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Adesivos de controle de qualidade GM (assunto desvendado)

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Adesivos de controle de qualidade GM (assunto desvendado)

Mensagem por Rubão6cc em Qua 16 Maio - 23:56:09

Estimados!

Nesses dias atrás coloquei réplicas dos adesivos originais GM de controle de qualidade no vidro do meu Opala e procurei seguir algum padrão que eu encontrasse à respeito de ordem de colocação. Todavia não encontrei nenhuma informação a esse respeito e também percebi por fotos de alguns carros que não havia um padrão. Fiquei curioso também a respeito dos significados de cada adesivo, daí me lembrei de um amigo meu que o avô dele trabalhou na GM. O cara foi simplesmente foda por lá! Trabalhou em diversos cargos e áreas...foi inspetor sênior, piloto de testes e também trabalhou na engenharia (ajudou a projetar o motor do Chevette inclusive). Ele até mesmo depois de ter saído da Gm foi convidado para participar da diretoria mas rejeitou por motivos particulares. Enfim..pedi pra esse meu amigo perguntar pro avô dele se sabia alguma informação sobre esses adesivos, significado e ordem de colocação eu queria saber mais especificamente. Consegui os dados! Acredito que seja informação em primeira mão pois até agora não tinha visto essas explicações por aí..na verdade talvez seja de pouco interesse da maioria pois nem todo mundo se importa com esse tipo de detalhe. Mas a quem possa interessar vou publicar essas informações.
Primeiramente vou postar fotos dos adesivos de alguns carros que encontrei na internet: um Diplomata 88 zero km, um Comodoro 89 zero km e um Comodoro 90. Os carros zero km são pra provar que os adesivos nunca foram retirados do seu local original e o Comodoro 90 que é um carro usado apresenta os adesivos no lugar também porém se nota que sofreram algum desgaste.

Diplomata 88:



Comodoro 89:



Comodoro 90:



Analisando as fotos a primeira conclusão que temos é que não havia um padrão relacionado à ordem de colocação dos adesivos, informação que me foi confirmada pelo avô do meu amigo. O único adesivo que possuía um lugar específico era o último, o "OK" (carro saindo da linha de produção, tudo em ordem).

Abaixo segue uma foto com a relação geral de adesivos existentes:



Agora vamos aos significados de cada um.

C - Carroceria ok
E - Elétrica ok
T - Tapeçaria ok
P - Pintura ok
V - Vazamentos ok
M - Mecânica ok

Os demais adesivos eram utilizados quando o carro passava pela linha de produção uma segunda vez para algum tipo de reparo. Feito este reparo o adesivo era colocado. Por este motivo alguns adesivos são existentes em alguns carros e inexistentes em outros, ou seja alguns tiveram que passar por reparos em alguns ítens, outros não.

C.A.R.E - Concertos relacionados á elétrica
R-V - Revisão de vazamentos
C-T - Concerto de tapeçaria

Então a conclusão é que pra quem for colocar as réplicas no para-brisa desencanem com relação á ordem de colocação, não havia um padrão.


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Re: Adesivos de controle de qualidade GM (assunto desvendado)

Mensagem por opala4cc em Qui 17 Maio - 0:11:34

Show de bola, Rubão!

Informação inédita!!! Principalmente saber que alguns adesivos não eram desejáveis no carro que se ia adquirir na concessionária, KKKK!!!!

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Re: Adesivos de controle de qualidade GM (assunto desvendado)

Mensagem por MALAKA_OPALA82 em Qui 17 Maio - 0:12:25

Muito bom ... .
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Re: Adesivos de controle de qualidade GM (assunto desvendado)

Mensagem por opala4cc em Qui 17 Maio - 0:32:05

KKK!!! Fiquei tão curioso que fui correndo olhar o corsa. O bagulho é argentino. Por isso, os adesivos são em espanhol, exceto o último deles. Ao que tudo indica, a última revisão era feita aqui no Brasil e, por conseguinte, o último adesivo está em português:



E tá lá um dos adesivos malditos: "revisão de vazamentos". E não é de se estranhar, já que esses motores 8V da GM são propensos mesmo.
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Re: Adesivos de controle de qualidade GM (assunto desvendado)

Mensagem por Mau_Glad em Qui 17 Maio - 5:57:58

Tópico muito bom. Mas eu ainda tenho uma dúvida. A partir de que data começaram a utilizar esses selos? Eu vi essas réplica no ML, mas me chamou a atenção a data nos selos, 01/79. Questionei o vendedor se ele tinha os selos com outras datas, mas a resposta foi negativa, somente esse modelo. Alguém sabe a partir de que data começaram a ser utilizados?
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Re: Adesivos de controle de qualidade GM (assunto desvendado)

Mensagem por Pedrão B. em Qui 17 Maio - 7:22:10

Muito legal Rubens!
Parabéns pela pesquisa!

Uma dúvida minha: será que o vazamento se refere ao vazamento de fluidos ou também infiltrações na carroceria?

[]’s


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Re: Adesivos de controle de qualidade GM (assunto desvendado)

Mensagem por Marlon Jassanan em Qui 17 Maio - 8:08:51

Show de bola, parabéns Rubens, quando eu for colar no meu Diplomata vou jogar fora os adesivos C.A.R.E , R-V e C-T ... kkkkkkkkkkkkk
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Re: Adesivos de controle de qualidade GM (assunto desvendado)

Mensagem por opala4cc em Qui 17 Maio - 8:31:47

Pedrão B. escreveu:Muito legal Rubens!
Parabéns pela pesquisa!

Uma dúvida minha: será que o vazamento se refere ao vazamento de fluidos ou também infiltrações na carroceria?

[]’s

Na minha opinião se refere a vazamentos de fluidos da mecânica. Porque problemas de infiltração de água na carroceria em veiculos que já estão com vidros, guarnições,  forração,  etc... fica complexo demais para desmontar. Problemas de infiltração são comumente resolvidos na linha de montagem em definitivo nas unidades  seguintes.  Tomando como exemplo os primeiros vectra de terceira geração,  quem resolveu os problemas de infiltração foram as concessionárias  (isso quando resolveram...).
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Re: Adesivos de controle de qualidade GM (assunto desvendado)

Mensagem por Paulo Corso em Qui 17 Maio - 14:57:25

Interessante hein Rubens, bom saber que não tem um padrão fechado na ordem dos adesivos.


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Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

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Re: Adesivos de controle de qualidade GM (assunto desvendado)

Mensagem por Rubão6cc em Qui 17 Maio - 16:53:05

opala4cc escreveu:Show de bola, Rubão!

Informação inédita!!! Principalmente saber que alguns adesivos não eram desejáveis no carro que se ia adquirir na concessionária, KKKK!!!!

Pois é, nem eu imaginava que a sistemática do controle de qualidade funcionava assim...eu estava tão ansioso pra ver os adesivos no para brisa do meu que colei sem antes buscar as informações, acabei colando 2 desses indesejáveis..acho que vou trocar Laughing

MALAKA_OPALA82 escreveu:Muito bom ... .

Obrigado MALAKA


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Re: Adesivos de controle de qualidade GM (assunto desvendado)

Mensagem por Rubão6cc em Qui 17 Maio - 16:55:02

Mau_Glad escreveu:Tópico muito bom. Mas eu ainda tenho uma dúvida. A partir de que data começaram a utilizar esses selos? Eu vi essas réplica no ML, mas me chamou a atenção a data nos selos, 01/79. Questionei o vendedor se ele tinha os selos com outras datas, mas a resposta foi negativa, somente esse modelo. Alguém sabe a partir de que data começaram a ser utilizados?

Estou na busca dessa informação...depois retorno com a resposta.


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Re: Adesivos de controle de qualidade GM (assunto desvendado)

Mensagem por Rubão6cc em Qui 17 Maio - 17:00:13

Pedrão B. escreveu:Muito legal Rubens!
Parabéns pela pesquisa!

Uma dúvida minha: será que o vazamento se refere ao vazamento de fluidos ou também infiltrações na carroceria?

[]’s

opala4cc escreveu:
Pedrão B. escreveu:Muito legal Rubens!
Parabéns pela pesquisa!

Uma dúvida minha: será que o vazamento se refere ao vazamento de fluidos ou também infiltrações na carroceria?

[]’s

Na minha opinião se refere a vazamentos de fluidos da mecânica. Porque problemas de infiltração de água na carroceria em veiculos que já estão com vidros, guarnições,  forração,  etc... fica complexo demais para desmontar. Problemas de infiltração são comumente resolvidos na linha de montagem em definitivo nas unidades  seguintes.  Tomando como exemplo os primeiros vectra de terceira geração,  quem resolveu os problemas de infiltração foram as concessionárias  (isso quando resolveram...).

Minha fonte me disse que o V poderia se referir tanto para fluidos da parte mecânica quanto para infiltrações na carroceria mas a maioria se referia sobre infiltrações pois os vazamentos de fluidos mecânicos eram sanados já na parte mecânica.


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Re: Adesivos de controle de qualidade GM (assunto desvendado)

Mensagem por Rubão6cc em Qui 17 Maio - 17:02:51

Marlon Jassanan escreveu:Show de bola, parabéns Rubens, quando eu for colar no meu Diplomata vou jogar fora os adesivos C.A.R.E , R-V e C-T ... kkkkkkkkkkkkk

Paulo Corso escreveu:Interessante hein Rubens, bom saber que não tem um padrão fechado na ordem dos adesivos.

Obrigado amigos! Já li muitas dúvidas por aí sobre a ordenação desses adesivos, inclusive têm tópicos antigos sobre isso por aqui...agora vai ficar mais tranquilo de colocar..


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Re: Adesivos de controle de qualidade GM (assunto desvendado)

Mensagem por Rubão6cc em Qui 17 Maio - 17:07:22

Mais uma informação que obtive. Notaram que existe um adesivo C "grande" e outro "pequeno"? O C "grande" era colocado acima do "OK" quando o carro saía da linha de produção sem nenhum retrabalho na parte da carroceria. O C "pequeno" era colocado junto dos demais quando o carro passava por algum tipo de retrabalho na parte da carroceria.


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Re: Adesivos de controle de qualidade GM (assunto desvendado)

Mensagem por opala4cc em Qui 17 Maio - 18:11:45

Rubão6cc escreveu:Mais uma informação que obtive. Notaram que existe um adesivo C "grande" e outro "pequeno"? O C "grande" era colocado acima do "OK" quando o carro saía da linha de produção sem nenhum retrabalho na parte da carroceria. O C "pequeno" era colocado junto dos demais quando o carro passava por algum tipo de retrabalho na parte da carroceria.

Áaaaaahhhh!!! Mais um adesivo leproso!!!!
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Re: Adesivos de controle de qualidade GM (assunto desvendado)

Mensagem por bruno silverstar83 em Qui 17 Maio - 19:46:49

Bacana Rubens,sempre tinha curiosidade sobre esses adesivos,lembro que no Monza do meu avô ainda tinha alguns deles



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Re: Adesivos de controle de qualidade GM (assunto desvendado)

Mensagem por Mau_Glad em Sex 18 Maio - 6:02:31

Rubão6cc escreveu:
Mau_Glad escreveu:Tópico muito bom. Mas eu ainda tenho uma dúvida. A partir de que data começaram a utilizar esses selos? Eu vi essas réplica no ML, mas me chamou a atenção a data nos selos, 01/79. Questionei o vendedor se ele tinha os selos com outras datas, mas a resposta foi negativa, somente esse modelo. Alguém sabe a partir de que data começaram a ser utilizados?

Estou na busca dessa informação...depois retorno com a resposta.

Legal Rubão. Quem sabe vc consegue mais essa informação. Valeu !!!
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Re: Adesivos de controle de qualidade GM (assunto desvendado)

Mensagem por Rubão6cc em Sex 18 Maio - 7:13:28

bruno silverstar83 escreveu:Bacana Rubens,sempre tinha curiosidade sobre esses adesivos,lembro que no Monza do meu avô ainda tinha alguns deles


O monza do seu vô passou por um reparo na tapeçaria haha


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Re: Adesivos de controle de qualidade GM (assunto desvendado)

Mensagem por Rubão6cc em Sex 18 Maio - 7:14:22

opala4cc escreveu:
Rubão6cc escreveu:Mais uma informação que obtive. Notaram que existe um adesivo C "grande" e outro "pequeno"? O C "grande" era colocado acima do "OK" quando o carro saía da linha de produção sem nenhum retrabalho na parte da carroceria. O C "pequeno" era colocado junto dos demais quando o carro passava por algum tipo de retrabalho na parte da carroceria.

Áaaaaahhhh!!! Mais um adesivo leproso!!!!



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Re: Adesivos de controle de qualidade GM (assunto desvendado)

Mensagem por Pedrão B. em Sex 18 Maio - 11:26:07

Fui conferir a D20 do meu Pai...
Tem um C-T e um R-V...
Êêê laiá...kkkkk!
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Re: Adesivos de controle de qualidade GM (assunto desvendado)

Mensagem por opala4cc em Sex 18 Maio - 11:37:38

Pedrão B. escreveu:Fui conferir a D20 do meu Pai...
Tem um C-T e um R-V...
Êêê laiá...kkkkk!
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Fiquei curioso para saber uma coisa: Será que a linha de montagem da toyota do Brasil tem este alto índice de reparos em linha de montagem? Pergunto porque os japas são famosos pela qualidade de fabricação.
Por falar nisso, a FIAT usa (ou usava) um sistema igual de colar adesivos no para brisas.
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Re: Adesivos de controle de qualidade GM (assunto desvendado)

Mensagem por Rubão6cc em Sab 19 Maio - 9:26:26

opala4cc escreveu:
Pedrão B. escreveu:Fui conferir a D20 do meu Pai...
Tem um C-T e um R-V...
Êêê laiá...kkkkk!
[]’s

Fiquei curioso para saber uma coisa: Será que a linha de montagem da toyota do Brasil tem este alto índice de reparos em linha de montagem? Pergunto porque os japas são famosos pela qualidade de fabricação.
Por falar nisso, a FIAT usa (ou usava) um sistema igual de colar adesivos no para brisas.

Na minha opinião eles devem possuir outro sistema de controle de qualidade em que não se coloca o adesivo...tempos atrás houve um recall muito grande em algum carro da Toyota...isso significa que os carros deles também não são perfeitos. Ainda mais com utilização de mão de obra brasileira.

Sempre encarei os adesivos da Fiat como uma imitação dos da Gm..assim como o botão de pisca alerta que colocaram na coluna de direção nos Fiat Uno imitando claramente a solução adotada no Escort.
Também existe esses adesivos para os Ford..mas acredito que foram utilizados por tempo reduzido e específico pois é uma verdadeira raridade encontrar um Ford com os adesivos de controle de qualidade.


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Re: Adesivos de controle de qualidade GM (assunto desvendado)

Mensagem por Marlon Jassanan em Sab 19 Maio - 13:12:32

Hoje fui no mercado e estacionei do lado de um vectra 98, carro bonito por sinal, e tinha os ditos adesivos originais, reparei que tinha dois R-V, e um C.A.R.E... kkkkkkkkk
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Re: Adesivos de controle de qualidade GM (assunto desvendado)

Mensagem por Giovani Parra Hoje à(s) 8:00:35

Parabéns pelo tópico Rubão!!!



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Re: Adesivos de controle de qualidade GM (assunto desvendado)

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