o cebolão é o certo, se os contatos então todos certinhos. No motor a álcool o ponteiro marca realmente acima do meio, o seu deve ser a gasolina certo? Mas é sempre bom ficar de olho, além disso usar Aditivo para Radiador pois ele tem uma valor térmico melhor. Melhora a dissipação.

Faz parte seja bem-vindo!
Sr di
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Sr di em Ter 5 Dez - 7:32:46

mInternauta
Obrigado amigo!!!
Foi por apenas alguns segundos o giro alto ..... foi desesperador....kkk mas graças a deus deu tudo certo. Me opalao é gasolina. E o ponteiro fica abaixo da metade normalmente....mas nesse dia sem as correias ficou um pouco acima da metade.bom agora vou epserar entrar um dinheiro esse mês e vou levar num preparador aqui perto para acertar ele
Tmj irmao
mInternauta
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por mInternauta em Ter 5 Dez - 7:47:59

Sr di escreveu:mInternauta
Obrigado amigo!!!
Foi por apenas alguns segundos o giro alto ..... foi desesperador....kkk mas graças a deus deu tudo certo. Me opalao é gasolina. E o ponteiro fica abaixo da metade normalmente....mas nesse dia sem as correias ficou um pouco acima da metade.bom agora vou epserar entrar um dinheiro esse mês e vou levar num preparador aqui perto para acertar ele
Tmj irmao

Tranquilo! Cuidado com preparadores ruins! Se esse for bom manda bala!
adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 5896
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4

Mensagem por adpachec em Ter 5 Dez - 8:39:27

Ponteiro no meio para mim deixou de ser referência.
Com ponteiro no meio marcando 95° na pistola laser ela marcava 75°.
E com a elevação de álcool na gasolina o motor tem que trabalhar mais quente.
Não me assusto se um motor a gasolina hoje ficar nos 100°
Subir o giro é só desligar a chave.
O pedal já travou comigo no máximo na estrada, só bati o pé no assoalho e ele soltou.
Se não soltasse desligaria o motor, desengatava o câmbio, ligava o pisca alerta e jogaria para o acostamento.
Mas tentaria antes voltar o pedal na mão.
E sim um dia pode estourar a correia também.
São coisas do cotidiano.
O que você não pode é deixar o motor ferver e deixar a temperatura lá em cima, mas não precisa se desesperar e jogar o carro no acostamento de uma vez.
Usar marcha errada e acelerar deixando o motor dar uns trancos.
Esterçar o carro parado.
Ir de batente a batente e ficar lá com direção hidráulica.

LucasPiologo
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 925
Modelo do carro : Diplomata SE 4.1/s álcool original.
6x2 de inox 446
Cilindros : Truca não que é 6

Mensagem por LucasPiologo em Ter 5 Dez - 11:16:53

Meu carro é a alcool e já reparei algumas peculiaridades na temperatura !

Em dias muito quentes ele marca pouco a baixo do meio, e quando chega no meio liga a ventoinha, beleza!

Em dias muito frios, ele aquece até o meio e mantem, ai conforme vai andando ele sobe um pouco acima do meio e já liga a ventoinha !

Acredito que seja o funcionamento normal, pois uso cebolão e sensor todos para o álcool.
mInternauta
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por mInternauta em Ter 5 Dez - 11:49:48

adpachec escreveu:Ponteiro no meio para mim deixou de ser referência.
Com ponteiro no meio marcando 95° na pistola laser ela marcava 75°.
E com a elevação de álcool na gasolina o motor tem que trabalhar mais quente.
Não me assusto se um motor a gasolina hoje ficar nos 100°
Subir o giro é só desligar a chave.
O pedal já travou comigo no máximo na estrada, só bati o pé no assoalho e ele soltou.
Se não soltasse desligaria o motor, desengatava o câmbio, ligava o pisca alerta e jogaria para o acostamento.
Mas tentaria antes voltar o pedal na mão.
E sim um dia pode  estourar a correia também.
São coisas do cotidiano.
O que você não pode é deixar o motor ferver e deixar a temperatura lá em cima, mas não precisa se desesperar e jogar o carro no acostamento de uma vez.
Usar marcha errada e acelerar deixando o motor dar uns trancos.
Esterçar o carro parado.
Ir de batente a batente e ficar lá com direção hidráulica.

Em carros mais novos, o motor trabalha beirando os 100 graus, alias é de conhecimento geral que os ponteiros marcam a menos para não assustar o consumidor. Se você colocar um scanner no carro vai notar que a temperatura é diferente do que mostra no painel.

O Meu Pedal travava toda hora, kkk, mas travava o contrário, quando soltava ele voltava só um pouco.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qua 25 Abr - 6:24:33