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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

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Chapa metalica de divisoria coletor 3E

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Marcos Adriano
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Chapa metalica de divisoria coletor 3E

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 16 Fev - 18:57:23

saudações opalisticas.


pessoal finalmente chegou meu coletor 3E...porem achei algo estranho....  scratch  scratch  scratch  scratch  scratch


nunka tinha visto ou ouvido sequer falar de uma chapa metalica q fica abaixo do carburador creio eu q pra fazer uma divisao do fluxo.....pra mim foi novidade!!! study  study  study  study  study






porem o meu veio com essa chapinha com um dos lados gastos e esta saindo da canaleta



ao sair ela tende a ficar balancando para os lados e abrindo um "leque"





aqui uma marca da movimentacao dela.....nao gastou o coletor....apenas marcou....e ficou limpinho kkkkk



minha duvida em relacao a essa chapa é original???

é realmente pra que ela serve e se realmente ela é importante, eficiente e eficaz....ou eu posso montar sem ela mesmo??

vlw!!!
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Re: Chapa metalica de divisoria coletor 3E

Mensagem por opala4cc em Sex 16 Fev - 19:58:58

Marcos Adriano escreveu:saudações opalisticas.


pessoal finalmente chegou meu coletor 3E...porem achei algo estranho....  scratch  scratch  scratch  scratch  scratch


nunka tinha visto ou ouvido sequer falar de uma chapa metalica q fica abaixo do carburador creio eu q pra fazer uma divisao do fluxo.....pra mim foi novidade!!! study  study  study  study  study






porem o meu veio com essa chapinha com um dos lados gastos e esta saindo da canaleta



ao sair ela tende a ficar balancando para os lados e abrindo um "leque"





aqui uma marca da movimentacao dela.....nao gastou o coletor....apenas marcou....e ficou limpinho kkkkk



minha duvida em relacao a essa chapa é original???

é realmente pra que ela serve e se realmente ela é importante, eficiente e eficaz....ou eu posso montar sem ela mesmo??

vlw!!!

Sim, mas acho que isso está danificado. Acho que esta placa não deveria se mover. E está faltando uma placa de assentamento do carburador com os dois orifícios do primeiro e segundo corpos em cima desta abertura. Dá uma olhada nesse anúncio:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-705298055-coletor-de-admisso-olapa-6cilindros-brosol-3e-a-alcool-_JM
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Marcos Adriano
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Re: Chapa metalica de divisoria coletor 3E

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 16 Fev - 20:02:05

ahhh sim.....esta faltando mesmo....tirei ela pra tirar as fotos e ver a chapa solta la....

mas mesmo com a flange de cima a chapa se move....


queria saber realmente a necessidade dela pra no caso de ser importante eu tentar fazer uma igual pq essa realmente esta danificada...ja era
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Rafael GTBS2
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Re: Chapa metalica de divisoria coletor 3E

Mensagem por Rafael GTBS2 em Sex 16 Fev - 20:44:05

Marcos Adriano escreveu:ahhh sim.....esta faltando mesmo....tirei ela pra tirar as fotos e ver a chapa solta la....

mas mesmo com a flange de cima a chapa se move....


queria saber realmente a necessidade dela pra no caso de ser importante eu tentar fazer uma igual pq essa realmente esta danificada...ja era

Olá Marcos,

Infelizmente ela faz diferença sim, está ali porque deve estar. Em 2007 eu criei um tópico no CAO justamente para relatar minhas impressões quando tentei tirá-la. Se tiver cadastro no CAO dá uma olhada, o link é: http://www.amigosdoopala.com/forum/index.php/topic,18292.msg152532.html#msg152532

Espero que ajude em algo.

Abraço
Rafael
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a_galvao
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Re: Chapa metalica de divisoria coletor 3E

Mensagem por a_galvao em Sab 17 Fev - 9:31:40

Reforçando o mencionado ate o momento,
segue abaixo copia do um post que fiz em outro site:

" Postado 02 dezembro 2008 - 06:53 / forum megasquirt / autor: a_galvao


Ola a todos que pretente injetar o OPALA 6CIL...

Os usuarios sabem que o coletor 3-E possuem alem do aquecimento completo, 02 "APENDICES"
que nos outro da linha nao o tem, e que sao arrancado pelos opaleiros do coletor!!!...
- a CHAPA divisoria do coletor
- a valvula EGR


CONDICAO DO ENSAIO de marcha lenta:
- Regime marcha lenta a 700RPM estabilizada
- motor 90ºC,
- temperatura do AR 50ºC

CENARIO 1) Sem chapa/ Sem ERG
Resultado -------- tempo de injeção 1,00 Miliseg
             ----------Valor minimo alcançavel = LAMBDA 0.8 ( equivalente 12:1 estequiometrico na gasolina)


CENARIO 2) Com chapa/ Sem ERG
Resultado-------- tempo de injeção 0,96 Miliseg
            ----------Valor minimo alcançavel = LAMBDA 095 ( equivalente 14:1 estequiometrico na gasolina)

CENARIO 3) Com chapa/ Com ERG
Resultado -------- tempo de injeção 0,94 Miliseg
             ----------Valor minimo alcançavel = LAMBDA 1.05 ( equivalente 15:1 estequiometrico na gasolina)


OBS) sem chapa e sem ERG com tempo de injecao de 0,94 o motor nao consegue ficar funcionando!


CONDICAO DE ENSAIO: Aceleração a quente / progressiva de 700 a 2500rpm-
Resultado----------- Sem chapa/ Sem ERG =  Com chapa/ Sem ERG =  Com chapa/ Com ERG
             -----------  nao houve difernça no desempenho nem mudança no valor estequiometrico do mapa


CONDICAO DE ENSAIO: De presorizacao / quente / 5000rpm
Resultado 1)-------------- Sem chapa/ Sem ERG
                 ------------- nao houve diferença estequiometrica sobre o mapa principal
Resultado 2)-------------- Com chapa/ Sem ERG =  Com chapa/ Com ERG  
                 -------------- ganho em pressaorizacao em 0,1BAR no manometro... nao houve diferença estequiometrica



RESUMO:
Aparentemente a CHAPA, apenas serveria para atrapalhar o fluxo, porem dinamicamnete tem um valor MUITO importante
A vavula EGR famorece e muito a LENTA posibilitando uma mistura bem maiss pobre...
"

LINK da postagem http://www.msbr.com.br/forum/index.php?/topic/459-p-opalas-injetados-e-coletor-do-3-e-ensaio-numericos/
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Marcos Adriano
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Re: Chapa metalica de divisoria coletor 3E

Mensagem por Marcos Adriano em Sab 17 Fev - 11:28:34

Rafael GTBS2 escreveu:
Marcos Adriano escreveu:ahhh sim.....esta faltando mesmo....tirei ela pra tirar as fotos e ver a chapa solta la....

mas mesmo com a flange de cima a chapa se move....


queria saber realmente a necessidade dela pra no caso de ser importante eu tentar fazer uma igual pq essa realmente esta danificada...ja era

Olá Marcos,

Infelizmente ela faz diferença sim, está ali porque deve estar. Em 2007 eu criei um tópico no CAO justamente para relatar minhas impressões quando tentei tirá-la. Se tiver cadastro no CAO dá uma olhada, o link é: http://www.amigosdoopala.com/forum/index.php/topic,18292.msg152532.html#msg152532

Espero que ajude em algo.

Abraço
Rafael


poxa vida nao tenho cadastro no cao nao...
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Marcos Adriano
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Re: Chapa metalica de divisoria coletor 3E

Mensagem por Marcos Adriano em Sab 17 Fev - 11:34:18


galvao erg seria isso?
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Marcos Adriano
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Re: Chapa metalica de divisoria coletor 3E

Mensagem por Marcos Adriano em Sab 17 Fev - 11:36:40

ou a q fica aqui?

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Re: Chapa metalica de divisoria coletor 3E

Mensagem por Marcos Adriano em Sab 17 Fev - 11:40:56

a_galvao escreveu:Reforçando o mencionado ate o momento,
segue abaixo copia do um post que fiz em outro site:

" Postado 02 dezembro 2008 - 06:53 / forum megasquirt / autor: a_galvao


Ola a todos que pretente injetar o OPALA 6CIL...

Os usuarios sabem que o coletor 3-E possuem alem do aquecimento completo, 02 "APENDICES"
que nos outro da linha nao o tem, e que sao arrancado pelos opaleiros do coletor!!!...
- a CHAPA divisoria do coletor
- a valvula EGR


CONDICAO DO ENSAIO de marcha lenta:
- Regime marcha lenta a 700RPM estabilizada
- motor 90ºC,
- temperatura do AR 50ºC

CENARIO 1) Sem chapa/ Sem ERG
Resultado -------- tempo de injeção 1,00 Miliseg
             ----------Valor minimo alcançavel = LAMBDA 0.8 ( equivalente 12:1 estequiometrico na gasolina)


CENARIO 2) Com chapa/ Sem ERG
Resultado-------- tempo de injeção 0,96 Miliseg
            ----------Valor minimo alcançavel = LAMBDA 095 ( equivalente 14:1 estequiometrico na gasolina)

CENARIO 3) Com chapa/ Com ERG
Resultado -------- tempo de injeção 0,94 Miliseg
             ----------Valor minimo alcançavel = LAMBDA 1.05 ( equivalente 15:1 estequiometrico na gasolina)


OBS) sem chapa e sem ERG com tempo de injecao de 0,94 o motor nao consegue ficar funcionando!


CONDICAO DE ENSAIO: Aceleração a quente / progressiva de 700 a 2500rpm-
Resultado----------- Sem chapa/ Sem ERG =  Com chapa/ Sem ERG =  Com chapa/ Com ERG
             -----------  nao houve difernça no desempenho nem mudança no valor estequiometrico do mapa


CONDICAO DE ENSAIO: De presorizacao / quente / 5000rpm
Resultado 1)-------------- Sem chapa/ Sem ERG
                 ------------- nao houve diferença estequiometrica sobre o mapa principal
Resultado 2)-------------- Com chapa/ Sem ERG =  Com chapa/ Com ERG  
                 -------------- ganho em pressaorizacao em 0,1BAR no manometro... nao houve diferença estequiometrica



RESUMO:
Aparentemente a CHAPA, apenas  serveria para atrapalhar o fluxo, porem dinamicamnete tem um valor MUITO importante
A vavula EGR famorece e muito a LENTA posibilitando uma mistura bem maiss pobre...
"

LINK da postagem http://www.msbr.com.br/forum/index.php?/topic/459-p-opalas-injetados-e-coletor-do-3-e-ensaio-numericos/


é......aparentemente pelo q entendi elas fazem uma boa diferença mesmo......vou ver se consigo fazer uma aqui.
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opala4cc
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Re: Chapa metalica de divisoria coletor 3E

Mensagem por opala4cc em Sab 17 Fev - 12:28:38

Marcos Adriano escreveu:
galvao erg seria isso?

"EGR" e não "ERG". Isso na foto é onde ficava a EGR, que foi retirada e foi colocada uma chapa tapando o buraco, por motivos óbvios.
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Re: Chapa metalica de divisoria coletor 3E

Mensagem por opala4cc em Sab 17 Fev - 12:31:18

Marcos Adriano escreveu:
a_galvao escreveu:Reforçando o mencionado ate o momento,
segue abaixo copia do um post que fiz em outro site:

" Postado 02 dezembro 2008 - 06:53 / forum megasquirt / autor: a_galvao


Ola a todos que pretente injetar o OPALA 6CIL...

Os usuarios sabem que o coletor 3-E possuem alem do aquecimento completo, 02 "APENDICES"
que nos outro da linha nao o tem, e que sao arrancado pelos opaleiros do coletor!!!...
- a CHAPA divisoria do coletor
- a valvula EGR


CONDICAO DO ENSAIO de marcha lenta:
- Regime marcha lenta a 700RPM estabilizada
- motor 90ºC,
- temperatura do AR 50ºC

CENARIO 1) Sem chapa/ Sem ERG
Resultado -------- tempo de injeção 1,00 Miliseg
             ----------Valor minimo alcançavel = LAMBDA 0.8 ( equivalente 12:1 estequiometrico na gasolina)


CENARIO 2) Com chapa/ Sem ERG
Resultado-------- tempo de injeção 0,96 Miliseg
            ----------Valor minimo alcançavel = LAMBDA 095 ( equivalente 14:1 estequiometrico na gasolina)

CENARIO 3) Com chapa/ Com ERG
Resultado -------- tempo de injeção 0,94 Miliseg
             ----------Valor minimo alcançavel = LAMBDA 1.05 ( equivalente 15:1 estequiometrico na gasolina)


OBS) sem chapa e sem ERG com tempo de injecao de 0,94 o motor nao consegue ficar funcionando!


CONDICAO DE ENSAIO: Aceleração a quente / progressiva de 700 a 2500rpm-
Resultado----------- Sem chapa/ Sem ERG =  Com chapa/ Sem ERG =  Com chapa/ Com ERG
             -----------  nao houve difernça no desempenho nem mudança no valor estequiometrico do mapa


CONDICAO DE ENSAIO: De presorizacao / quente / 5000rpm
Resultado 1)-------------- Sem chapa/ Sem ERG
                 ------------- nao houve diferença estequiometrica sobre o mapa principal
Resultado 2)-------------- Com chapa/ Sem ERG =  Com chapa/ Com ERG  
                 -------------- ganho em pressaorizacao em 0,1BAR no manometro... nao houve diferença estequiometrica



RESUMO:
Aparentemente a CHAPA, apenas  serveria para atrapalhar o fluxo, porem dinamicamnete tem um valor MUITO importante
A vavula EGR famorece e muito a LENTA posibilitando uma mistura bem maiss pobre...
"

LINK da postagem http://www.msbr.com.br/forum/index.php?/topic/459-p-opalas-injetados-e-coletor-do-3-e-ensaio-numericos/


é......aparentemente pelo q entendi elas fazem uma boa diferença mesmo......vou ver se consigo fazer uma aqui.

Eu tenho pena do motor de onde saiu esse coletor. Toda limalha do desgaste do movimento da chapa foi succionada para as câmaras de explosão. affraid
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Re: Chapa metalica de divisoria coletor 3E

Mensagem por Marcos Adriano em Sab 17 Fev - 18:10:33

opala4cc escreveu:
Marcos Adriano escreveu:
galvao erg seria isso?

"EGR" e não "ERG". Isso na foto é onde ficava a EGR, que foi retirada e foi colocada uma chapa tapando o buraco, por motivos óbvios.


tem alguma imagem do q realmente é a EGR?
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Re: Chapa metalica de divisoria coletor 3E

Mensagem por Marcos Adriano em Sab 17 Fev - 18:13:45

alias....quais sao os motivos obvios?? defeito?
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Re: Chapa metalica de divisoria coletor 3E

Mensagem por opala4cc em Sab 17 Fev - 19:24:06

Marcos Adriano escreveu:
opala4cc escreveu:

"EGR" e não "ERG". Isso na foto é onde ficava a EGR, que foi retirada e foi colocada uma chapa tapando o buraco, por motivos óbvios.


tem alguma imagem do q realmente é a EGR?

Impressionante! Até algum tempo atrás, esse demônio tava em tudo quanto é foto de coletor de admissão de opala 91 e 92 no mercadolivre. Agora, sumiu. Todo mundo que está vendendo tirou. NEm no google achei uma foto pronta. Tive que ir até o meu carro para tirar uma foto:


foto1: a várva EGR.
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Re: Chapa metalica de divisoria coletor 3E

Mensagem por opala4cc em Sab 17 Fev - 19:26:40

Marcos Adriano escreveu:alias....quais sao os motivos obvios?? defeito?

1) Não melhora o desempenho do carro. Até piora, mas melhora a redução de emissão de poluentes;
2) Quando dá defeito, o motor do carro apaga na hora que deveria ficar em marcha-lenta.

É possível que haja alguma procura por ela quando começarem de novo com aquela história da inspeção veicular.
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Re: Chapa metalica de divisoria coletor 3E

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 18 Fev - 8:07:19

entendi.....realmente eu procurei no tiu google e nao achei foto......


indo a fundo nos seus conhecimentos qual real funcao dela?

o q ela faz?


vc acha a chapa metalica mais importante q ela para o funcionamento do carro entao?

dugato
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Re: Chapa metalica de divisoria coletor 3E

Mensagem por dugato em Dom 18 Fev - 9:42:29

Marcos Adriano escreveu:ahhh sim.....esta faltando mesmo....tirei ela pra tirar as fotos e ver a chapa solta la....

mas mesmo com a flange de cima a chapa se move....


queria saber realmente a necessidade dela pra no caso de ser importante eu tentar fazer uma igual pq essa realmente esta danificada...ja era

Alguém sabe onde consigo essa flange? tenho um coletor perfeito, porém sem a flange.
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Re: Chapa metalica de divisoria coletor 3E

Mensagem por opala4cc em Dom 18 Fev - 10:43:41

Marcos Adriano escreveu:entendi.....realmente eu procurei no tiu google e nao achei foto......


indo a fundo nos seus conhecimentos qual real funcao dela?

o q ela faz?


vc acha a chapa metalica mais importante q ela para o funcionamento do carro entao?


A EGR (tradução de válvula de Recirculação de Gases de Exaustão), no opala, nada mais faz do que propiciar uma reintrodução de gases do escapamento na admissão, visando diminuir a emissão de óxidos nitrosos. Ela precisa estar fechada na marcha-lenta. Não é uma questão de ser mais importante a chapa de tamponamento ou a pesença da válvula. O pessoal simplesmente tira porque não há inspeção veicular e porque no caso do mau funcionamento dela, o carro desliga na marcha-lenta. É claro que o desempenho do opala melhora sem a EGR, pois a mistura entra com um ar mais puro, mas o meio-ambiente recebe emissões mais tóxicas. Ademais, deve ser bem raro achar uma válvula dessas de opala em alguma concessionária e o valor, totalmente estapafúrdio.
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Re: Chapa metalica de divisoria coletor 3E

Mensagem por opala4cc em Dom 18 Fev - 10:44:26

dugato escreveu:
Marcos Adriano escreveu:ahhh sim.....esta faltando mesmo....tirei ela pra tirar as fotos e ver a chapa solta la....

mas mesmo com a flange de cima a chapa se move....


queria saber realmente a necessidade dela pra no caso de ser importante eu tentar fazer uma igual pq essa realmente esta danificada...ja era

Alguém sabe onde consigo essa flange? tenho um coletor perfeito, porém sem a flange.

Mercagadolivre.
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Re: Chapa metalica de divisoria coletor 3E

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 18 Fev - 13:00:26

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Re: Chapa metalica de divisoria coletor 3E

Mensagem por gilmareu em Seg 5 Mar - 16:24:56

encontrei a base

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-848468083-base-universal-2e3e-p-adaptaco-em-qualquer-coletor--_JM


só não encontrei a tal chapinha que o meu não tem.

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Re: Chapa metalica de divisoria coletor 3E

Mensagem por Marcos Adriano em Seg 5 Mar - 17:32:53

eu montei minha caravan sem a minha....vou ver quando tiver tempo e lembrar vou ver se o torneiro aqui faz.....se ele fizer vejo se faz duas...se quiser mando uma pra vc

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Re: Chapa metalica de divisoria coletor 3E

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