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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

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Câmbio 3 marchas quebrou a ré (Resolvido)

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felipeleox
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Câmbio 3 marchas quebrou a ré (Resolvido)

Mensagem por felipeleox em Ter 27 Fev - 21:12:48

Boa noite pessoal,

Neste sábado, andando com o carro, estacionei numa ladeira bem íngreme (frente do carro pra baixo), engatei a marcha ré normalmente, subi o giro e tirei o pé da embreagem normalmente.

O carro foi para trás alguns centímetros e depois veio aquele barulho bem alto de metal batendo, depois aquele som de engrenagem "raspando". Nisso o carro parou de ir para trás.

Desengatei e engatei novamente a ré, somente o barulho de engrenagem "raspando" e nada de o carro dar ré.

Testei as outras marchas, todas engatando normalmente.

A 1°, 2° e 3° funcionam ainda normalmente, sem nenhum ruído anormal. E depois da "quebra " da ré, ainda andei cerca de 8km até minha casa.

Na minha garagem (plana) testei novamente a ré. A alavanca engata normalmente, e se tirar o pé bem devagar e pouca coisa, o carro vai para trás bem devagar, mas com o barulho de engrenagem "raspando" de leve. Se soltar o pé da embreagem normalmente vem aquele barulho de metal batendo e depois as engrenagens raspando.

Será que quebrou somente a engrenagem da ré? Será que tem como arrumar, ou já devo ir procurando outra caixa de câmbio?


Última edição por felipeleox em Seg 2 Abr - 14:20:30, editado 1 vez(es)
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Re: Câmbio 3 marchas quebrou a ré (Resolvido)

Mensagem por opala4cc em Ter 27 Fev - 22:39:12

felipeleox escreveu:Boa noite pessoal,

Neste sábado, andando com o carro, estacionei numa ladeira bem íngreme (frente do carro pra baixo), engatei a marcha ré normalmente, subi o giro e tirei o pé da embreagem normalmente.

O carro foi para trás alguns centímetros e depois veio aquele barulho bem alto de metal batendo, depois aquele som de engrenagem "raspando". Nisso o carro parou de ir para trás.

Desengatei e engatei novamente a ré, somente o barulho de engrenagem "raspando" e nada de o carro dar ré.

Testei as outras marchas, todas engatando normalmente.

A 1°, 2° e 3° funcionam ainda normalmente, sem nenhum ruído anormal. E depois da "quebra " da ré, ainda andei cerca de 8km até minha casa.

Na minha garagem (plana) testei novamente a ré. A alavanca engata normalmente, e se tirar o pé bem devagar e pouca coisa, o carro vai para trás bem devagar, mas com o barulho de engrenagem "raspando" de leve. Se soltar o pé da embreagem normalmente vem aquele barulho de metal batendo e depois as engrenagens raspando.

Será que quebrou somente a engrenagem da ré? Será que tem como arrumar, ou já devo ir procurando outra caixa de câmbio?

Felipe:

Você não deveria ter dirigido mais o carro. Sentiu que quebrou alguma coisa dentro do câmbio, bota em neutro, desliga o motor e guincha o carro. Quando alguma coisa quebra dentro do câmbio, fragmentos metálicos da peça quebrada flutuam no óleo e acabam por adentrar entre os dentes das engrenagens que estão boas (quando você engata outras marchas) ou mesmo dentro dos rolamentos. Nas engrenagens boas, os fragmentos provocam desgaste nos dentes ou mesmo quebra de pontinhas e nos rolamentos, podem travar estes ou acelerar o desgaste. O jeito é desmontar. Veja o lado bom: este câmbio de três marchas é o ais fácil de achar e mais barato, caso seja necessário trocá-lo. Mas acho que você encontra relativamente fácil peças usadas para este câmbio. Nova, melhor ainda.
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Re: Câmbio 3 marchas quebrou a ré (Resolvido)

Mensagem por LucasPiologo em Qua 28 Fev - 6:59:26

Po cara que merda !

O meu roncava um pouco, troquei os rolamentos em uma oficina de cambios perto da alameda ya ya em guarulhos !

As peças do cambio procura em auto peças GM que é mais provavel de achar, Acyoli ou Wilson Russo em SP sempre tudo que preciso, quando não tem o cara do Wilson Russo encomenda pra mim !
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FabioM
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Re: Câmbio 3 marchas quebrou a ré (Resolvido)

Mensagem por FabioM em Qua 28 Fev - 7:07:21

Dai velho, deu muita sorte que não quebrar tudo indo pra casa em, se entra pedaço de metal da engrenagem quebrada no meio das outras ia dar um estrago maior.
Teria que ver o que compensa ai na sua região, dependendo do valor das peças e da mão de obra sai mais barato colocar outro câmbio.
Aqui, por exemplo, câmbio varetado encontra por R$200. Nesse valor não paga nem a mão de obra do mecânico pra abrir um câmbio.
Esse câmbio seu ai tende a ter peças bem baratas.
Faz uma cotação do que sai mais barato e mete ficha.
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Re: Câmbio 3 marchas quebrou a ré (Resolvido)

Mensagem por felipeleox em Qua 28 Fev - 9:46:29


Opala4cc , fiquei preocupado com estragar as demais marchas, mas como andei um pouco e nenhum problema... e teoricamente é pra ter um imã no bujão de descarregamento do óleo, algumas partículas devem ficar paradas nele.

Mas o principal foi que não tinha grana pro guincho também.

Lucas Piologo, poderia me passar o contato desta oficina, e das lojas que você encontrou peças, por favor?

Fabio M, pensei nisso. Porém, o preço aqui na região já é maior. De 400 a 600 em média (sem garantia, então além de gastar isso, vou ter que mandar pro mecânico abrir e revisar).

Conversei com o mecânico, a princípio vou levar meu carro pra ele retirar o cambio e analisar, em último caso vou comprar outro. Já estou pesquisando pra caso ocorra, não demorar tanto pra achar um.
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Re: Câmbio 3 marchas quebrou a ré (Resolvido)

Mensagem por LucasPiologo em Qua 28 Fev - 12:01:24

te mandei mp
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Marcos Adriano
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Re: Câmbio 3 marchas quebrou a ré (Resolvido)

Mensagem por Marcos Adriano em Qua 28 Fev - 12:11:21

o problema do cambio de 3 marchas é q a marcha ré fica conjugada no carretel das outras marchas pra frente....e isso pode ter afetado o carretel....ai tem q trocar o carretel.... o carretel trocado nao vai estar casado com as demais engrenagens de primeira, segunda e eixo piloto entao muito provavelmente vai ocasionar um ronco na hora de engatadas....isso tende a sumir com  o tempo...talvez sim ou talvez nao...

ja troquei o carretel de um cambio 4m de um amigo e ele chovara igual mandi no anzol....com o tempo passou o choro.....

esse cambio realmente se encontra barato....no olx tem varios deles....


eu devo ter as peças de um 3m aqui em casa desmontado...se quiser arriscar arrumar o seu passe pra mim a numeracao das peças q eu vejo se tenho....ha um tempo atraz desmanchei um e nao montei novamente.
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felipeleox
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Re: Câmbio 3 marchas quebrou a ré (Resolvido)

Mensagem por felipeleox em Qua 28 Fev - 13:20:08

Muito obrigado Lucas

Obrigado pelas informações Marcos, agora faz mais sentido o que o mecânico disse ("já começa a dar uma olhada em outra caixa de marchas, porque dependendo do estrado é melhor trocar")

Por exemplo essa questão do barulho devido a troca do carretel seria bem chato, até porque um dia poderia parar, como não...

Quando eu conseguir levar o carro ao mecânico, e quando ele abrir, se necessário entro em contato contigo para ver se você possui algo que eu precise. Muito obrigado pela ajuda!

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Mirão
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Re: Câmbio 3 marchas quebrou a ré (Resolvido)

Mensagem por Mirão em Qua 28 Fev - 16:12:46

Felipe, compra outro câmbio. Fica mais em conta. Sempre. Com certeza pedaços de metal embrenharam nas outras engrenagens, deu sorte de não quebrar, então seu câmbio nunca mais será o mesmo.
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Re: Câmbio 3 marchas quebrou a ré (Resolvido)

Mensagem por opala4cc em Qua 28 Fev - 16:34:08

Mirão escreveu:Felipe, compra outro câmbio. Fica mais em conta. Sempre. Com certeza pedaços de metal embrenharam nas outras engrenagens, deu sorte de não quebrar, então seu câmbio nunca mais será o mesmo.

Não é tão simples. O "novo " câmbio é uma caixa preta. Só saberá seu real estado depois de abrir. A maioria deles já passou pela quebra de alguma engrenagem, já rodou sem óleo, tem enjambraçoes internas, ou mesmo rodou muito mais tempo com limalhas no óleo. As engrenagens podem estar ainda mais gastas. Esse negócio de "câmbio revisado" é a mesma política de dar na troca alternador ou motor de arranque.
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Re: Câmbio 3 marchas quebrou a ré (Resolvido)

Mensagem por Marcos Adriano em Qua 28 Fev - 18:27:01

blz veja ai o q é melhor e mais facil pra vc.....e me da um alo


aqui tem um lugar q tem centenas de cambios de 3m se precisar tbem
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Re: Câmbio 3 marchas quebrou a ré (Resolvido)

Mensagem por opala4cc em Qua 28 Fev - 18:33:41

Muito provavelmente há outros componentes desgastados neste câmbio. A engrenagem da marcha ré é a menos utilizada e quebrou.A nãos er que ela tenha quebrado por ter levado algum tranco, é bem possível que tenha de trocar rolamentos também.
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Re: Câmbio 3 marchas quebrou a ré (Resolvido)

Mensagem por felipeleox em Qui 1 Mar - 9:35:47

Realmente, concordo com o opala4cc. Como não existe cambio novo, esses do ML não da pra saber se já rodaram em situações críticas.

Tanto que foi o que ocorreu com o meu. Faz quase 1 ano que comprei esta caixa e montei no meu carro. Até então funcionava normal, até este sábado rs


Acho que vou aguardar mesmo o mecânico desmontar o meu pra ver, ai depois decidir se deverei comprar outro câmbio.

Marcos, muito obrigado, dependendo do valor deste câmbio na sua região, pode ser interessante. Sua região fica a quantos km de distância de São Paulo, aproximadamente?
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Re: Câmbio 3 marchas quebrou a ré (Resolvido)

Mensagem por Marcos Adriano em Qui 1 Mar - 17:08:20

uns 600km.
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Re: Câmbio 3 marchas quebrou a ré (Resolvido)

Mensagem por Marcos Adriano em Qui 1 Mar - 17:19:30

o dono la é meio de lua.....as vezes pede um valor legal e as vezes um absurdo.....mas da pra negociar.....


qualquer coisa liga e veja alguma coisa só pra ter ideia.....

se quiser eu passo o tel de la.....

ja devo ter passado varias vezes ele aqui no site pra membros atraz de cambio 3m....pq realmente la tem muitos.
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Re: Câmbio 3 marchas quebrou a ré (Resolvido)

Mensagem por felipeleox em Qui 1 Mar - 21:41:31

Se puder me passar o endereço, agradeço.

Ai vejo, dependendo do valor e se ele conseguir me enviar, pode compensar.
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Re: Câmbio 3 marchas quebrou a ré (Resolvido)

Mensagem por felipeleox em Sex 2 Mar - 7:55:27

Pesquisando aqui, em vários anúncios os vendedores não sabem informar se o câmbio é para 4 ou 6 cilindros.

Pelo que pesquisei, a carcaça e encaixe é a mesma para os dois casos, mas sabem informar se a relação de engrenagem é diferente?

Pois meu medo seria comprar um de 6 cilindros e meu carro ficar fraco (seguindo a mesma lógica de colocar uma relação de diferencial de 6c num 4c)
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Re: Câmbio 3 marchas quebrou a ré (Resolvido)

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 2 Mar - 18:53:34

felipeleox escreveu:Pesquisando aqui, em vários anúncios os vendedores não sabem informar se o câmbio é para 4 ou 6 cilindros.

Pelo que pesquisei, a carcaça e encaixe é a mesma para os dois casos, mas sabem informar se a relação de engrenagem é diferente?

Pois meu medo seria comprar um de 6 cilindros e meu carro ficar fraco (seguindo a mesma lógica de colocar uma relação de diferencial de 6c num 4c)


relacao é a mesma sim...quase ctz!!!


o q mudava era a relacao do diferencial....
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Re: Câmbio 3 marchas quebrou a ré (Resolvido)

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 2 Mar - 19:06:36

Ferro Velho do Careca
R. Expedicionários Paulistas, 74-114, Rinópolis - SP, 17740-000
Bem na frente do terminal rodoviario da cidade.

TEL: 18-3583-1450





se vc ligar la pede pra falar com o magrao...ele vai saber mais sobre isso.....
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Re: Câmbio 3 marchas quebrou a ré (Resolvido)

Mensagem por opala4cc em Sex 2 Mar - 19:59:41

Marcos Adriano escreveu:
felipeleox escreveu:Pesquisando aqui, em vários anúncios os vendedores não sabem informar se o câmbio é para 4 ou 6 cilindros.

Pelo que pesquisei, a carcaça e encaixe é a mesma para os dois casos, mas sabem informar se a relação de engrenagem é diferente?

Pois meu medo seria comprar um de 6 cilindros e meu carro ficar fraco (seguindo a mesma lógica de colocar uma relação de diferencial de 6c num 4c)


relacao é a mesma sim...quase ctz!!!


o q mudava era a relacao do diferencial....

Sim. Segundo o que eu olhei no catálogo de peças eletrônico, os câmbios são os mesmos. Mas CUIDADO com a engrenagem movida e a motriz do velocímetro, que são diferentes. Se for fazer um "mexe" de peças, você precisa usar no seu carro as engrenagens mencionadas que já estavam nele antes, caso contrário o velocímetro vai marcar errado. Claro, se tiverem sido danificadas por fragmentos metálicos... vai aumentar a dificuldade.
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Re: Câmbio 3 marchas quebrou a ré (Resolvido)

Mensagem por felipeleox em Seg 5 Mar - 15:01:23

Obrigado pelo retorno.

Neste sábado encontrei o "Desmonte do Isaac" na Vila Souza, SP. 30km daqui de casa.

Fui lá e tinha um. abriram pra eu ver as engrenagens, tudo certo aparentemente.

Hoje vou levar pro mecânico fazer uma revisão nele, trocar rolamentos e avaliar o restante.

Vamos ver no que dá...
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Re: Câmbio 3 marchas quebrou a ré (Resolvido)

Mensagem por Marcos Adriano em Seg 5 Mar - 17:33:21

booooa!!!
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Re: Câmbio 3 marchas quebrou a ré (Resolvido)

Mensagem por Mirão em Qua 7 Mar - 17:58:09

Beleza Felipe. Torço para que dê tudo certo. Ando um pouco sumido mas não esqueço a turma. Meu Opala vai de vento em popa, depois que deixei tudo em dias não me deu problemas. Agora é aguardar o momento certo para a restauração da pintura. Boa Sorte!
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Re: Câmbio 3 marchas quebrou a ré (Resolvido)

Mensagem por felipeleox em Qua 28 Mar - 11:33:08

Boa Tarde,

Somente para atualização, o câmbio "novo" que comprei foi desmontado e revisado, sendo necessária apenas a troca dos rolamentos.

Câmbio pronto, só tirar um e colocar outro.

A parte ruim é depender do mecânico ter a vaga lá na oficina pra realizar esse serviço. Nisso já se foi um mês sem poder andar com o carro.
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Re: Câmbio 3 marchas quebrou a ré (Resolvido)

Mensagem por opala4cc em Qua 28 Mar - 12:15:40

felipeleox escreveu:Boa Tarde,

Somente para atualização, o câmbio "novo" que comprei foi desmontado e revisado, sendo necessária apenas a troca dos rolamentos.

Câmbio pronto, só tirar um e colocar outro.

A parte ruim é depender do mecânico ter a vaga lá na oficina pra realizar esse serviço. Nisso já se foi um mês sem poder andar com o carro.

Show de bola. Agora é torcer para que depois de montado o câmbio "novo", ele não ronque em nenhuma marcha. OKK
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Re: Câmbio 3 marchas quebrou a ré (Resolvido)

Mensagem por Mirão em Qua 28 Mar - 16:54:59

opala4cc escreveu:
felipeleox escreveu:Boa Tarde,

Somente para atualização, o câmbio "novo" que comprei foi desmontado e revisado, sendo necessária apenas a troca dos rolamentos.

Câmbio pronto, só tirar um e colocar outro.

A parte ruim é depender do mecânico ter a vaga lá na oficina pra realizar esse serviço. Nisso já se foi um mês sem poder andar com o carro.

Show de bola. Agora é torcer para que depois de montado o câmbio "novo", ele não ronque em nenhuma marcha. OKK

4cc existe alguma dica para não comprar gato por lebre no caso do câmbio? basta abrir e olhar as engrenagens como no caso do diferencial ou tem algum macete?
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Re: Câmbio 3 marchas quebrou a ré (Resolvido)

Mensagem por opala4cc em Qua 28 Mar - 19:42:10

Mirão escreveu:
opala4cc escreveu:

Show de bola. Agora é torcer para que depois de montado o câmbio "novo", ele não ronque em nenhuma marcha. OKK

4cc existe alguma dica para não comprar gato por lebre no caso do câmbio? basta abrir e olhar as engrenagens como no caso do diferencial ou tem algum macete?

Comece inspecionando por soldas na carcaça do câmbio. Descarte a compra câmbios com soldas ou rachaduras na carcaça. Se permitirem a abertura do câmbio antes da compra, inspecione visualmente se TODAS as engrenagens - sejam as cilíndricas de dentes retos tanto quanto as cilíndricas de dentes helicoidais - estão com os dentes intactos. Não deve haver nem quebradinhos pequenos na superfície ou ponta dos dentes. Estes quebradinhos são sinal de que este câmbio já sofreu alguma quebra e a peça que quebrou liberou fragmentos maiores do que limalha. Estes fragmentos circularam pelo óleo do câmbio por algum tempo. Foi por isso que eu lhe disse que não deveria mais ter continuado a dirigir o carro quando notou a quebra do câmbio.
Existe também um tipo de defeito que parece corrosão por pitting e aparece na superfície dos dentes, mas é resultante de excesso de esforço na engrenagem, que pode ser notado como pontinhos/furinhos na superfície do dente. Rolamentos muito gastos em um câmbio podem provocar desgaste anormal nas engrenagens, pois criam uma folga de movimento transversal nos eixos onde ficam as engrenagens, provocando inconformidade no engrenamento (ora os dentes de duas engrenagens que se engrenam localizadas em eixos diferentes acabam entrando muito para dentro uma da outra, aproximando muito a crista do dente de uma da raiz do dente da outra ora ocorrendo o oposto, engrenando-se muito na ponta do dente). É daí que advém a quebra de engrenagens sem motivo aparente (arrancadas bruscas, trancos no câmbio, etc...). Verifique o estado dos sincronizadores. A reposição tanto deles quanto dos rolamentos não é difícil, mas é um adicional de dinheiro a ser despendido. Verifique o estado da engrenagem motora do velocímetro. Verifique também se as estrias do eixo primário, onde desliza o disco da embreagem, estão perfeitas. A inspeção desta última é fácil, já que ela fica para fora do câmbio.

Veja, por exemplo, este eixo primário que comprei no mercagadolivre:

Foto 1: O eixo primário

Na foto 1, "A" é a região estriada onde desliza o disco (do Roberto Carlos) de embreagem. Comprei este eixo única e exclusivamente para centrar discos de embreagem na ocasião da troca do kit de embreagem. Paguei apenas R$20,00 reais nele, pois assim como eu, quem me vendeu sabia que não prestava mais para ser usado em uma caixa de câmbio.

Na foto 2, a zona vermelha mostra a área de contato de cada dente da engrenagem cilíndrica helicoidal com uma outra engrenagem similar que por ventura venha a formar par de engrenamento com ela. Vale lembrar que o engrenamento de engrenagens cilíndricas de dentes helicoidais ocorre por DESLIZAMENTO na zona vermelha dos dentes das duas engrenagens, sendo importante que haja uma película de óleo nas peças. Veja que a zona vermelha vai de ponta a ponta do dente (e se repete em todos os dentes). Rolamentos muito gastos mudam a posição desta zona de deslizamento.


Foto 2: a região onde ocorre deslizamento entre os dentes engrenados.

O eixo nas fotos de fato não parece danificado, porém os detalhes nas fotos seguintes mostram a verdade.


Foto 3: a seta mostra pedacinhos faltando na ponta do dente.


Foto 4: defeito em maior detalhe.


Foto 5: defeito em maior detalhe.


Foto 6: defeito em maior detalhe.


Foto 7: defeito na SUPERFÍCIE do dente.

Na foto 7, são mostradas marcas de baixo relevo na superfície de deslizamento do dente indicando que esta engrenagem triturou algum fragmento metálico (talvez dela mesma), e as marcas estão bem próximas à crista do dente, indício de que um dos eixos (ou os dois) estava com rolamentos bem gastos nos mancais.
Eu não usaria engrenagens assim. Não há a menor dúvida de que a peça pode ser instalada em um câmbio e este funcionará. Mas vai acarretar desgaste acelerado até a acomodação (ou nova quebra) nas outras engrenagens que engrenarem nesta. E nesse período, será necessária a troca prematura do óleo para eliminar a limalha proveniente desta acomodação entre as engrenagens. E tem aquele ronco chato que você pode ouvir de dentro do carro...
É por isso que tenho preconceito com relação a estas empresas que recondicionam câmbios, motores de arranque, alternadores, etc... O critério de aceitabilidade ou descarte de peças pode ser duvidoso, sem contar a metodologia de manutenção...
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Re: Câmbio 3 marchas quebrou a ré (Resolvido)

Mensagem por felipeleox em Dom 1 Abr - 22:52:26

Aí sim opala4cc, valeu pela aula OKK

Boa noite pessoal, na quinta feira (29/04/18) o mecânico chamou para levar o carro. Deixei lá as 20h. As 15h do dia seguinte o carro já estava com o "novo" câmbio.

Agora sim meu Opala tem um câmbio 3 marchas decente.

Aqui algumas fotos que o mecânico tirou, ficou faltando só a foto dele pintado.









Quanto ao câmbio "velho" quebrado, trouxe pra casa, algum dia eu abro para ver a situação lá dentro.




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Re: Câmbio 3 marchas quebrou a ré (Resolvido)

Mensagem por opala4cc em Seg 2 Abr - 1:53:37

As engrenagens deste câmbio "velho" devem ser mantidas lubrificadas com óleo. Seria bom colocar um tampão na ponta do câmbio e completá-lo com óleo enquanto você não resolve mexer. Mas o ideal seria desmontar ele depois de uns 6 meses caso o novo câmbio não dê problema. Então, você vende os componentes (que estiverem aproveitáveis) do câmbio velho quando desmontar.
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Re: Câmbio 3 marchas quebrou a ré (Resolvido)

Mensagem por felipeleox em Seg 2 Abr - 14:20:04

opala4cc escreveu:As engrenagens deste câmbio "velho" devem ser mantidas lubrificadas com óleo. Seria bom colocar um tampão na ponta do câmbio e completá-lo com óleo enquanto você não resolve mexer. Mas o ideal seria desmontar ele depois de uns 6 meses caso o novo câmbio não dê problema. Então, você vende os componentes (que estiverem aproveitáveis) do câmbio velho quando desmontar.

Fiz isso, o câmbio com óleo, só passei fita na porta e embalei ele todo com plástico bolha. Mas não tenho ideia de quanto vou ter paciência para abri-lo rs

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Re: Câmbio 3 marchas quebrou a ré (Resolvido)

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